in ,

6 primeiros alimentos sólidos do bebé

Primeiros alimentos sólidos do bebé

Os primeiros alimentos sólidos do bebé

O seu bebé cresce de dia para dia, não é? Os primeiros meses da vida do seu filho passam a correr.

Quando der conta, está na hora de começar o desmame e de avançar para um novo regime alimentar.

Ao longo dos primeiros meses, o organismo do bebé foi-se preparando para esse momento, adaptando-se para poder receber novos alimentos.

A preparação para esta alteração na forma de se alimentar revela-se de muitas formas, seja através do nascimento dos dentes, do amadurecimento do sistema digestivo ou simplesmente da aquisição de competências sociais que levam o bebé a estar presente em momentos de refeição.

O crescimento do bebé é algo natural e as mudanças que traz são positivas e benéficas.

Assim, no momento da introdução de novos alimentos, principalmente dos alimentos sólidos, o mais importante será conhecer as necessidades do bebé e saber quais os primeiros alimentos que deve apresentar-lhe.

Neste artigo, apresentaremos os 6 primeiros alimentos sólidos do bebé, para que saiba quais os melhores ingredientes a usar nesta mudança de regime.

1. Detalhes de sabor

No momento de introduzir os alimentos sólidos na alimentação do bebé, deve ter em consideração que nem sempre este processo é simples.

Habituados ao leite, muitos bebés apresentam uma rejeição imediata aos novos alimentos, recusando-os – fenómeno conhecido como neofobia alimentar.

Tenha paciência e lembre-se de que, para o bebé, estes alimentos são uma novidade bem distinta da realidade que conheceram até então.

De repente, passarão a conhecer uma variedade de sabores muito mais complexa.

É por isso que, no momento de fazer as suas escolhas, deve atentar a detalhes como o sabor e a textura, avançando de forma gradual para a introdução de novos alimentos.

2. Quando começar o desmame

Não existe uma idade obrigatória para dar início a este processo mas, por norma, os alimentos sólidos são introduzidos na alimentação da criança aos 6 meses de idade.

Esta é uma questão importante e que deverá, sempre, ter um aconselhamento pediátrico, sendo ainda fundamental saber quais os alimentos que deve introduzir na nova alimentação do bebé.

3. Os primeiros alimentos sólidos

Ao avançar para a apresentação dos alimentos sólidos ao bebé, é recomendável que o faça de forma gradual.

Apresentaremos os 6 alimentos sólidos com os quais poderá começar a sua jornada na mudança da alimentação do bebé.

primeiros alimentos sólidos do bebé frutas

3.1. Frutas

– A fruta é um dos primeiros elementos que pode apresentar ao bebé. Poderá usar, no começo, a maçã e a pêra, desfazendo-as em puré.

A papaia e a banana serão, também, uma boa opção. Inicialmente, será importante que este puré fique fino e homogéneo mas, com o tempo, poderá começar a deixar alguns grumos e pedaços.

6 pratos com legumes e vegetais

3.2. Legumes

– Cenoura, batata-doce, alface, brócolos e abóbora são alguns dos legumes que pode desfazer em puré para dar ao seu filho.

Para garantir que os melhores nutrientes chegam ao bebé, deverá optar por cozinhá-los em vapor.

3.3. Peixe e carne

– A introdução das proteínas deve ser feita lentamente uma vez que existe o risco de ocorrência de uma reação alérgica.

Carnes brancas, como o frango, peixes claros e borrego serão uma boa opção. Evite, no entanto, a carne de porco e, se quiser incluí-la no menu, garanta que está bem cozinhada.

3.4. – Papas de cereais

– Costuma ser um dos grandes favoritos dos bebés, pelo sabor leve e a textura suave. Já os pais, gostam deste alimento pelo seu índice calórico e nutricional.

As papas de cereais serão um complemento ótimo no momento de inserir os alimentos sólidos na dieta do bebé.

3.5 – Arroz e massa

– Estes dois elementos serão muito importantes para dar energia ao seu bebé. Poderá introduzi-los pelos 10 meses, incluindo-os, por exemplo, na sopa da criança.

3.6 – Sobremesa láctea para bebés

– Os boiões de alimento lácteo com sabor (geralmente de frutas) é outro dos alimentos que poderá introduzir durante esta mudança de alimentação.

Além de serem ricos em cálcio, estes alimentos tendem a agradar aos mais pequenos pelo seu sabor suave e aprazível.

Com que idade deu os primeiros alimentos sólidos ao seu filho? Quais foram as suas escolhas? Conte-nos tudo sobre esta experiência.

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 0 / 5. Votos: 0

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Bebé a Bordo

Saiba mais sobre maternidade, gravidez, bebé e desenvolvimento infantil, com os nossos artigos. Traga o bebé a bordo e veja o que preparamos para si!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

menina com sarampo

Sarampo, a doença que estava extinta em Portugal

doenças mais comuns nos infantários

8 doenças mais comuns nos infantários