Tosse matinal do bebé: quais as causas?

Muitas vezes, os bebés e crianças apresentam tosse matinal. Sabe quais as razões pelas quais acontece? Venha conhecer as causas potenciais com o Bebé a Bordo.

Os pais têm sempre medo de qualquer doença que possa acometer os seus bebés. Por isso mesmo, além de se manterem atentos às doenças mais comuns nos infantários, mantêm-se também atentos a todos os sintomas que possam indiciar algum tipo de problema de saúde.

Entre os problemas mais severos e os mais suaves, existe todo um leque de preocupações comum aos pais, principalmente quando se trata do primeiro filho e algum sintoma apanha os pais de surpresa.

A tosse matinal da criança é um sintoma comum e que pode representar um problema mais severo – como asma ou bronquite – ou ser simplesmente uma irritação respiratória temporária.

Venha conhecer as principais causas que levam a criança a apresentar tosse matinal.

Tosse matinal do bebé

Quais as causas da tosse matinal do bebé?

Uma das causas mais comuns para a tosse matinal nas crianças e bebés é a alergia aos ácaros. Esta acontece, neste caso, justamente pelo número de horas que a criança passa em contacto com as fronhas e os lençóis: locais que, como sabemos, se revestem deste aracnídeo. (1)

Outra causa – menos frequente mas também possível – é que o seu filho esteja a fazer refluxo, tenha sinusite ou que sofra de asma. Neste caso, a posição adotada pela criança ao dormir pode fazer com que os fluídos (ácido ou muco) se aloje nas vias respiratórias ou na garganta, promovendo a tosse matinal.

A tosse matinal do bebé é preocupante?

A verdade é que, embora a tosse matinal possa não representar qualquer tipo de perigo e até desaparecer sem qualquer tratamento, a avaliação da criança por um médico pode ser pertinente, principalmente se a tosse se arrastar por vários dias. (2)

Se esta tosse for intensa ou se prolongar por mais de 10 dias é fulcral que leve a criança a um pediatra, para determinar a causa específica da tosse do seu filho.

Como se soluciona a tosse da criança?

Tudo depende do diagnóstico mas alguns dos tratamentos mais comuns podem incluir medicação anti-histamínica, troca de ambientes ou de roupas de cama para opções antialérgicas e humificadores. 

Neste último caso, é ainda necessário ver qual a melhor opção, se um humidificador de ar quente ou frio, dependendo isto das necessidades da criança. (3)

O seu filho sofre com a tosse matinal? Qual foi o seu diagnóstico? Partilhe com as restantes mamãs do Bebé a Bordo.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo