Cuidados a ter com o pénis do bebé (e com os mitos perpetuados online)

Cuidados a ter com o pénis do bebé

Os cuidados com o pénis do bebé levantam inúmeras questões entre as mamãs. A sua higienização e as questões relacionadas com o prepúcio (pele que cobre a glande) preenchem muitos dos espaços online, como fóruns e chats de mães de primeira viagem que, assim, tentam tirar as suas dúvidas.

Saiba, efetivamente, quais os cuidados a ter com o pénis do seu bebé.

A Internet é um meio fantástico para fazer pesquisa e tirar dúvidas de última hora… mas também é um espaço onde a informação se passa com pouco (ou por vezes nenhum) controlo.

Questões de saúde, seja sobre bebés ou não, são muitas vezes tratadas de forma leviana ou com base no que se aprendeu na convivência com pais e avós.

E, embora o conselho ancestral seja importante e interessante, este nem sempre está de acordo com a realidade clínica que os médicos e enfermeiros vivem diariamente nem com os resultados das pesquisas científicas que lutam pela melhoria da qualidade dos serviços de saúde.

No que diz respeito ao pénis do bebé, uma pesquisa rápida pelos fóruns digitais diz-nos fundamentalmente duas coisas.

A primeira é que existe uma dúvida bastante acentuada no que diz respeito à forma de higienizar o pénis do bebé no banho e se deve, ou não, “ser puxada para trás” o prepúcio.

A segunda é que, com pouca pesquisa, se conseguem milhares de respostas diferentes, ambíguas e que se anulam entre si.

A leitura de sites e fóruns é, sem dúvida, uma forma fantástica de partilhar com outras mamãs as dúvidas comuns e de sentir um maior apoio na jornada maternal.


Além disso, será, também, uma boa forma de saber mais sobre as temáticas e de ganhar confiança para viver a maternidade da melhor forma.

Ainda assim, deve sempre ter em conta que a consulta da Internet, por mais fidedigna que seja a fonte, nunca dispensa a consulta de um profissional de saúde.

Afinal, a generalização dos conceitos (necessária para os fins de criação textual) não podem – ainda que gostássemos de o fazer – analisar todos os casos e a individualidade de cada situação e cada criança.

Hoje, lançaremos o olhar sob os cuidados a ter com o pénis do bebé, após uma longa pesquisa e a consulta da opinião de um especialista.

Ainda assim, deixamos o aviso: nunca ponha em prática nenhuma ação ou forma de tratamento sem antes consultar o pediatra do seu filho!

Cuidados a ter com o pénis do bebé

1. Cuidados a ter com o pénis do bebé e o meio online

A questão colocada pela maioria das mamãs nos fóruns é a seguinte: “Devo puxar a pelezinha do pénis do bebé para trás?”.

Esta questão não está desajustada, se considerarmos que, no passado, esta se tratava de uma prática comum e até recomendada pelos médicos. Talvez por isso mesmo, as respostas dividem-se, havendo opiniões a favor e contra este processo.

Às respostas de mamãs que falam sobre a sua experiência, somam-se artigos diversos que levantam problemáticas e casos excepcionais nos quais tal deve – ou não – ser feito.

Esta amálgama de informação, demasiado ambígua, diversa e inconciliável faz com que a questão permaneça algo baça nos meandros da internet.


2. Da pesquisa à conversa com especialistas

Hoje em dia, segundo conseguimos averiguar junto da comunidade clínica, puxar o prepúcio dos bebés para trás durante o banho é um processo que não só não se recomenda como, na verdade, se desaconselha.

Sabe-se, hoje, que, devido à fragilidade e sensibilidade da pele que cobre a glande do bebé, este ato pode ser responsável por lesões na pele.

Em casos particulares, quando ocorre a fimose (termo clínico para o aperto no prepúcio), o problema deve ser analisado pelo médico que, dependendo da gravidade da situação, poderá recomendar a colocação de um creme com corticóide para que esse mesmo aperto se desfaça ou, em casos mais graves (e apenas em última análise) partir para uma solução cirúrgica.

Esta cirurgia, conhecida como circuncisão, será feita apenas quando a criança for mais velha (sendo a pele do prepúcio já mais resistente) e se a situação apresentar meandros realmente graves.

3. A higienização do pénis

No momento do banho, a lavagem do pénis do bebé deve ser feita com recurso a água e a produtos adequados à pele sensível do bebé, sem perfume e dermatologicamente testados.

Esta lavagem deve ser cuidada e superficial, sem que seja puxado o prepúcio para trás em nenhum momento. Este cuidado deve ser garantido para que não se dê qualquer tipo de lesão indesejada.

4. Em caso de dúvida

Por norma, o prepúcio não causará quaisquer problemas ao bebé. Ainda assim, se tiver alguma dúvida ou se desconfiar que possa existir fimose ou alguma alteração no fluxo da urina, deve consultar um especialista de imediato.

Lembre-se de, embora a experiência das outras mamãs seja útil, a consulta de um médico será a única garantia para que tudo corra como mais deseja.

Costuma fazer este tipo de questão em fóruns? Alguma vez seguiu um conselho sem consultar o médico primeiro? Como cuida do pénis do seu bebé? Conte-nos a sua experiência e opinião sobre esta temática.

ARTIGOS REMOMENDADOS

DEIXA UM COMENTÁRIO