Cuidados alimentares da grávida no Natal

O Natal é uma época de magia mas também uma época de excessos. Somos todos culpados de um bocadinho de gula, quando a mesa posta nos apresenta iguarias deliciosas. Claro que, para uma mulher grávida, o cuidado com a alimentação precisa de ser redobrado… mesmo durante as festas.

Venha com o Bebé a Bordo saber quais os cuidados alimentares da grávida no Natal.

O calendário vira a página. Subitamente, é dia 24 de Dezembro. A noite de Natal aproxima-se e, com ela, começa a formar-se, sobre a mesa, um verdadeiro banquete para brindar com as melhores iguarias a noite de Natal.

Se, para muitas pessoas, o simbolismo mágico do Natal é já inebriante, para a gestante, que sente em si o crescimento de um ser, este momento pode tornar-se ainda mais fantástico e especial.

Ainda assim, a par com todas as alegrias gestacionais que tornam a noite de Natal especial para a mulher grávida, vêm igualmente os constrangimentos alimentares e as regras nutricionais que a gestante precisa de cumprir, de forma regrada, para garantir o correto desenvolvimento do feto e o seu bem-estar.

Sobre a mesa de Natal servem-se sabores únicos mas também uma boa dose de riscos desnecessários que a gestante deve evitar para não sofrer as consequências (potencialmente severas) de uma alimentação desadequada.

informar a gravidez à familia

1. Cuidados alimentares da grávida no Natal

Para que não sejam corridos riscos, a gestante deve estar consciente das suas limitações e saber quais os alimentos que pode comer – ainda que com moderação – e quais os que deve evitar a todo o custo.

O marisco, por exemplo, é um dos reis das mesas natalícias um pouco por todo o mundo.

A gestante deverá, ainda assim, evitar todos os pratos que contenham esta iguaria, sendo que esta, principalmente se mal cozinhada ou caso estragada, pode provocar danos severos na gravidez.


Mesmo nos pratos mais tradicionais: o polvo, o peru e o bacalhau, a gestante terá de garantir que todas as carnes se encontram bem cozidas, havendo muitos perigos associados ao consumo de carnes cruas ou mal passadas durante a gestação.

Entre os doces, as mamãs precisarão de ter particular cuidado com os doces à base de ovo, sendo importante que também os ovos estejam totalmente cozinhados; e com os doces que utilizem produtos lácteos, para garantir que todos os lacticínios utilizados na sua confecção foram, na verdade, pasteurizados.

Por questões de saúde, é também importante que a gestante evite todos os produtos demasiado processados, com excesso de açúcar, sal ou gordura, procurando manter a sua dieta natalícia tão regular e saudável quanto possível.

2. Outras proibições no Natal da grávida

As festas de Dezembro são sempre um momento de aliciamento alimentar… mas não só.

Nesta noite, são muitas as pessoas que gostam de beber vinho, sangria ou cerveja, para acompanhar o prato da consoada e fazer brindes familiares.

Outros, gostam de abrir um espumante para partilhar, no final da noite.

O consumo de álcool, mesmo que em pequenas quantidades, deve ser evitado pela gestante, já que pode impactar de forma muito negativa na sua gravidez.

Além do álcool, também os sumos processados e os refrigerantes se apresentam como perigos iminentes para a futura mamã.

Preferencialmente, opte por bebidas naturais ou pelo consumo de água durante o Natal.


Cuidados alimentares da grávida no Natal

3. Fazendo da gravidez um presente

As restrições alimentares da gravidez não precisam de ser responsáveis por um Natal menos especial para si!

Na verdade, o Natal apresenta-se como uma forma perfeita para viver um momento em família e, quem sabe, ser o centro de todos os cuidados e atenções.

A sua família ainda não sabe que está grávida?

Aproveite o momento para comunicar a gravidez à família, deixando fugir dicas durante a refeição ou com presentes que revelem a razão pela qual, durante toda a noite, evitou as bebidas e os mariscos.

Assim, este será, com toda a certeza, o Natal mais especial da sua vida, ainda que não possa comer tudo aquilo que lhe apetece!

Esteve grávida durante o Natal? Como foi a sua alimentação nesta noite mágica? Partilhe a sua experiência pessoal connosco e com as restantes mamãs e futuras mamãs.

Algumas fontes: cafecanelachocolate  br.guiainfantil  br.guiainfantil  bebe.abril

ARTIGOS REMOMENDADOS

DEIXA UM COMENTÁRIO