Síndrome de Kawasaki e covid-19 nas crianças qual a relação

Alguns resultados têm sugerido que a Síndrome de Kawasaki pode estar relacionada com o Covid-19, sendo que vária crianças que testaram positivo para o coronavírus apresentam, também, sinais desta doença rara. Venha saber o que é a Síndrome de Kawasaki e a sua potencial relação com o Covid-19, com o Bebé a Bordo.

Muitas questões se têm levantado em torno do Covid-19. De facto, este novo vírus, justamente por ser ainda desconhecido e pouco estudado, tem feito com que várias notícias surjam sobre as progressivas descobertas que com este se relacionam.

Enquanto as gestantes continuam a perguntar-se sobre riscos e prevenção do Covid-19 na gravidez ou a ler sobre o coronavírus e as crianças, mães e pais procuram também informação sobre alimentação saudável durante o isolamento ou as melhores atividades durante a quarentena.

Não existe dúvida de que as questões que permeiam o Covid-19 são diversificadas e plurais, sem que as respostas estejam a acompanhar, em volume e celeridade, a necessidade de informação que sentimos.

Recentemente, no entanto, o aparecimento de várias crianças com sintomas de Síndrome de Kawasaki a testarem positivo para o coronavírus, gerou novas questões.

Venha conhecer esta síndrome e saber a sua potencial relação com o Covid-19.

Síndrome de Kawasaki e covid-19 nas crianças

O que é o Síndrome de Kawasaki?

A Síndrome de Kawasaki é uma doença rara e trata-se de uma vasculite que pode ocorrer em crianças entre 1 ano e 8 anos. (1)

Esta doença apresenta sintomas como febres prolongadas, descamação cutânea, inflamação oral, conjuntivite, linfadenopatia e inflamação de membranas, cujas complicações mais severas podem envolver problemas coronários como a insuficiência cardíaca, a arritmia ou aneurismas arteriais coronários.

O tratamento da doença costuma implicar dosagens de ácido acetilsalicílico e imunoglobulina IV, que reduzem o risco de potenciais complicações cardíacas.

Qual a relação entre a Síndrome de Kawasaki e o Covid-19?

Especialistas do Reino Unido e de França relatam que têm surgido casos de crianças com testes positivos de Covid-19 e que apresentam também sintomas da Síndrome de Kawasaki. 

Em Paris, em crianças entre os 2 anos e os 10 anos, existem já 20 casos onde crianças com sinais da Síndrome de Kawasaki testaram positivo para o Covid-19. (2)


Dados de outros países do mundo, como Itália, Espanha e Bélgica, reforçam também esta ideia, gerando novos estudos sobre a potencial relação entre a Síndrome de Kawasaki e a pandemia atual.

Sobre esta temática, Matt Hancock, ministro da Saúde do Reino Unido, chegou já a sugerir que a doença da Síndrome de Kawasaki possa estar a ser causada pelo coronavírus, embora reforce também que é necessária a realização de mais investigação para que a afirmação possa ser confirmada.

Vale ainda a pena salientar que as crianças nestas condições têm, até ao momento, apresentado respostas positivas aos tratamentos. 

A Organização Mundial de Saúde está agora atenta a esta situação e a realizar pesquisas sobre a potencial relação entre as doenças. (3)

Já tinha ouvido falar da Síndrome de Kawasaki? Qual é a sua opinião sobre as notícias da potencial relação entre esta doença e o Covid-19? Partilhe os seus pensamentos connosco, no Bebé a Bordo.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo