Vitamina E durante a amamentação: qual a sua importância?

Durante a amamentação a alimentação é de extrema importância para garantir que também o bebé recebe todos os nutrientes de que necessita e também para manter a lactante saudável. Venha com o Bebé a Bordo conhecer a importância da vitamina E durante a amamentação.

As lactantes têm sempre inúmeras dúvidas sobre a amamentação e, entre estas, surgem questões sobre a almofada de amamentação ou o papel do pai neste processo. A nutrição, ainda assim é um dos aspetos mais questionados, já que todas as recém-mamãs querem garantir que se mantém saudáveis e que o seu leite fornece ao bebé todos os nutrientes de que este necessita.

Quem sabe o que é a vitamina E conhece-lhe inúmeras caraterísticas propriedades que justificam todas as razões pelas quais deve integrar os alimentos ricos em vitamina E na sua rotina alimentar durante a fase de lactação.

De facto, os nutrientes ingeridos durante o período de amamentação têm um forte impacto na mamã e no bebé, sendo que a alimentação da mãe garante, e parte, que os suplementos presentes no leite materno são os mais adequados para o desenvolvimento da criança.(1)

Venha conhecer o papel da vitamina E durante o tempo de amamentação.

Quais as principais propriedades da vitamina E?

A vitamina E é uma vitamina lipossolúvel que ajuda o organismo na recuperação de danos celulares, tendo ainda uma ação anti-inflamatória e antioxidante.

Os estudos realizados em torno desta vitamina revelam que esta pode ajudar a prevenir vários tipos de doenças, incluindo as doenças degenerativas; melhora a imunidade e a resistência física; promove a cicatrização dos tecidos e ajuda na redução do risco de doenças como o colesterol ou a anemia.

Por que integrar a vitamina E na rotina alimentar durante a lactação?

O facto de a vitamina E ajudar a prevenir a anemia é uma das razões pelas quais esta vitamina pode ser muito útil nesta fase da vida de uma mulher.

Além de poder ajudar a mamã a recuperar de situações como a anemia gestacional ou pós-parto, esta vitamina ajudará também o bebé a prevenir o aparecimento desta patologia e garantirá o correto aporte de oxigénio às células, o que é fundamental para o desenvolvimento da criança.

Além disso, pelas suas propriedades antioxidantes, esta vitamina contribuirá para a proteção dos pulmões e promoverá o desenvolvimento ótico do bebé. (2)

O desenvolvimento muscular do bebé, bem como a recuperação dos tecidos da recente mãe, são outras boas razões para integrar a vitamina E na rotina alimentar da lactante.

Como integrar a vitamina E no quotidiano alimentar durante a amamentação?

A integração desta vitamina pode ser feita de forma bastante natural, através da alimentação. Alimentos como as amêndoas, o abacate ou os espinafres são bons exemplos de alimentos ricos em vitamina E. (3)
O seu médico poderá ainda recomendar, neste caso, a toma de um suplemento, sendo indicado que fale sobre ele sobre esta questão.

Tomou algum suplemento vitamínico durante o período de amamentação? Qual? Partilhe a sua experiência com as restantes mamãs do Bebé a Bordo.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo