Lancheira de praia 7 alimentos que a grávida não pode esquecer

A lancheira de praia da gestante deve conter alimentos saudáveis. Sabe quais são os alimentos que a grávida não pode esquecer de levar consigo para a praia? Então, está na hora de conhecer os principais com o Bebé a Bordo.

Com o Verão à porta e os dias quentes a prometer os melhores dias de praia, é natural que a gestante comece a sonhar com o dia de estender a sua toalha no areal.

De facto, embora a gestante precise de considerar os cuidados essenciais da grávida na praia, a verdade é que existem diversos benefícios de fazer praia na gravidez.

Além dos benefícios, no entanto, existem desafios e, entre eles, estão as questões relacionadas com a alimentação da gestante.

A praia não só pode fazer com que a gestante altere os seus hábitos e rotinas – esquecendo-se de comer, por exemplo – esta conta ainda com algum tipo de aliciamento quando se trata de oferecer alimentos menos indicados para a gestante. As bolas de Berlim gravidez são um exemplo.

Os alimentos vendidos na praia não são apenas pouco saudáveis. Além deste facto, constituem ainda alimentos cuja conservação e manuseamento nem sempre cumpre as regras de segurança e higiene que precisam de ser consideradas durante os meses da gestação.

Assim, nestes dias veraneantes, é importante que a grávida não esqueça os melhores alimentos a colocar na sua lancheira de praia. 
Se quer saber quais os alimentos que a grávida não pode esquecer de colocar na lancheira de praia, encontrou o artigo perfeito para os descobrir.

lancheira na gravidez

1. Alimentos para a lancheira de praia da grávida: Fruta

A fruta é um alimento fresco, delicioso e saudável com o qual a gestante pode promover uma correta alimentação na praia.

Escolhendo entre as frutas que a grávida deve comer no Verão – como a melancia, a ameixa ou o morango, entre outras – a gestante conseguirá promover um lanche cheio de vitaminas e minerais, muito positivas para a sua nutrição, a sua saúde e o correto desenvolvimento do seu bebé. (1)

2. Frutos secos

Recheados de benefícios, estes frutos são uma excelente opção para dar o aporte energético de que a gestante necessita ao longo do seu dia de praia.

Comer frutos secos durante a gravidez, em geral, e particularmente nos dias veraneantes pode ajudar a fornecer diversas vitaminas e minerais ao organismo da gestante, promovendo ainda a melhoria do seu sistema imunitário e combatendo a sensação de fadiga.

Além disso, por serem ricos em fibras, os frutos secos ajudarão a promover o trânsito intestinal da gestante e evitarão situações nocivas como a obstipação.

3. Bolachas Marinheiras

Nem todas as bolachas na gravidez são uma boa opção. Recomenda-se à gestante que evite a escolha de bolachas com demasiado açúcar ou sal.

As bolachas marinheiras apresentam-se como uma boa opção, oferecendo a possibilidade de que a gestante sacie a fome e nutra o seu corpo, com apenas uma pequena quantidade de açúcar.

Estas bolachas existem ainda na opção sem sal, o que se recomenda, especialmente às gestantes com tendência para terem tensão alta ou para fazerem retenção de líquidos.

4. Alimentos para a lancheira de praia da grávida: Tostas integrais

As tostas integrais são outra opção que a grávida não pode esquecer de colocar na lancheira de praia.

Estas tostas são ricas em nutrientes e em fibras e irão ajudar a manter a gestante nutrida e saciada na praia.

O seu consumo ajudará ainda a melhorar o funcionamento do sistema digestivo e promoverão um trânsito intestinal mais eficaz.

5. Sandes em pão integral

Tal como as bolachas, também com o pão na gravidez se torna importante que a gestante procure as opções mais saudáveis.

Fazer uma sandes em pão integral – preferencialmente enriquecido com frutos secos, sementes ou cereais – poderá ser uma opção nutritiva e deliciosa para a mulher grávida na praia. (2)

Esta é uma opção ideal para dar o aporte energético necessário, ao mesmo tempo que fornece fibras, vitaminas e ácidos gordos essenciais à gestante.

introduzir iogurtes na alimentação do bebé

6. Iogurtes

Os iogurtes na gravidez oferecem vários benefícios, incluindo o controlo do peso da gestante, a regulação intestinal e a promoção da produção de leite materno.

No momento de ir para a praia este é um alimento que a grávida não pode esquecer-se de colocar na lancheira de praia.

Ainda assim, quando o fizer, deve ter atenção à refrigeração do iogurte, garantindo que este se mantém fresco. O mau acondicionamento do iogurte pode fazer com que este se estrague, o que pode ser potencialmente perigoso. (3)

7. Alimentos para a lancheira de praia da grávida: Barras de cereais caseiras

Os cereais na gravidez são muito benéficos e, por isso, recomenda-se que as gestantes integrem este alimento na sua alimentação.

É verdade que as barras de cereais comercializadas não são uma boa opção, contendo elevados níveis de açúcar e xarope de milho, que podem ser nocivos para a saúde e bem-estar da gestante. Ainda assim, as barras de cereais caseiras – preparadas com aveia, as suas sementes favoritas, arroz tufado ou até pequenos pedaços de fruta – garantirão a nutrição e saúde da gestante. (4)

As barras de cereais caseiras são, por isso, um dos alimentos que a gestante deve levar na sua lancheira de praia.

Já conhecia os melhores alimentos para a grávida levar na lancheira de praia? Costuma levar consigo algum destes alimentos? Conte aos restantes leitores do Bebé a Bordo quais são os seus snacks favoritos para comer na praia.

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