Porque aparece uma linha escura na barriga da gestante

Linha escura na barriga da gestante

Muitas pessoas recebem com surpresa o aparecimento de uma linha escura na barriga da mulher grávida. Este fenómeno, também conhecido como linea nigra, é muito comum durante a gravidez. Saiba mais sobre a linha escura na barriga da gestante.

Todos sabemos que o corpo feminino sofre mudanças significativas durante os meses de gestação.

Ainda assim, enquanto algumas delas – como o aumento de volume – são óbvias e altamente discutidas, outras mudanças têm uma alteração relativamente pouco falada e, por isso mesmo, tendem a assustar as futuras mamãs quando estas se deparam com as mesmas.

A linea nigra – que significa, em português – “linha negra” é, como o próprio nome indica, uma linha escura na barriga da gestante, que surge verticalmente, como se a dividisse ao meio.

Embora não seja um fenómeno observável em todas as gestantes, este acontece um número significativo de vezes, sendo comum que o seu aparecimento se dê no segundo trimestre gestacional.

Ao notarem a presença desta linha no seu ventre, muitas grávidas reagem com preocupação, questionando o porquê do aparecimento da mesma ou temendo que esta possa ser sintomática de uma condição mais grave.

Não queremos que viva com esta dúvida! Por isso mesmo, hoje, debruçamo-nos sobre esta questão para lhe explicarmos tudo o que precisa de saber sobre a linha escura na barriga da gestante.

Linha escura na barriga da gestante

1. O que é a linea nigra?

A linha escura na barriga da gestante é, como já referimos, muito comum e, na verdade, esta aparece na grande maioria das gestantes.


A intensidade desta linha nem sempre é intensa, podendo apresentar-se de forma ligeira e quase invisível ou, por outro lado, de forma intensa e pronunciada.

Esta linha escura na barriga da gestante poderá ir do umbigo até à região púbica ou alcançar a região acima do umbigo, variando a sua forma de pessoa para pessoa.

2. Porque surge a linha escura na barriga da gestante?

A causa particular que leva ao aparecimento da linha escura na barriga da gestante não é conhecida.

Ainda assim, a comunidade científica parece unânime em defender que esta se relaciona com as alterações hormonais promovidas pela gestação, como resultado do desenvolvimento fetal.

A teoria melhor aceite pelos médicos é a de que as hormonas produzidas servem de estímulo sobre os melanócitos, fazendo com que as células produzam melanina (o mesmo pigmento que faz com que consigamos bronzear-nos) e, assim, levando a situações como o escurecimento dos mamilos, o aparecimento da linha escura na barriga da gestante e o pano de grávida.

3. A linha escura na barriga da gestante desaparece?

O desaparecimento da linea nigra acontece com o tempo, fazendo parte do processo de recuperação física no pós-parto.

Ainda assim, o seu desaparecimento não se dá de forma imediata, sendo gradual e podendo levar meses até se tornar impercetível.

Para promover o seu desaparecimento, é recomendável que as futuras mamãs usem sempre protetores solares com um índice de SPF superior a 30, que evitem estar diretamente expostas ao sol e que garantam, durante e depois da gestação, uma hidratação diária da região do ventre.

Da mesma forma, uma esfoliação suave poderá ajudar a promover o desaparecimento desta mancha, uma vez que ajuda a eliminar a pele seca. Estes cuidados irão ajudar a pele a recuperar a sua forma no pós-parto.


Além disto, segundo alguns estudos, manter uma boa alimentação poderá ajudar a minorar o aparecimento da línea nigra, uma vez que se relaciona as manchas com a deficiência de nutrientes como o ácido fólico.

Alguma vez tinha notado o aparecimento da linha escura na barriga da gestante? Teve a línea nigra durante a sua gestação? Fale connosco sobre esta temática.

Algumas fontes: americanpregnancy maemequer whattoexpect diariodebiologia

ARTIGOS REMOMENDADOS

DEIXA UM COMENTÁRIO