A gestação: 34ª semana

A gestação: 34ª semana

gravidez 34 semanas

A gestação: Trinta e quatro semanas

Saímos agora mesmo da nossa visita ao mundo da “gestação: 33ª semana“. Sim! Nós sabemos. É “aquela” fase.

Por um lado, o desejo de que tudo termine para ter o bebé nos braços, por outro a ligação sem par que é ter um filho no nosso ventre.

Desde o dia 29 de Janeiro que a nossa mamã fictícia soma alegrias gestacionais. Entre os dias 10 e 16 de Setembro, na sua 33ª semana de gestação, conheceu de perto os medos que começam a assombrar as futuras mamãs, quando o parto está a chegar.

Mas as mulheres são, provavelmente, o ser mais fantástico de todos. E depois das dores, dos medos, das dúvidas, permanece a vontade máxima e suprema de ser mãe… de se dar de alma e coração ao seu bebé.

Continuemos, por isso, a jornada que nos levará a esse momento mágico.

1. A gestação 34ª semana: as datas

Para a nossa gestante modelo, a 34ª semana de gestação terá lugar entre os dias 17 e 23 de Setembro. Nesta fase, apesar de toda a ansiedade, começa a surgir uma sensação de preparação para o que aí vem…
Passou tudo muito depressa para esta mamã que recorda bem o dia em que descobriu que estava grávida.

Apesar disto, olhando em frente, parece-lhe que as 6 semanas que faltam são uma eternidade.

2. Gestação 34ª semana: explanando

Nesta fase da gestação, muitas grávidas queixam-se de insónias. As duas principais razões são a ansiedade que descrevemos e a dificuldade em encontrar a melhor posição para dormir na gravidez.
Uma recomendação é o uso de almofadas. Segundo referem muitas mamãs, no final da gestação, com a barriga já muito crescida e algumas dificuldades respiratórias, dormir com as costas mais levantadas (quase sentada) ajuda bastante.

Quando deitada, a melhor posição poderá ser de lado, voltada para a esquerda.

Estados do feto nas semanas de gravidez

Desenvolvimento fetal

Dentro de si, o bebé desenvolve agora o seu sistema imunológico, que o preparará para enfrentar o mundo lá fora, sem a proteção da placenta e dos anticorpos presentes no liquido amniótico.

Recomendamos, nesta fase, que continue a frequentar as aulas de preparação para o parto e que exponha todas as dúvidas e medos ao seu médico! Seguimos, agora, para a gestação na 35ª semana.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo