10 alimentos que o bebé não deve comer antes de ter 1 ano

Alimentos que o bebé não deve comer antes de ter 1 ano

Quando são introduzidos novos alimentos na rotina alimentar do bebé, é necessário que se tenha algum cuidado. Sabe quais os alimentos que o bebé não deve comer até completar 1 ano?

Venha descobrir com o Bebé a Bordo!

O seu bebé está a crescer e, de repente, seis meses se passaram e está na hora de introduzir os primeiros alimentos sólidos na sua rotina alimentar.

A passagem do leite para as primeiras sopas e papas é um momento marcante na vida de muitos papás que, desta experiência, retiram sempre um entusiasmo sem precedentes, assistindo, devagarinho, ao desenvolvimento dos seus filhos.

Embora seja uma jornada recheada de bons momentos e que se eterniza nas fotografias onde um rosto cheio de sopa fará qualquer um sorrir, a verdade é que a introdução dos alimentos está, também, permeada por perigos e que, por isso mesmo, é importante que se coloquem todas as dúvidas e questões necessárias para não se correr riscos desnecessários.

Na verdade, até o bebé completar 1 ano de idade, existem alimentos que não lhe devem ser dados, podendo estes constituir um perigo para a criança.

Hoje, vamos à procura da lista de 10 alimentos que o bebé não deve comer até completar 12 meses, para que não corra riscos no momento de alimentar o seu filho. Siga connosco nesta jornada e conheça alguns dos alimentos que o bebé não deve comer até ter um ano.

1. Alimentos que o bebé não deve comer até aos 12 meses: Mel

O mel tem um elevado teor de açúcar que o torna altamente desaconselhável para uma criança com menos de 12 meses.


Além disso, a presença de algumas toxinas que o sistema imunitário da criança, devido à sua imaturidade, poderá não conseguir combater de forma eficaz.

2. Sal

Habituados a temperar a nossa comida com sal, nem sempre pensamos nesta questão mas, quando se trata de uma criança com menos de 1 ano, o sal não deve ser adicionado à alimentação, uma vez que o excesso de sódio pode ser prejudicial para o sistema renal da criança que, nessa fase, não está ainda maduro.

Para tornar a comida do bebé mais saborosa sem recorrer ao sal, a mamã poderá usar ervas como a salsinha ou o mangericão ou acrescentar alho e cebola.

3. Leite e derivados

Embora o leite seja o primeiro alimento do bebé, quando se fala em leite no sentido mais convencional, isto é, de leite de vaca e dos seus derivados, como o iogurte, a manteiga ou o queijo, a verdade é que este não se apresenta como um alimento adequado para os mais novos.

Isto acontece porque esse leite contém proteínas que podem ser agressivas para a mucosa intestinal do bebé com menos de 12 meses e fazer com este gere uma alergia ou intolerância ao leite mais tarde.

4. Sumos naturais

Podem parecer (e são) muito saudáveis na dieta de um adulto e até de uma criança mais velha. No entanto, até que o bebé tenha um ano, os sumos naturais não devem fazer parte da sua dieta.

As razões que fazem com que assim seja prendem-se com os seus efeitos laxantes, saciantes (ou anorexiantes) e cariogénicos. Além disso, a sua acidez e osmolalidade fazem com que não sejam adequados a uma criança com menos de 12 meses.

5. Açúcar

Entre os alimentos que o bebé não deve comer até aos 12 meses encontra-se o açúcar. Embora os próprios alimentos já tenham um índice de açúcar, este não deve ser adicionado aos alimentos que dá ao bebé.

Alimentos processados, devido ao seu teor de glicose devem, também, ser evitados, já que este ingrediente tende a provocar vários problemas de saúde nas crianças, como o excesso de peso, o aparecimento de cáries e, em casos mais graves, a diabetes.

6. Fritos

Os fritos estão repletos de gorduras saturas e é por isso que se enquadram na lista de alimentos que o bebé não deve comer até completar 1 ano.


Embora sejam particularmente nocivos nesta fase, os fritos deverão ser evitados ao longo de toda a vida.

7. Amendoins

Além do seu potencial alergénico, os amendoins são desaconselhados até que o bebé complete um ano por estarem, por vezes, contaminados com um fungo chamado aflatoxina. No organismo imaturo da criança, este pode ter efeitos muito nocivos, nomeadamente para o fígado.

8. Sumos processados e refrigerantes

Os sumos processados e os refrigerantes não devem constar da rotina alimentar do bebé no primeiro ano de vida. Aditivos destes produtos, responsáveis pelo seu travo doce, como os adoçantes sorbitol e manitol podem ser nocivos para a criança.

Além disso, um estudo que avaliou as respostas cerebrais das crianças depois de beberem refrigerante notou que se verificava uma alteração na atenção e concentração prestada pela mesma. Da mesma forma, refrigerantes com cafeína podem promover a inquietude do bebé.

9. Frutos do mar

Os mariscos e frutos do mar devem ser evitados no primeiro ano de vida do bebé, uma vez que se tratam de alimentos que podem, com relativa facilidade, provocar reações alérgicas.

Além disso, estes podem conter toxinas e microorganismos nocivos para a criança.

10. Chá

Sabia os perigos destes alimentos e as razões pelas quais o bebé não deve comer estes produtos alimentares até aos 12 meses? Integrou algum deles na alimentação do seu bebé? Não deixe de nos dar a sua opinião sobre esta matéria.

Certamente, ela será muito útil para outras mamãs na mesma situação.

Algumas fontes: maternidadecolorida  familia brasil.babycenter  maemequer  minhavida

ARTIGOS REMOMENDADOS
ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo