in

5 Benefícios de um banho de imersão na gravidez, quais são?

Gestante a tomar banho de imersão

Banho de imersão na gravidez, temos visto, ao longo dos nossos artigos, como é comum que os mais pequenos atos do quotidiano se transformem em questões e dúvidas quando descobre que se encontra grávida.

E temos percebido, pelas muitas respostas às mais variadas dúvidas, que cada questão tem uma razão de ser.

No que diz respeito à gestação, quanto melhor informada estiver, melhor será a experiência!

Assim, tal como a nutrição, o desporto ou a sexualidade, também o lazer e a higiene são alvo de questionamento, durante os meses de gestação.

Uma das questões que mais vezes se põe diz respeito ao banho de imersão na gravidez.

No que se refere a esta temática, a verdade é que não existe um consenso.

A comunidade clínica tem vindo a desenvolver diversos estudos sobre o assunto e as conclusões retiradas dos mesmos não comprovam, ainda, de forma irrefutável, nenhuma hipótese.

Desta forma, o nosso artigo irá apresentar o top 5 dos benefícios do banho de imersão na gestação, ressalvando, no entanto, que, relativamente a esta temática, cada obstetra terá a sua visão e método.

Deverá, por isso, falar com ele antes de saltar para a banheira.

Benefícios do banho de imersão

Existem vários benefícios associados ao banho de imersão. Antes de se aventurar neles, no entanto, deve ter alguns cuidados.

O primeiro, será garantir que não tem a água com uma temperatura demasiado elevada, sob o risco de causar desconforto ao feto.

A água quente irá provocar um aquecimento dos seus órgãos internos, prejudicando a gestação.

Os produtos que utilizar nesse banho, como espumas e géis devem ser apropriados para pele sensível e garantir o equilíbrio do PH das regiões mais sensíveis do corpo.

Deve ainda urinar antes de entrar e depois de sair da banheira, uma vez que isto reduzirá os riscos de infeção urinária; mantendo ainda, perto de si, uma garrafa de água.

Não convém que passe muito tempo sem se hidratar!

Tomadas estas precauções, é hora de conhecermos os 5 benefícios do banho de imersão na gravidez.

Mulher grávida na banheira a tomar banho de imersão

1. Relaxar na gravidez = Banho de imersão na gravidez

O bem-estar da gestante é muito importante e o banho de imersão poderá ser uma grande ajuda neste sentido.

Repousar numa banheira cheia, com água morna ou tépida (tendo sempre atenção para que não esteja demasiado quente), poderá fazer maravilhas pela mulher grávida.

Este ato irá ajudar a relaxar os músculos corporais, reduzindo a tensão nos pontos doridos e aliviando a sensação de desconforto.

Irá, ainda, ajudar à libertação de hormonas que promovem a sensação de alegria e prazer, o que será positivo, tanto para a mamã como para o bebé.

Tal como a hidroginástica, a imersão em água promoverá ainda, na gestante, a sensação de leveza, o que poderá ser bom para dar conforto emocional à futura mamã.

2. Promover a intimidade na gestação

A gravidez não é desculpa para não viver a sexualidade.

Ainda assim, a partir dos últimos meses de gestação, reconhecemos que poderá não ser simples iniciar uma relação sexual com o seu parceiro.

Felizmente, existem alternativas para que possam explorar, em casal, a intimidade.

Um banho de imersão será a desculpa perfeita para se envolverem neste jogo de intimidade, de uma forma casual e relaxante.

Um convite para que o seu parceiro se junte a si na água do banho poderá ajudar ambos a viver a gestação em conjunto, partilhando um momento único e que, por certo, dará prazer a ambos.

Gestante a tomar banho de imersão

3. Aumentar líquido amniótico

São muitos os especialistas que recomendam às gestantes (com mais de 28 semanas de gestação) a realização de sessões de banho de imersão para aumentarem os níveis de líquido amniótico.

Da mesma forma, são muitas as mamãs que relatam resultados positivos conseguidos através desta prática terapêutica.

Cientificamente, este método parece funcionar uma vez que permite que os fluidos corporais se movimentem, havendo uma passagem dos mesmos do espaço intersticial para o intravascular, sendo, assim, aumentado o volume do líquido amniótico.

4. Acelerar o trabalho de parto

Esta é outra das ideias que tem sido discutida pela comunidade científica.

Embora os estudos nem sempre obtenham resultados concordantes com a ideias de que o banho de imersão efetivamente influencie o decurso do parto, são muitas as mamãs que relatam a forma como este método as levou, de facto, a viver um parto mais célere.

Esta não é, também, uma ideia nova.

Na medicina chinesa tradicional, acreditava-se que era necessário um banho quente para induzir o trabalho de parto na gestante.

Fisicamente, isto acontece uma vez que, ao imergir o corpo na água, o banho promoverá o relaxamento muscular, acelerando a circulação do sangue e libertando hormonas como as endorfinas.

5. Conseguir um parto menos doloroso

Tal como no que se refere à indução do trabalho de parto, também para esta temática os estudos encontraram informação ambígua.

Apesar de os estudos quantitativos de análise de resposta corporal não indicarem uma relação direta entre a imersão da gestante e um parto mais indolor, os relatos de mamãs que optaram por dar à luz quando imersas em água tépida, revela que estas consideraram o parto menos doloroso do que os que tinham vivido anteriormente.

Embora este fenómeno possa ter outros contornos e razões, a associação desta realidade indolor ao banho de imersão foi difundido e perpetuado.

Seja verdade ou simplesmente placebo, o facto é que vale a pena experimentar!

Apesar de todos os benefícios enunciados, lembre-se de que deve, sempre, consultar um especialista.

Caso sinta desconforto, tenha algum tipo de dor ou sangramento, é possível que o banho de imersão não seja uma opção para si!

Tomou algum destes banhos durante a gestação? Conte-nos como foi esta experiência.

Será que quer ler também:

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 0 / 5. Votos: 0

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Bebé a Bordo

Saiba mais sobre maternidade, gravidez, bebé e desenvolvimento infantil, com os nossos artigos. Traga o bebé a bordo e veja o que preparamos para si!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

GIPHY App Key not set. Please check settings

Carta vermelha do bebé para uma mãe solteira

De um bebé ainda por nascer para a sua mãe solteira

Vitamina d na gravidez

Vitamina Sol na gravidez, importância de A a D