7 Pequenos-almoços cheios de energia para a gestante

Pequenos-almoços cheios de energia para a gestante

Trata-se de uma ideia que, de tal forma difundida, já faz parte do senso comum: o pequeno-almoço (ou café da manhã) é a refeição mais importante do dia.

Lembre que, durante várias horas, enquanto dormia, o seu corpo continuou a funcionar e a gastar energia, sem que tenha reposto qualquer energia.

Se esta realidade se assume para todas as pessoas, quando falamos no pequeno-almoço da grávida, ela torna-se ainda mais pertinente!

O jejum noturno da gestante implica um gasto energético ainda maior, uma vez que se encontra, dentro do seu ventre, uma vida em desenvolvimento.

Um bom pequeno-almoço para a gestante será fundamental para evitar a hipoglicémia e decorrentes fraquezas, suores, desmaios e mal-estar, garantindo ainda uma nutrição mais intensa e correta, que estimulará o correto desenvolvimento do feto e a saúde da grávida.

Sabendo a importância desta primeira refeição diária, iremos olhar, então, para as formas mais corretas e nutritivas de começar a sua manhã, entrando no mundo dos pequenos-almoços para grávidas.

Acompanhe-nos nesta jornada e descubra o nosso top 7.

1.Nutrição e energia: as palavras de ordem

O momento de escolher o pequeno-almoço ideal da grávida deverá considerar dois fatores: a nutrição e a energia.

Para cumprir estes requisitos, o pequeno-almoço da gestante deverá ser uma refeição saudável e calórica, que aposte em ingredientes frescos e recheados de fibras, vitaminas e hidratos de carbono.

Claro que são muitos os alimentos que correspondem a estas caraterísticas e, por isso mesmo, nada a impedirá de apostar em pequenos-almoços diversificados ou de criar o seu próprio menu semanal, recorrendo aos sabores de que mais gosta.

Pão, fruta, cereais, leite e derivados, ovos e sementes. Tudo isto pode (e deve) ser incluído na primeira refeição do dia.

2. Pequenos-almoços nutritivos

Embora deva incluir alimentos diversificados na sua primeira refeição, isto não significa que precise de comer todos no mesmo dia.

Para que tenha uma ideia do que constitui um pequeno-almoço saudável e nutritivo durante a gestação, apresentamos o nosso menu semanal, em tom de exemplo.

Encontrará, então, 7 excelentes sugestões sobre as formas como pode aliar os melhores sabores à melhor nutrição.

2.1. O pequeno-almoço de Segunda-Feira

Para começar em grande a sua rotina de super pequenos-almoços, vamos apostar em alguns dos melhores amigos da alimentação da gestante: o iogurte (fonte de cálcio), a fruta (rica em fibras, vitaminas e minerais), os cereais (fonte de fibra e hidratos de carbono) e os frutos secos (como a avelã ou a amêndoa).

Pode fazer uma taça com essa mesma mistura: garantimos que cereais com iogurte e frutos secos e frescos lhe dará uma imensa energia, com um sabor de comer e chorar por mais!

2.2. O pequeno-almoço de Terça-Feira

Para o segundo dia poderá optar por incluir as sementes.

Verta um iogurte natural para uma taça, acrescentando uma colher de chá de sementes de chia e outra de aveia.

Para acompanhar, pode optar por um sumo de fruta natural e um pão integral seco.

Verá como este pequeno-almoço a fará começar o dia, cheia de energia!

2.3. O pequeno-almoço de Quarta-Feira

A semana chega quase a metade e apetece-lhe algo diferente!

Experimente um verdadeiro pequeno-almoço britânico!

Duas fatias de pão de cereais torrado com manteiga magra e um ovo mexido com pouco sal.

No prato, poderá ainda colocar um pouco de bacon de peru ou uma fatia de queijo.

Termine com uma taça de frutos vermelhos. Um pequeno-almoço nutritivo e muito saboroso!

2.4. O pequeno-almoço de Quinta-Feira

Já tem cumprido com rigor a regra dos pequenos-almoços para gestantes, nutritivos e ricos em vitaminas.

É hora de continuar a fazê-lo… mas não precisa de se repetir!

Na Quinta-Feira poderá optar por recorrer às bolachas integrais, acompanhadas com um copo de leite magro. Acrescente, para garantir a ingestão de vitaminas, uma taça de frutas frescas.

A banana e os frutos vermelhos ligam maravilhosamente bem e farão uma combinação mágica!

bananas descascadas para a grávida comer

2.5. O pequeno-almoço de Sexta-Feira

No último dia ativo da semana, vamos optar por um sumo de laranja natural.

Juntamente com este, poderá fazer uma tosta mista em pão integral, com fiambre de peru e queijo magro.

Terminar com uma taça de salada de frutas com sementes de chia será o ideal para complementar esta refeição.

2.6. O pequeno-almoço de Sábado

Chega o fim-de-semana.

Vamos apostar nas vitaminas e nas proteínas! Experimente fazer um puré de frutas, acompanhado com uma caneca de leite magro.

Entre as frutas utilizadas poderá optar pela banana (fonte de magnésio), o kiwi (fonte de fibra) e o morango (fonte de vitamina C).

Poderá acrescentar ainda uma fatia de pão integral torrado com manteiga de amendoim ou compota magra.

Pão integral

2.7 O pequeno-almoço de Domingo

No último dia da semana, aposte no sabor.

Uma sandes integral com queijo branco e magro, acompanhada por um sumo multivitamínico feito no momento (com frutas variadas) e um iogurte com sementes irá dar-lhe a energia extra para aproveitar o dia que começa.

sandes vegetariana indicada para gestante

Como vê, é perfeitamente possível apostar numa alimentação rica e nutritiva, variando os elementos que compõem o prato.

Aposte no saudável e viva o seu dia com mais energia.

Qual era o seu pequeno-almoço quando estava grávida? Havia algum elemento fundamental na primeira refeição do dia? Partilhe connosco a sua experiência!

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