Aveia coloidal, porque é utilizada na cosmética de bebé?

Aveia coloidal é um nome que, provavelmente, encontrará com frequência nos produtos do seu bebé. Saiba para que serve este ingrediente e quais as razões que o levam a ser integrado na cosmética de bebé.

As mamãs têm, por norma, uma preocupação intensa no que respeita aos cuidados com a pele do seu bebé.

Sabendo da importância da hidratação da pele da criança – que frequentemente sofre de problemas cutâneos como dermatites ou pele atópica – é natural que procurem, entre os muitos produtos oferecidos pelo mercado atual, as melhores opções para cuidar da pele dos seus filhos.

Uma pesquisa rápida irá, provavelmente, revelar que existe um ingrediente frequentemente mencionado neste tipo de produto: a aveia coloidal.

Por esta razão (e para que saiba do que se fala na referência a este elemento), decidimos debruçar-nos sobre as propriedades da aveia, para que sabia porque é usada para hidratar e cuidar da pele dos bebés e das crianças.

Acompanhe-nos para saber mais sobre a aveia coloidal.

1. O que é a aveia coloidal?

A introdução da aveia coloidal na cosmética em geral e, particularmente, na cosmética infantil, foi uma inovação que se mostrou bastante positiva para a indústria.

Tendo propriedades suavizantes, hidratantes e emolientes, a aveia promove ações benéficas ao nível cutâneo, agindo sobre as camadas superiores da pele.

Os seus usos cosméticos são frequentes, não só devido às suas propriedades mas também pelo facto de ter um elevado e comprovado efeito, tanto no que concerne à sua eficácia como à tolerância da pele.

Tratando-se de um derivado natural, a aveia coloidal é, por norma, muito bem recebida pela pele dos bebés, mesmo quando estes têm tendência para as dermatites ou sofrem com a pelezinha atópica.


Entre os seus componentes encontram-se hidratos de carbono, vitaminas, aminoácidos, proteínas e também ácidos gordos que promovem, no seu conjunto, a criação de uma barreira natural sobre a pele que, além de a hidratar, evita a perda da água e previne ou ajuda a cuidar de eventuais irritações.

2. Explorando a aveia coloidal

Podemos dizer que a aveia coloidal é o resultado de um processo pelo qual o pó de aveia é micronizado a frio, sem sofrer, neste método, qualquer alteração composicional.

Através deste processo, a aveia coloidal destaca as suas propriedades, tornando-se um dos princípios ativos mais utilizados na cosmética infantil, pela sua capacidade calmante e emoliente.

Este composto tem a caraterística de se adaptar a todos os tipos de pele, incluindo a pele sensível do bebé, agindo dermatologicamente sobre a mesma e garantindo a sua hidratação e cuidado.

3. Hidratar e cuidar da pele do bebé e das crianças: o papel da aveia coloidal

Este princípio ativo, comum na cosmética de bebé, tem diversas propriedades.

Além da ação hidratante, que resulta da retenção da água na pele devido à formação de uma barreira cutânea e do reforço hipolipídico, esta conta com um pH muito próximo do fisiológico (cerca de 5.5) e tem uma capacidade emoliente.

Além disto, a aveia coloidal conta ainda com propriedades ao nível da limpeza cutânea, sendo muito menos agressiva do que os sabonetes e garantindo a eliminação das impurezas através de um processo natural.

Ao longo de todo este processo de limpeza e hidratação, a aveia coloidal promove o descongestionamento cutâneo, ajudando a aliviar a sensação de desconforto, prurido ou comichão, acalmando a pele irritada e evitando o aparecimento de novas irritações.

Por todas estas razões, a aveia coloidal surge como uma verdadeira aliada dos papás, principalmente quando os seus bebés sofrem com problemas cutâneos ou têm uma hipersensibilidade na sua pele.


Trata-se, pois, de uma forma segura e eficaz de amenizar os sinais de irritação cutânea e, em simultâneo, de uma maneira natural de manter a pele do seu bebé hidratada e suave.

Costuma utilizar produtos de bebé à base de aveia coloidal? Qual é o produto que utiliza? Conte-nos tudo sobre a experiência que tem com este ingrediente.

Algumas fontes: lifestyle.sapo  cordeiropolis  aalmanao revistaicone d-aveia

ARTIGOS REMOMENDADOS

DEIXA UM COMENTÁRIO