Vai ser pai? Dicas para se preparar para o tempo da gravidez

Tal como as mulheres, também os homens devem preparar-se para o tempo de gravidez. Embora o corpo não sofra alterações, a preparação para a mudança será importante para o bem-estar de toda a família. Conheça algumas dicas para se preparar para a gravidez, com o Bebé a Bordo.

Tal como as mulheres precisam de saber como se preparar para a gravidez, passo a passo, também os futuros pais necessitam de se preparar para o que acontecerá depois da fecundação.

As alterações físicas e emocionais sentidas pela mulher ao longo de uma gravidez trimestre a trimestre podem ser verdadeiramente desafiantes para os seus parceiros.

Além disso, a par com a preparação para lidar com todas as mudanças hormonais e com o impacto físico e psicológico que a gravidez tem na futura mãe, os homens precisam ainda de se preparar para algo que quase sempre existe: a ansiedade de esperar pelo filho.

Contrariamente às mulheres, que geram dentro de si a futura vida, os pais precisam de perceber, aos poucos, como conectar-se com o feto, qual o papel do pai na gravidez e quais as formas para o pai criar laços com o bebé. Este processo de preparação começa antes da gestação e tem muitos pontos em comuns com a preparação feminina.

Hoje, vamos explorar as melhores dicas para o pai se preparar para o tempo da gravidez.

Vai ser pai? Dicas para se preparar para o tempo da gravidez

Dica 1: reveja o histórico clínico familiar

A incidência de algumas doenças que podem prejudicar a gestação podem ser identificadas como fatores de risco antes da gravidez, criando uma melhor perspetiva sobre os cuidados a adotar e as formas de agir. (1)

Algumas doenças, como a talassemia, ou situações como a incompatibilidade sanguínea poderão ser menos perigosas se o casal souber o histórico clínico familiar do pai e da sua família. 

Dica 2: aproveite a consulta médica também para si

Muitas mulheres têm uma consulta antes de engravidar para fazer todos os exames de rotina e garantirem, desde o começo, uma gestação sadia.

Tal como na mãe, também a saúde do pai é importante para garantir uma gravidez mais segura e com menos riscos, sendo importante que também o pai faça análises e exames para garantir que está saudável. (2)

Dica 3: Leia muito sobre a gravidez

Os livros sobre gravidez para ler antes da hora H não são apenas para as futuras mães. Na verdade, não vivendo na primeira pessoa as mudanças do corpo, poderá ser bastante mais importante para os pais ler sobre a gestação para, assim, compreenderem melhor todas as mudanças pelas quais a companheira vai passar neste processo.

Uma melhor compreensão sobre eventuais mudanças de humor ou situações como os enjoos e a dificuldade em dormir pode ajudar o futuro pai a ser mais compreensivo, tornando-o um importante apoio para a companheira durante a gestação.

Dica 4: aceite as emoções paralelas

É errado pensar que não existe nenhuma mudança física nos homens durante a gravidez. Estudos têm revelado que o fenómeno do pai grávido acontece mesmo, fazendo com que os homens experimentem, até, alguns dos sintomas da gravidez. (3)

Estas manifestações chegam a fazer-se acompanhar de um aumento nos índices hormonais, havendo redução de cortisol ou testosterona e um aumento da prolatina e do estradiol.

É um pai prevenido? Conte aos futuros papás do Bebé a Bordo como se preparou para o tempo da gravidez.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo