Alimentos que melhoram a contagem e qualidade do esperma

Os alimentos que melhoram a contagem e qualidade do esperma podem ser muito importantes para garantir a fertilidade masculina. O consumo destes alimentos ajudará a garantir a produção de mais espermatozóides e a garantir a sua saúde.

Sabe que alimentos deve consumir para esta finalidade?

Então, venha com o Bebé a Bordo saber quais os alimentos que melhoram a contagem e a qualidade do esperma. 

Quando se quer formar uma família, as questões relacionadas com a fertilidade são muito importantes. A infertilidade feminina e masculina é um problema algo comum e que prejudica os sonhos de muitos casais. 

Muito se tem falado sobre o esperma e a fertilidade do homem. Questões sobre se a infertilidade masculina será afetada por ter o telemóvel no bolso ou sobre se o esperma é mais saudável no inverno são frequentemente colocadas. E, a par com estas, por se saber a importância dos alimentos para um corpo saudável, também as questões que envolvem fertilidade e nutrição não são esquecidas. 

A escolha certa dos alimentos que compõem o prato pode ter um grande impacto em vários aspetos da nossa vida. Se, para as mulheres, as escolhas alimentares podem melhorar a saúde do útero ou aliviar as dores menstruais; para os homens não pode ignorar-se o papel dos alimentos para melhorar a contagem do esperma e a sua qualidade. 

Se quer saber como comer para ter um esperma mais saudável, este é o artigo certo para si! Venha conhecer os alimentos que melhoram a contagem e qualidade do esperma com a lista que abaixo apresentamos. 

qualidade do esperma

1. Alimentos que melhoram a contagem e qualidade do esperma: Castanha-do-brasil 

Entre as razões para a incluir na dieta a castanha-do-brasil encontra-se o facto de este ser um dos alimentos que melhoram a contagem e qualidade do esperma. 

Um estudo realizado em 2012 comprovou que o esperma seria melhorado com o consumo diário de cerca de 75 gramas de nozes, incluindo a castanha-do-brasil. (1

Por conter selénio, a castanha-do-brasil ajuda a aumentar a produção de esperma, melhorando a sua contagem. Além disso, por conter ácidos gordos poli-insaturados, a vitalidade do esperma é também melhorada. 

bananas descascadas para a grávida comer

2. Banana

A banana é rica em vitaminas, contendo, entre outras, a vitamina A, a vitamina B1 e a vitamina C. Além de estas serem, desde logo, importantes para a saúde do esperma; a presença de bromelaína destaca este fruto dos restantes. 

A bromelaíne trata-se, pois, de uma enzima que melhora a contagem do esperma, o que torna a banana ainda mais indicado para melhorar a fertilidade masculina. 

3. Cogumelos

Existem vários tipos de cogumelos mas, independentemente daqueles que prefira, algo que terá sempre neste consumo, é o acesso à vitamina D. 

A vitamina D é muito importante para impulsionar a vida sexual, tendo um papel na melhoria da circulação e contribuindo para um melhor fluxo sanguíneo na região peniana. 

Além disso, aumenta a produção de esperma e ajuda na prevenção e no tratamento de situações de impotência. Na verdade, a deficiência desta vitamina está entre as causas de impotência masculina. (2

espinafres

4. Alimentos que melhoram a contagem e qualidade do esperma: Espinafres

Os legumes de folha verde escura e, em particular, os espinafres, podem ser muito úteis para melhorar a fertilidade masculina. 

Ricos em ácido fólico, estas folhas podem ajudar a melhorar o esperma no que diz respeito à sua vitalidade. 

Com um esperma mais denso, célere e mais saudável, quase podemos afirmar que o ácido fólico faz engravidar mais depressa. (3

5. Ostras

A sexualidade e as ostras estão relacionadas a vários níveis. Muito se fala, aliás, dos efeitos afrodisíacos deste marisco. 

Além de estimular o desejo, no entanto, as ostras irão promover uma maior produção de espermatozóides, já que o zinco na sua composição contribui para a melhoria da contagem de esperma. 

Brown chocolate bar on dark brown background

6. Chocolate amargo

Um dos benefícios do chocolate amargo para a sua dieta é a forma como este irá contribuir para melhorar a contagem e a qualidade do esperma do homem. 

Na composição do chocolate amargo encontramos, pois, a L-Arginina HCL.

Este aminoácido ajuda a tornar o esperma mais forte e resistente. 
Além disso, tal como as ostras, o chocolate é conhecido como um poderoso afrodisíaco. 

7. Carne bovina

A carne vermelha tem um papel na fertilidade masculina. Além de a proteína ser importante neste processo, a presença de L-carnitina ajuda também a melhorar a quantidade e a saúde do esperma. 

A mobilidade do esperma melhorará também mediante o consumo deste tipo de alimento, sendo que estudos demonstram uma melhoria significativa em homens que apresentavam uma baixa contagem de espermatozóides. 

tomates

8. Alimentos que melhoram a contagem e qualidade do esperma: Tomate

O tomate é outro dos alimentos que melhoram a contagem e qualidade do esperma, melhorando significativamente a contagem de espermatozóides. 

O licopeno presente no tomate é o principal responsável pela sua ação sobre a contagem de espermatozóides, sendo que um estudo de 2014 demonstrou um aumento na ordem dos 70% mediante o consumo deste nutriente. (4

Já conhecia os alimentos que melhoram a contagem e qualidade do esperma? Consome algum deles? Conte a sua experiência pessoal aos restantes leitores do Bebé a Bordo. 

Poderá ter interesse também em saber mais sobre:

5 melhores desportos a praticar na gravidez

Comente este artigo