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10 alimentos ricos em potássio importantes na gravidez

Alimentos ricos em potássio importantes na gravidez

Alimentos ricos em potássio importantes na gravidez

A sua dieta na gestação é, certamente, mais regrada. Mas, para que o equilíbrio dos nutrientes no prato seja tão perfeito quanto possível, é imprescindível a presença de alguns nutrientes. Sabe a importância do potássio para a gestação. E está a consumir os melhores alimentos ricos em potássio?

Fique a saber, conhecendo, com o Bebé a Bordo, os 10 alimentos ricos em potássio importantes na gravidez.

Ao longo de toda a nossa vida, o potássio surge como um mineral essencial para a regulação orgânica. Este elemento é responsável, entre outras coisas, pelo fornecimento da energia muscular e pela regulação da pressão arterial.

Sendo muito comum em alimentos que fazem parte da dieta da grávida vegetariana, o potássio está principalmente presente em alimentos como frutas e vegetais.

Uma vez ingerido, este ajuda a formar e a quebrar proteínas, usando os carbohidratos como fonte energética e ajudando a reforçar os músculos, promovendo assim o crescimento do corpo e, no caso das gestantes, também o desenvolvimento fetal.

Para as gestantes, o potássio torna-se ainda importante por funcionar como regulador da pressão arterial e por evitar situações promovidas pela má circulação sanguínea, como as cãibras.

Apesar disto, o consumo de potássio deve ser moderado para as futuras mamãs que sofram de problemas renais, devendo a questão ser colocada junto do seu médico.

Sabendo, no entanto, a importância deste mineral, procurámos os 10 alimentos ricos em potássio importantes na gravidez.

banana

1. Alimentos ricos em potássio: Banana

Um dos alimentos mais afamados pela presença deste mineral é a banana. Este alimento, nutritivo e saciante é, na verdade, uma das frutas que ajudará a gestante a conquistar o bem-estar ao mesmo tempo que, por unidade de tamanho médio, providencia aproximadamente 420 mg de potássio.

beterraba

2. Beterraba

A beterraba é muito conhecida pela forte presença de ferro na sua composição. Mas, sabia que este se encontra, também, entre os alimentos ricos em potássio? Por cada 100 gramas de beterraba fresca, encontrará 330 mg de potássio. Além disso, as folhas da beterraba podem também ser usadas como fonte deste mineral.

tomate

3. Tomate

Este fruto fresco é outro dos alimentos ricos em potássio que poderão ajudar a colorir o prato da gestante. Por 1 chávena de tomate, estará a consumir aproximadamente 427 mg do mineral.

peixe

4. Peixe

Também no que diz respeito ao potássio o peixe pode ser usado como inestimável fonte nutricional.

Exemplo disso mesmo é o camarão que, por 100 gramas, fornecerá 230 mg de potássio, o carapau, que fornecerá 470 mg; ou a sardinha, onde encontrará 500 mg deste nutriente.

manga

5. Alimentos ricos em potássio: Manga

Um dos mais deliciosos frutos encontra-se, também, entre os 10 alimentos ricos em potássio. Por cada 100 gramas de manga, a gestante estará a consumir cerca de 168 mg de potássio.

aveia

6. Aveia

A ingestão de aveia é muito aconselhada na gestação. Por norma, é recomendado à gestante que introduza diariamente 30 gramas deste alimento na sua rotina alimentar. Por cada 100 gramas do cereal, a grávida usufruirá de 430 mg deste mineral.

soja

7. Soja

Outro dos alimentos ricos em potássio que a gestante poderá incluir na sua alimentação é a soja. Alimento comum nos pratos das gestantes vegetarianas, este oferece, por cada ½ chávena o equivalente a 485 mg de potássio.

batata

8. Batata

Ainda que seja um alimento a comer com moderação, devido ao seu índice calórico e à quantidade de hidratos de carbono, a verdade é que uma batata média pode oferecer à gestante cerca de 952 mg de potássio.

frutos secos

9. Frutos Secos

Frutos secos, como a amêndoa, têm diversos benefícios para a saúde. Entre eles está o facto de ser uma fonte de potássio inestimável.

Pode encontrar, em 100 gramas deste fruto seco 730 mg de potássio.

abacate

10. Alimentos ricos em potássio: Abacate

Por fim, é impossível falar de potássio sem mencionar o abacate. Este alimento, rico em proteínas e vitaminas é, também, muitíssimo rico em potássio. Por 100 gramas deste alimento encontrará cerca de 500 mg do mineral.

Já conhecia todos estes alimentos ricos em potássio? Quais fazem parte da sua alimentação quotidiana? Não deixe de partilhar a sua rotina alimentar com outras mamãs ou de colocar novas dúvidas. Teremos todo o gosto em responder.

Algumas fontes: tuasaude  doulaconsultoria liberoalimentos boaforma.abril  vidaativa

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Escrito por Ana Sofia Calha

Ana Sofia Silva Calha nasceu em Leiria (Portugal) no ano 1980. Licenciada em Antropologia pela Universidade de Coimbra desde 2007 e Dietética pelo Politécnico de Leiria, sendo Nutricionista desde 2015.
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