Como cuidar do cabelo do bebé

O cabelo do bebé é uma preocupação para muitas mamãs de primeira viagem. Saiba como cuidar do cabelo do bebé.

A higiene da criança é um aspeto que as mães privilegiam. Ainda assim, é também um momento no qual muitas dúvidas.

As mamãs de primeira viagem nem sempre sabem qual a frequência do banho do recém-nascido, se precisam de lavar a cabeça do bebé todos os dias ou como devem cuidar do cabelo dos seus filhos.

Estas questões podem parecer bastante simples para quem, ao longo da vida, sempre lidou com os mais pequeninos. Ainda assim, quando se trata de uma situação nova, nem sempre é fácil saber como agir perante as necessidades do bebé.

Verdade seja dita: cuidar do cabelo do bebé, por exemplo, pode não ser fácil. Com um cabelo frequentemente ralo, fino e quebradiço, as crianças podem tornar-se desafiantes no que respeita aos cuidados capilares.

Ainda assim, para que o cabelo não fique seco e emaranhado e o couro cabeludo não se torne ressequido, tendendo à escamação, é importante dar atenção a estas questões.

Hoje iremos, por isso mesmo, olhar para as melhores formas de cuidar do cabelo do bebé.

Acompanhe-nos para receber algumas dicas sobre a maneira mais eficaz de manter o cabelo do seu filho limpo e bonito (evitando algumas birras).

1. O desafio de cuidar do cabelo do bebé

É um facto! Por norma, os bebés e as crianças não são fãs da lavagem do cabelo. Isto tem, evidentemente, uma razão de ser.


Sendo os cabelos dos bebés fino, este tende a emaranhar-se e a criar nós, o que torna o momento de cuidar do cabelo do bebé algo bastante desconfortável e até doloroso.

Esta associação dos cuidados do cabelo do bebé com a dor faz com que cada etapa se torne um desafio: lavar, pentear, cortar… todos estes momentos são, para a criança, algo de torturante.

cuidar do cabelo do bebé

2. Superando o desafio

Claro que o momento de cuidar do cabelo do bebé não precisa de ser mau. O importante é que use a criatividade e tente tornar esta tarefa tão indolor e divertida quanto consiga.

Durante o banhinho brinque com ele ou cante uma canção. Finja que está num salão e que se trata de um faz-de-conta, à medida que ensaboa a sua cabeça.

Distrair a criança irá ajudar a que a associação feita se esbata e o momento do cuidado capilar corra melhor para ambos.

banho do bebé

3. Minore o sofrimento

A escolha de produtos adequados para a lavagem do cabelo do bebé é essencial para que este não sofra. Por norma, até aos 2 anos não é necessário o uso de amaciador.

Opte por champôs adequados à idade, que não ardam nos olhos, não causem lágrimas e que hidratem o cabelo e o couro cabeludo, suavizando-o e respeitando o frágil equilíbrio do couro cabeludo.

No caso do cabelo do seu bebé ser encaracolado, poderá começar a usar também um amaciador, em pequenas quantidades, apenas para que o momento de pentear não implique dor.


Ainda para não causar desconforto ou dor à criança, opte por penteá-la com o cabelo molhado, com cuidado para não puxar as partes emaranhadas. Se o cabelo for muito desafiante, poderá utilizar condicionador em spray para finalização, escolhendo sempre um que se adeque à idade da criança.

4. Escolha bem o corte

Falar com um especialista sobre o assunto será o melhor! Os cabeleireiros sabem, melhor que ninguém, que cada cabelo é único e tem as suas necessidades.

Por norma, será evitada a franja em cabelos encaracolados. Cabelos mais ondulados deverão ainda considerar a tendência para ficarem enriçados, podendo privilegiar com um corte escadeado.

5. Quando a noite cai

No momento de deitar o seu bebé, existem alguns cuidados importantes. Garanta que este não leva ganchos ou elásticos que possam magoá-lo ou partir os finos fios do seu cabelo.

Se a criança já tiver o cabelo mais comprido e dormir com ele solto fizer com que embarace mais, pode fazer uma trança durante a noite. Isto ajudará, também, a evitar um volume extremo em cabelos mais rebeldes.

Estas são algumas das dicas que a ajudarão a cuidar do cabelo do bebé, sem que este se sinta desconfortável durante o processo.

Costuma seguir algum destes passos? Como cuida do cabelo do seu filho? Não deixe de partilhar também as suas dicas.

Algumas fontes:
johnsonsbaby
parenting
boldsky
vix

ARTIGOS REMOMENDADOS

DEIXA UM COMENTÁRIO