Alimentos para melhorar a saúde do útero

Os alimentos para melhorar a saúde do útero podem contribuir grandemente para melhorar a qualidade de vida das mulheres. Estes poderão, entre outros aspetos, fortalecer este órgão feminino ou evitar o aparecimento do perigoso cancro do colo do útero.

Sabe quais os alimentos para melhorar a saúde do útero?

Então, venha descobrir com o Bebé a Bordo. 

A saúde do sistema reprodutor feminino é muito importante ao longo da sua vida e a alimentação cumpre um papel fundamental para garantir esta existência salutar. 

Mais do que os alimentos para aliviar as dores menstruais, há uma consciência cada vez maior da forte relação entre a fertilidade e nutrição e a alimentação e gravidez, começando as mulheres a procurar, até os alimentos para a mulher na menopausa

De facto, a saúde global da mulher e o seu bem-estar, ao longo da vida, relaciona-se intimamente com a saúde do seu aparelho reprodutor. Como tal, a realização de exames frequentes e as consultas de rotina são muito importantes.

A par com estas, no entanto, é igualmente importante que a mulher tenha atenção à sua rotina diária, promovendo uma dieta que ajude a garantir a saúde de todos os órgãos integrados neste sistema. 

O útero é um destes órgãos e merece, hoje, a nossa atenção. Sabe quais são os alimentos para melhorar a saúde do útero? Se também quer saber quais são os seus maiores aliados nutricionais no momento de garantir a saúde uterina, este artigo foi feito a pensar em si. 

Venha conhecer, com a lista abaixo, 8 alimentos para melhorar a saúde do útero. 

Alimentos para melhorar a saúde do útero

1. Alimentos para melhorar a saúde do útero: Legumes

Os vegetais não só se apresentam como excelentes fontes nutritivas como podem ajudar a melhorar a saúde do útero. 

Fonte de vitaminas e ricos em minerais como o potássio, o cálcio e o magnésio, os vegetais ajudam a reduzir a probabilidade de aparecimento de fibróides, reduzindo o risco do desenvolvimento de tumores uterinos. 

Ricos em fitoestrógenos, vegetais como a couve ou os brócolos ajudam a reduzir os índices de estrogénio no organismo e impedem o crescimento de tumores. Os legumes apresentam-se, assim, como aliados contra o cancro do colo do útero. 

2. Grãos integrais

A ingestão de grãos integrais, como a aveia, pode ser positiva para melhorar a saúde do útero. 

Muito ricos em fibras, estes grãos ajudam a reduzir os índices de estrogénio e mantêm um trânsito intestinal mais regular, o que também contribui para evitar que se formem fibróides no útero. (1

A ação das fibras no organismo será muito positiva para reforçar também o útero, o que melhorar a fertilidade e contribuir para que engravide com maior facilidade. 

3. Leite e derivados

Embora, desde há algum tempo, se propague a ideia de que o leite faz mal, a verdade é que os estudos continuam a apontar este alimento e os seus derivados (como o iogurte ou o queijo) como fortes aliados da saúde uterina. 

Ricos em vitamina D e em cálcio, estes alimentos ajudam na manutenção da saúde do útero, evitando a formação de tumores e reforçando este órgão. 

4. Alimentos para melhorar a saúde do útero: Salmão

Rico em ómega 3 e em ácidos gordos, um dos benefícios do salmão para a saúde prende-se com a forma como este reduz a produção de prostaglandina, uma hormona que leva à contração do útero. 

Além de poder provocar dor e cólicas, esta contração uterina não é saudável e pode ser perigosa para a mulher. Assim, um dos alimentos para melhorar a saúde do útero é o salmão. 

A cavala e outros peixes de água fria poderão, também, ajudar neste processo. 

5. Nozes

Sabemos que comer frutos secos é bom para o organismo e, no caso das nozes, é também verdade que é bom para o útero. 

O consumo deste alimento não só é positivo para a produção de hormonas, como ajuda ainda a regular os índices de colesterol e contribui para eliminar os fibróides responsáveis pelo cancro do colo do útero. 

Chávena de chá verde

6. Chá verde

Rico em antioxidantes, o chá verde é uma bebida muito positiva para melhorar a saúde do útero. Embora existam algumas questões quanto ao consumo de chá verde na gravidez, a verdade é que, noutras fases da vida, este chá tem várias propriedades benéficas. (2

Além de sabermos que o chá verde emagrece sabemos também que o consumo regular deste chá por mulheres com cancro do útero pode ajudar na sua regressão, tratando os fibróides uterinos. 

tomates

7. Tomate

Um estudo realizado na Universidade de São Paulo (USP) considerou o tomate um dos alimentos para melhorar a saúde do útero. (3

Segundo os resultados obtidos, o licopeno presente neste alimento pode ajudar a prevenir o cancro do útero, havendo uma ligação direta entre os antioxidantes e carotenoides e a eliminação dos radicais livres em excesso no organismo. 

limão

8. Alimentos para melhorar a saúde do útero: Limão

Um dos benefícios do limão para a saúde é a forma como este ajuda a prevenir infeções uterinas e melhora a imunidade. (4

Rico em vitamina C, este é um alimento muito importante para a saúde do útero, podendo ser consumido natural ou sob a forma de chá. O chá de limão na gravidez terá de ser consumido com moderação mas pode, também, oferecer benefícios para a gestação. 

O consumo deste alimento ajudará a proteger o útero contra ataques virais e bacterianos. 

Já conhecia os alimentos para melhorar a saúde do útero? Costuma consumir algum deles? Conte a sua experiência pessoal e o seu menu de eleição às restantes leitoras do Bebé a Bordo. 

Poderá querer saber mais também sobre:

Caril na gravidez: será seguro?

ARTIGOS REMOMENDADOS
ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo