in ,

10 alimentos ricos em magnésio importantes na gravidez

Alimentos ricos em magnésio

Alimentos ricos em magnésio importantes na gravidez

O magnésio é fundamental para o bom funcionamento do corpo da gestante. Sabe se este está presente nos alimentos que consome? Conhece os alimentos ricos em magnésio? Tem a certeza de que está a consumir os melhores alimentos para si?

Venha com o Bebé a Bordo conhecer 10 alimentos ricos em magnésio.

Não há dúvida de que a diversidade alimentar é o segredo da gestação saudável. A nutrição é de extrema importância, quer para a saúde da futura mamã como para o bom desenvolvimento do bebé.

Neste plano, torna-se necessário compreender quais os nutrientes dos quais a gestante mais precisa, para incluir, de forma equilibrada, os alimentos que os contêm na sua alimentação.

O magnésio, por exemplo, trata-se de um nutriente fundamental para a gestante.

Além da sua importância global para o bom funcionamento orgânico, nomeadamente ao nível muscular, o magnésio é ainda um regulador natural de minerais e um fornecedor de energia.

O consumo de alimentos com magnésio durante a gestação torna-se muito importante para que o corpo esteja saudável durante a gravidez, beneficiando, assim, também o feto.

Além disso, na gestação, o magnésio irá ajudar a prevenir situações como as cãibras, a azia, a tensão elevada e a pré-eclampsia; ajudará na reparação de tecidos e na sua formação, nomeadamente ao nível dos ossos; apoiará o crescimento fetal e protegerá o seu sistema nervoso, reduzindo a probabilidade de aborto espontâneo e da mortalidade infantil e ajudará a criar, na gestante, uma renovada sensação de bem-estar.

Na gestação, a falta de magnésio no organismo pode levar a diversos tipos de consequência, entre as quais se destacam as náuseas, os vómitos, o cansaço, a falta de apetite, as crises de insónia, a desregulação cardíaca e a sensação de fraqueza.

Por tudo isto, julgamos pertinente debruçar-nos sobre os alimentos e ir à procura de 10 alimentos ricos em magnésio, importantes na gravidez.

Acompanhe-nos para conhecer estes alimentos essenciais.

1. Alimentos ricos em magnésio: Espinafres espinafres

Esta folha verde irá ajudar a colorir o seu prato, ao mesmo tempo que lhe fornece, por cada 100 gramas, 82 mg de magnésio.

Deste legume retirará ainda outros benefícios, nomeadamente devido ao forte índice de ferro.

2. Frutos Secos

Os frutos secos são outra fonte inegável de magnésio. A amêndoa, por exemplo, irá dar à gestante 222 mg de magnésio por cada 100 gramas. Já a castanha de caju pode dar até 237 mg deste nutriente numa porção igual.

3. Caqui ou Dióspiro A grávida pode comer caqui?

Amado por muitos, detestado por outros, o caqui (ou dióspiro, como se chama em português de Portugal), é um alimento muito nutritivo e onde encontrará um bom índice de magnésio.

Além deste nutriente, ao consumir caqui estará a ingerir fibras, vitaminas (A, B, C e K), fósforo e potássio.

4. Alcachofra

A alcachofra é um dos alimentos ricos em magnésio, havendo inclusivamente suplementos do mineral que incluem a mesma na sua composição.

Em 100 gramas de alcachofra, a gestante poderá encontrar cerca de 60 mg de magnésio.

5. Alimentos ricos em magnésio: Quinoa Grávida pode comer quinoa

Outro dos alimentos cuja provisão de magnésio é elevada trata-se da quinoa. Alimento sem glúten, este torna-se uma boa forma da gestante consumir este nutriente.

Além de ser rico em magnésio, este irá prover à gestante também diversas vitaminas do complexo B, potássio, fósforo, cálcio, fibras e um alto índice proteico.

6. Arroz integral

Ao incluir o arroz integral na sua dieta, a gestante estará a impulsionar o consumo de alimentos ricos em magnésio.

Este alimento irá fornecer 44 mg de magnésio por cada 100 gramas.

7. Acelga ou Beterraba Branca

A beterraba branca, mais comummente conhecida como acelga é outro dos alimentos fundamentais no momento da ingestão de magnésio.

Uma chávena deste legume irá fornecer à gestante 81 mg de magnésio.

8. Peixe Peixes que a grávida deve ingerir durante a gravidez

Alguns peixes, como a cavala e o salmão, serão aliados fundamentais na sua busca por alimentos ricos em magnésio.

Enquanto que, por 100 gramas, o salmão lhe oferece 27 mg de magnésio; a cavala poderá fornecer até 97 mg deste mineral.

9. Semente de abóbora

As sementes de abóbora apresentam-se como outra das fontes de inegável valor, no que diz respeito ao fornecimento de magnésio ao organismo da gestante.

Por cada 100 gramas destas sementes, a gestante receberá cerca de 541 mg de magnésio.

10. Alimentos ricos em magnésio: Chocolate Ingerir chocolate na gravidez

Para felicidade de muitas gestantes, o chocolate – e falamos, aqui, do chocolate amargo ou, como é conhecido, “chocolate preto” , preferencialmente com mais de 70% de cacau– é, também, uma boa fonte de magnésio.

Num pedaço de 100 gramas deste chocolate, a gestante encontrará 146 mg de magnésio.

Já conhecia estes 10 alimentos ricos em magnésio? Quais deles inclui na sua rotina alimentar? Não deixe de partilhar connosco a sua opinião.

Algumas fontes: tuasaude tuasaude brasil.babycenter  mompiks

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 0 / 5. Votos: 0

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Ana Sofia Calha

Ana Sofia Silva Calha nasceu em Leiria (Portugal) no ano 1980. Licenciada em Antropologia pela Universidade de Coimbra desde 2007 e Dietética pelo Politécnico de Leiria, sendo Nutricionista desde 2015.
Facebook - Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Pais tratam a filha de maneira diferente do filho

Pais tratam a filha de maneira diferente do filho, diz estudo

Alimentos ricos em potássio importantes na gravidez

10 alimentos ricos em potássio importantes na gravidez