10 dicas de como aumentar a produção de leite materno

Aumentar a produção de leite materno é algo que preocupa muitas mulheres durante a fase da amamentação. Muitas são as técnicas que, ao longo dos anos, têm passado de mães para filhas, para ajudar nesta tarefa. Hoje, o Bebé a Bordo deixa-lhe, também, 10 dicas de como aumentar a produção de leite materno.

Conheça-as neste artigo.

Depois do nascimento do bebé, a alimentação da criança torna-se um dos aspetos mais importantes da vida familiar.

Muitas mulheres, conhecendo as vantagens do aleitamento materno, querem garantir que podem, durante tanto tempo quanto possível, alimentar o seu bebé com recurso ao leite produzido nos seus seios.

Embora existam desafios evidentes na amamentação – como a dor sentida por muitas mamãs; e as questões se somem – como conhecer a pega correta do peito ou saber quais as melhores posições para amamentar – a verdade é que existem soluções e dicas que podem ajudar a tornar todo este processo mais simples.

Conhecer os alimentos que estimulam o leite ou fazer uso de uma bombinha de tirar leite manual ou elétrica pode ajudar as mulheres a amamentar de uma forma mais simples.

A quantidade de leite produzido é, também, uma questão pertinente nestes meandros. E, por isso mesmo, hoje dedicámos este artigo a esta temática. Venha conhecer 10 dicas de como aumentar a produção de leite materno.

1. Como aumentar a produção de leite materno: Tenha atenção à pega do peito aumentar a produção de leite materno

A pega do peito é muito importante para garantir que aumenta a produção de leite materno. Uma sucção correta irá estimular o peito e aumentar esta produção, garantindo ainda que o bebé se alimenta melhor e que a mãe tem menos dores neste processo.

Para saber se a pega está correta, durante a mamada, deverá garantir que a aréola está a ser completamente abocanhada pela criança.

2. Tente resolver a dor

Embora se trate de um belíssimo momento, a verdade é que a amamentação pode, também, ser um momento doloroso para a mamã. Doridos e muitas vezes inchados, os seios da mulher deverão ser cuidados para garantir o maior conforto possível para a mamã.

Garantir a pega correta, assim como recorrer aos bicos de silicone ou eventualmente tratar o peito com lanolina irá ajudar a lidar com a dor e aumentará a produção de leite materno.

3. Não negue o peito

Em vez de focar horários estritos e rígidos de amamentação, o melhor a fazer será oferecer o peito ao bebé sempre que este o solicitar. Além de esta ser a melhor forma de manter o seu bebé saudável e satisfeito, a oferta do peito garantirá o estímulo necessário para a libertação das hormonas responsáveis pela produção de leito, aumentando a produção de leite materno.

Pode ainda estimular a lactação recorrendo a uma bombinha de tirar leite manual ou elétrica

4. Tenha atenção à sua alimentação

Frutos secos, aveia, alho ou salmão são exemplos de aliados alimentares aos quais pode recorrer para aumentar a produção de leite materno.

Aposte numa alimentação saudável, tendo em atenção quais os principais nutrientes de que necessita e quais os alimentos que podem ajudá-la na tarefa de amamentar o seu filho.

5. Como aumentar a produção de leite materno: Procure um ambiente calmo

Amamentar pode ser bastante stressante para a mamã que, muitas vezes, além de sentir dores durante a mamada, se encontra já num estado de exaustão.

Descansar entre os momentos de alimentar o bebé e escolher um local calmo para o fazer poderá ajudar a evitar problemas relacionados com a saída do leite, ao mesmo tempo que promove um aumento da produção de leite materno.

6. Esvazie um peito antes de oferecer o outro

No momento da mamada, será importante que a mamã ofereça ambos os seios. Ainda assim, esta oferta deve ser feita considerando o próprio ritmo da mamada.

A importância de esvaziar totalmente o peito antes de oferecer o seguinte prende-se com o facto de que o organismo feminino poderá interpretar o leite que permanece no peito como uma produção excessiva, havendo uma redução natural na quantidade de leite.

Esvaziar totalmente o seio fará aumentar a produção de leite materno.

7. Estimule o peito com compressas e massagens

Compressas quentes e massagens poderão ser fortes aliados da amamentação. Estas técnicas irão promover a vasodilatação e estimular a atividade das glândulas mamárias, o que poderá aumentar os índices da hormona responsável por produzir o leite materno, a prolactina.

Assim, o recurso a estes métodos poderá aumentar a produção de leite materno.

8. Aposte na hidratação

Tal como a alimentação, a água é fundamental para aumentar a produção de leite materno. Estima-se que uma lactante deva consumir mais um litro de água do que um adulto noutras condições.

Além de ser importante para a saúde da mamã e para a qualidade do leite oferecido, este consumo ajudará, também, a manter uma produção eficaz de leite materno.

9. Questione o médico sobre suplementos

Embora não seja uma boa ideia iniciar a toma de medicação sem falar com o médico; mediante o aconselhamento deste poderá estimular a produção de leite materno recorrendo a alguns suplementos.

Suplementos de cardo-mariano, por exemplo, têm mostrado resultados positivos para aumentar a produção de leite materno.

10. Como aumentar a produção de leite materno: Tenha paciência

Não existem regras específicas a cumprir no momento de amamentar. Cada mamã é uma mamã e cada bebé é um bebé. Assim, mais importante do que ficar focada nas fórmulas para aumentar a produção de leite, o melhor a fazer é aproveitar ao máximo este momento de ligação com o seu filho.

Afinal, se ambos estiverem tranquilos, a mamada decorrerá melhor e o leite será naturalmente estimulado.

Já conhecia alguma destas 10 dicas de como aumentar a produção do leite materno? Conhece mais alguma dica, que possa partilhar com as restantes mamãs do Bebé a Bordo? Não deixe de contar a sua experiência.

Temos a certeza de que ela será uma grande ajuda para todas as nossas leitoras.

Algumas fontes: thebump exclusivepumping  kellymom maepop  swaddlesnbottles  bebe.abril

ARTIGOS REMOMENDADOS
ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo