in

Hipertiroidismo na gravidez

Hipertiroidismo na gravidez

Hipertiroidismo na gravidez, sintomas e tratamento.

O funcionamento da tiróide é fundamental ao longo de toda a vida. Ainda assim, durante a gestação, esta torna-se ainda mais importante.

Durante a gravidez, esta glândula endócrina (uma das maiores do corpo humano), sofre alterações, tanto no que respeito às hormonas como à sua dimensão, sofrendo um aumento de volume (bócio) entre 10% e 30%.

Uma das condições relacionadas com a tiróide que pode surgir antes ou ao longo da gestação é o hipertiroidismo.

O hipertiroidismo na gravidez pode causar problemas diversos, que vão da hipertensão, ao descolamento da placenta, passando por partos prematuros e podendo, até, causar um aborto.

Saber mais sobre esta doença poderá ajudá-la a estar atenta aos seus sintomas e a procurar ajuda médica, sendo o acompanhamento clínico absolutamente fundamental para garantir que tudo corre como deseja.

Hoje, dedicamos a nossa atenção ao hipertiroidismo na gravidez para que saiba quais as suas caraterísticas, os seus sintomas e as formas de tratamento.

 

Hipertiroidismo na gravidez

 

1. Reconhecer o hipertiroidismo na gravidez

O aumento do volume da tiróide na gestação nem sempre se reflete na função tiroideica, sendo um fenómeno natural.

Além disto, algumas das suas sintomáticas correm o risco de ser, também, confundidas com os sintomas que, por norma, assomam todas as futuras mamãs. Assim, torna-se necessário estar atenta.

Caraterísticas gestacionais como a ansiedade, o calor ou a fadiga podem ser indicadores de que algo se passa com a tiróide e é, por isso, essencial que refira os mesmos durante as suas consultas.

Caso se confirme a doença da tiróide, o acompanhamento da gestante será diferente do que seria caso se tratasse de de um homem ou de uma mulher noutra fase da vida, sendo que os tratamentos radioativos e a medicação necessitarão de ser adaptados à gestante.

2. Sintomas de hipertiroidismo

Existem diversos sintomas de hipertiroidismo na gravidez. Quando esta situação ocorre, é comum que a gestante sinta ansiedade, fadiga, cansaço ou flutuações de humor.

A sensação de calor, a sudação excessiva, náuseas, vómitos e a sensação de coração acelerado poderão, também, ser indicadores desta doença.

Além disso, o aumento ou perda de peso, bem como a alteração do sistema gastrointestinal, os tremores e a queda de cabelo podem também indicar que a gestante está a sofrer de hipertiroidismo.

Ainda que julgue estes sintomas “naturais”, devido à gravidez, deverá sempre consultar um especialista para garantir que estes não são indicativos de hipertiroidismo na gravidez.

3. As consequências da doença

Quando o hipertiroidismo na gravidez não é devidamente tratado, este pode ter efeitos muito negativos, quer para a futura mamã como para o bebé.

Entre as consequências que podem advir do diagnóstico tardio ou do não tratamento do hipertiroidismo na gravidez é a hipertensão, a insuficiência cardíaca, o nascimento de um bebé com baixo peso, o parto prematuro e, em casos mais graves, o aborto espontâneo.

4. Doenças relacionadas com o hipertiroidismo

Uma das doenças que frequentemente se relaciona com o hipertiroidismo, principalmente na gravidez, é a Doença de Gravez. Esta deriva de anticorpos que levam a uma produção excessiva de hormona tiroideia.

Ao entrarem, através da placenta, corre-se o risco do aumento de batimentos cardíacos e de atividade no feto, havendo, consequentemente, um atraso no crescimento do mesmo.

Noutros casos, a doença é responsável pelo hipotiroidismo, bloqueando a produção da hormona e podendo causar problemas no desenvolvimento do feto.

5. Tratamento do hipertiroidismo na gravidez

Como referimos, durante a gestação, nem todos os tratamentos usualmente utilizados para o hipertiroidismo poderão ser utilizados.

Durante a gravidez e o aleitamento, o iodo radioativo não poderá ser utilizado, sendo comum o recurso a medicamentos para ajudar a equilibrar os níveis da hormona tiroideia.

Tendo em consideração a importância do bom funcionamento da tiróide, deverá manter-se atenta aos sintomas do hipertiroidismo na gravidez e garantir que menciona todas as alterações que lhe causem dúvida ao seu médico.

O diagnóstico e tratamento desta condição são, pois, essenciais para garantir que a gestação corre como deseja.

Sofreu de hipertiroidismo na gravidez? Como foi feito o tratamento? Conte-nos tudo sobre a forma como viveu esta situação.

Algumas fontes:
thyroid
atlasdasaude

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 0 / 5. Votos: 0

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Bebé a Bordo

Saiba mais sobre maternidade, gravidez, bebé e desenvolvimento infantil, com os nossos artigos. Traga o bebé a bordo e veja o que preparamos para si!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Preparar o(s) filho(s) para a chegada do irmão

6 ideias para preparar o(s) filho(s) para a chegada do irmão

Deixar de fumar na gravidez

6 dicas para deixar de fumar na gravidez