A gestação: 1ª semana

Gestação 1 semana, começou a gestação na 1ª semana.

Mas certamente ainda não o saberá.

A gravidez começa como as estações do ano. Nenhuma mudança brusca. Nenhuma alteração visível.

Simplesmente acontece… e, depois, tudo muda.

A gestação na 1ª semana não traz consigo qualquer sinal ou sintoma que lhe indique que está grávida… e é natural que assim seja!

Acontece que a gestação 1ª semana (ou a semana à qual chamamos de primeira quando se fala em gestação) não se refere, na realidade, a um momento em que se possa dizer, ainda, que está grávida.

Acompanhe-nos para perceber porquê!

1. Gestação 1 semana – a convenção

Todos sabemos que a maioria das mulheres tem o seu parto entre a semana 37 e 41.

Se procurássemos fazer esta contagem com base no que a gestante sabe sobre o momento da fecundação, provavelmente a disparidade seria maior…

Assim, quando se fala de gestação, a 1ª semana é referente a uma convenção criada para uniformizar o tempo de gravidez das várias mulheres.

Esta convenção é a seguinte: considera-se na gestação 1ª semana, a semana que se inicia no primeiro dia do último ciclo menstrual da mulher.

Isto acontece pela dificuldade de identificação do momento concreto da fecundação.

2. Gestação 1ª semana: explanando

Para que perceba melhor, iremos explicar.

Imagine que a menstruação de uma determinada mulher aconteceu no dia 29 de Janeiro e que, pelos dias 5, 9, 14 e 17 de Fevereiro, ela e o seu parceiro tiveram relações sexuais sem proteção.

No mês seguinte, o período não aparece.

Apenas no momento desta ausência de menstruação ela irá realizar o seu teste de gravidez. É então que se apercebe da gestação.

Neste momento, a mulher não irá saber concretamente qual das relações desprotegidas gerou a gravidez ou quando, em concreto, se deu a fecundação.

Assim, a convenção dita que a gestação 1ª semana seja contada a partir do dia 29 de Janeiro.

Trata-se de uma contagem convencionada mas que marca um começo.

A gestação 1ª semana é, verdadeiramente, o final de um ciclo e o inicio do que se segue… e que avança, agora, para a continuação de uma história de encantar com a gestação: 2ª semana.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo