5 formas para o pai criar laços com o bebé

Formas para o pai criar laços com o bebé

Embora a relação entre mamã e bebé tenha sido o principal foco de atenção de muitos dos artigos publicados até hoje, não podemos esquecer que existe outra figura, igualmente importante na relação com a criança. Falamos, pois, do papá. Saiba como é que, enquanto pai, pode criar laços mais fortes e duradouros com o seu filho.

A perpetuação social de determinados estereótipos (que chegam a tornar-se preconceito) estabeleceu que o lugar da mamã era na criação do bebé e que o papel do pai se prendia essencialmente com o ato de prover os meios económicos e físicos que permitiam a sobrevivência da família.

Mas, dizia Camões: “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”. Hoje, numa sociedade contemporânea e onde a equidade de género está na ordem do dia, o papel do pai na relação familiar começa a sofrer alterações e a forma como a masculinidade é socialmente apresentada tem, também, começado a integrar tarefas e emoções que antes assentavam, apenas, no mundo da feminilidade.

A relação das crianças com o pai é, hoje em dia, muito mais emocional e o esforço paterno por estar presente na vida e na educação do(s) seu(s) filho(s) é mais notória do que nunca, começando antes mesmo do nascimento.

A criação de vínculos mais fortes e estreitos com a criança é algo que, muitas vezes, os homens de hoje desejam.

Ainda assim, por vezes, ao notar que a mamã é protagonista de alguns momentos (como, por exemplo, a amamentação), os papás não sabem exatamente como criar laços com o bebé.

Dirigimo-nos, pois, a estes papás que querem vincular-se aos seus pequenos rebentos para apresentar 5 formas de o pai criar laços com o bebé.

pai criar laços com o bebé

1. Pegue o seu filho ao colo

O toque é muito importante para ajudar o pai a criar laços com o bebé. Sejam abraços, embalos ou simplesmente o colo aconchegante do pai, verá que o vínculo entre si e o seu filho é fortalecido.


O calor do seu corpo, aliado ao aroma e à sensação de conforto fará com que o bebé se prenda a si e com que os laços entre pai e filho sejam criados e fortificados.

Além disso, o bebé poderá ouvir o bater do seu coração, o que irá acalmá-lo e transmitir uma sensação de segurança.

A criação de vínculos entre o pai e o bebé

2. Use a voz para criar laços com bebé

Além do cheiro, do calor e do som do seu coração, o bebé irá criar uma ligação à sua voz. Este vínculo pode começar a ser criado antes mesmo de o bebé nascer, havendo muitos papás que gostam de começar por falar com a criança quando esta está, ainda, na barriga da mamã.

Nesta fase e mesmo depois de nascer, como é óbvio, o bebé não irá perceber as suas palavras… mas ao falar com ele irá estimular uma conexão profunda, com base na tonalidade vocal e na identificação sonora.

O seu filho saberá associar a sua voz a si e, com o tempo, começará a reagir a ela, seguindo o som com o olhar ou rindo do que lhe diz.

fraldas

3. Mude as fraldas ao seu filho

Não é novidade: hoje em dia, o papá também muda a fralda do bebé! Este ato, tão quotidiano e aparentemente rotineiro é uma excelente forma de conexão entre o pai e a criança.

Se, em termos mais práticos, se trata apenas de um rito de higiene, a verdade é que, se pensar sobre esta questão, é algo muito mais profundo do que uma mera muda de fralda.

Ao integrar esta atividade – que será, talvez, a menos “romântica” do cuidado do bebé, pela própria natureza da mesma – estará, de certa forma, a dizer que mesmo nos momentos menos bons, quando as coisas não “cheirarem bem” e a vida se tornar mais difícil, ainda irá estar presente e apoiá-lo.


4. Leve o bebé a passear

Atividades a dois são muito importantes para o pai criar laços com o bebé. E, uma excelente forma de o fazer será sair com o bebé, levando-o a passear num momento calmo e tranquilo. Seja para o jardim ou simplesmente para a praceta em frente à sua casa, a criança irá apreciar.

Esta será uma oportunidade única para viver um momento a dois com o seu filho e ajudará, por certo, o pai a criar laços com o bebé.

5. Participe em todos os momentos da vida do bebé

Desde o momento em que a gravidez é descoberta e ao longo de toda a vida do seu filho, a sua presença nos momentos da sua vida é essencial para a criação de um vínculo entre papá e bebé.

Esteja presente nas consultas, nas aulas de preparação para o parto e na hora H. Apoie a sua companheira durante a amamentação e nas consultas de pediatria. Leve o seu filho ao primeiro dia de creche e à escolinha.

Seja qual for o momento, tente ser participativo e presente. Esta é a melhor forma do pai criar laços com o bebé.

Quais as atividades que costuma fazer com o seu filho? Considera importante a criação deste vínculo com ele? Não deixe de nos contar qual a sua opinião sobre esta temática ou de nos dizer qual é, na sua opinião, a melhor forma para o pai criar laços com o bebé.

Algumas fontes: revistacrescer maemequer parents biramar  parenting  babycenter

ARTIGOS REMOMENDADOS

DEIXA UM COMENTÁRIO