8 benefícios do maracujá na gravidez e o seu papel no sono da gestante

Os benefícios do maracujá na gravidez são diversos e especialmente interessantes no que diz respeito à sua ação sobre o sono da gestante. Quer saber quais são os benefícios deste fruto e como ele pode ajudar durante os meses de gravidez?

Então, venha saber mais com o Bebé a Bordo.

Como sabemos, a gestação é uma época de grandes preocupações no que diz respeito à alimentação. No seio do questionamento quanto aos alimentos, um grupo alimentar que gera várias perguntas é o dos frutos.

Muitas gestantes questionam quais as frutas tropicais importantes na gravidez ou quais as frutas que a grávida deve comer no Verão.

Evidentemente, a par com este questionamento surgem alguns frutos particulares, cujas propriedades e benefícios a gestante quer conhecer.

Assim, a manga na gravidez ou o chá de limão encontram-se, nesta fase da vida, sob escrutínio. Outro dos frutos altamente questionados é o maracujá. O fruto da paixão – como também é conhecido – apresenta vários benefícios para a gestação, incluindo no que diz respeito ao sono na gravidez.

O maracujá é um fruto tropical, proveniente de destinos quentes como o Brasil, o Paraguai e a Argentina. Este é muito rico em vitaminas (incluindo a vitamina A, a vitamina C e vitaminas do complexo B).

É ainda uma boa fonte de nutrientes como o fósforo, o ferro, o potássio, o magnésio e o cobre.

Este é um fruto seguro na gestação e que pode ser altamente benéfico para a gestante. Venha saber quais os benefícios do maracujá na gravidez.

maracujá na gravidez

1. Benefícios do maracujá na gravidez: Regula a tensão arterial

Um dos benefícios do maracujá reside na forma como este ajuda a prevenir a hipertensão gestacional e quadros clínicos subsequentes como a pré-eclâmpsia.

A presença de potássio na composição do maracujá é essencial para este efeito, na medida em que faz com que o fruto aja como um vasodilatador, permitindo um melhor fluxo sanguíneo e mantendo a regulação da pressão arterial.

2. Impacta na saúde cutânea e ocular

Outro dos benefícios do maracujá na gravidez prende-se com a presença da vitamina A e de agentes antioxidantes na sua composição.

Combatendo os radicais livres, este fruto ajuda a evitar o envelhecimento precoce e doenças degenerativas como as cataratas.

O consumo deste fruto na gravidez pode ainda ajudar a solucionar outros problemas cutâneos e oculares, conferindo também uma maior luminosidade à pele.

3. Impulsiona o desenvolvimento do feto

O maracujá não só é permitido na gestação, como é, na verdade, um grande aliado da mulher gravida.

Este fruto é muito rico nutricionalmente, contendo vários minerais, vitaminas, fibras e antioxidantes, que ajudam a garantir que o feto se desenvolve de uma forma saudável.

A ingestão deste fruto promove o crescimento do bebé e ajuda a garantir a sua saúde.

4. Benefícios do maracujá na gravidez: Melhora a digestão da gestante

Um dos desconfortos mais comuns na gestação é a prisão de ventre.

O maracujá pode ajudar a resolver este problema, visto que tem uma grande riqueza em fibras. Uma única peça deste fruto poderá dar ao organismo 98% do aporte de fibras do qual o corpo necessita num dia.

Ao ajudar a aliviar a obstipação, este fruto evita também outros problemas decorrentes como as hemorróidas gestacionais. (1)

5. Melhora a saúde óssea

Os ossos da mamã e do feto têm muito a ganhar com o consumo de maracujá durante a gravidez.

Este fruto contém fósforo, magnésio, ferro e cobre na sua composição, pelo que pode ajudar a melhorar a densidade óssea e promover o bom desenvolvimento dos ossos do bebé.

Este fruto é ainda um aliado na prevenção da osteoporose e pode ajudar a gestante a melhorar eventuais dores nas suas articulações.(2)

6. Previne problemas respiratórios

Numa fase da vida onde se tentam evitar os fármacos, a ação do maracujá pode ser muito positiva para aliviar eventuais problemas respiratórios da gestante.

Além de ajudar a melhorar quadros clínicos como a asma; este alivia ainda tosses e constipações, ajudando ainda na libertação de muco acumulado nas vias respiratórias. (3)

O maracujá age, pois, como um expectorante natural.

7. Reforça o sistema imunitário

A imunidade da gestante é muito importante e o maracujá pode ser um aliado para melhorar e reforçar o seu sistema imunitário.

Muito rico em alfa-caroteno, criptoxantina e vitamina C, o maracujá agirá sobre o organismo, reforçando a sua resistência face a agressões externas.

Além disso, pela sua ação antioxidante, este fruto combaterá os radicais livres, evitando o stress oxidativo.

Ao ingerir este fruto, a gestante terá menos propensão para contrair doenças e infeções.

8. Benefícios do maracujá na gravidez: Previne e trata a insónia

Estudos têm relacionado insónia e parto prematuro, mencionando ainda as noites mal dormidas como potenciadoras de outros problemas de saúde.

Os armanos (um tipo de alcalóide) presentes no maracujá têm um forte efeito sedativo que ajuda na redução da sensação de agitação, ansiedade e melhora as insónias.

Sob a forma de fruto natural ou de chá, o maracujá age como um sedativo natural, sendo um depressor do sistema nervoso central.
Ao consumir este fruto a gestante terá menos propensão para o stress, a ansiedade e a depressão, conseguindo ainda regular o seu sono. (4)

Já conhecia os benefícios do maracujá na gravidez? Sabia o papel deste fruto no combate às insónias na gestação? Partilhe os seus pensamentos com as restantes grávidas do Bebé a Bordo.

Poderá ser interessante ler também:

Gravidez psicológica, tem os mesmos sintomas de uma gravidez?

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo