in

6 legumes essenciais durante a gravidez, come todos?

legumes essenciais durante a gravidez

Legumes essenciais durante a gravidez, importantes para a gestante.

A gestação é um período muito especial na vida de uma mulher.

Durante os seus nove meses de duração, notará inúmeras mudanças: do corpo, às emoções, passando pelas dúvidas e medos.

Tudo irá alterar-se, aos pouquinhos.

Muitas das mudanças que vai notar durante esta fase da sua vida serão positivas. A alimentação que fará, enquanto gestante, será uma delas.

Ao descobrir as mais-valias de cada componente do seu prato, irá descobrir o maravilhoso mundo de vantagens que lhe são oferecidas pelos mais distintos ingredientes, aprendendo a separar os alimentos mais saudáveis dos nocivos e começando, também, a notar que o saudável pode ser, também, delicioso.

É isto que acontece com o universo dos legumes. No seio de uma dieta diversificada e sadia, a ingestão de vegetais é, obviamente, indispensável.

O consumo destes produtos alimentares irá garantir a sua saciedade, a sua nutrição e o seu prazer gustativo, ao mesmo tempo que garante o correto desenvolvimento do feto e lhe fornece energia e conforto.

Neste artigo, exploraremos por isso, o universo dos legumes essenciais na gravidez, para que conheça os benefícios destes na sua alimentação gestacional.

6 pratos com legumes e vegetais

1. Legumes e mais legumes essenciais durante a gravidez

Como sabe, são muitos os legumes que pode incluir na sua alimentação.

As verduras são, por norma, alimentos muito saudáveis e nutritivos, cuja composição carrega diversas vitaminas e minerais essenciais a todas as pessoas.

De uma riqueza nutricional imensa e com poucas calorias, estes ingredientes ajudam ao correto funcionamento do organismo, regulando o sistema digestivo e intestinal, promovendo a limpeza de toxinas e aumentando o sistema imunitário de quem os consome.

Na gravidez, ajudam, por isso, a aliviar alguns dos sintomas mais críticos: como enjoos, prisão de ventre ou mal-estar; ao mesmo tempo que garantem que a grávida ingere os nutrientes fundamentais e se sente saciada.

2. O top 6 dos legumes essenciais na gravidez

Quase todas as verduras são boas para ter no prato durante o período da gestação. Ainda assim, como é comum, existem algumas que, pelas suas caraterísticas, assumem um papel fundamental para a gestante.

Aqui deixamos, por isso mesmo, o nosso top 6.

2.1. Brócolos na gravidez

As crianças costumam ver estas “mini árvores” verdes como o inimigo alimentar.

A verdade é que, na gestação, este é um dos seus melhores amigos e aliados. Rico em variados nutrientes, este legume tem ainda ácido fólico, um micronutriente que, como já vimos, é essencial durante a gestação.

Além disso, a ingestão de brócolos ajuda na prevenção da anemia, devido à presença de ferro; à proteção da pele, devido à vitamina D; e ao reforço imunitário, devido à presença da vitamina C e do betacaroteno.

Baixos em calorias e ricos em fibras, os brócolos evitam ainda a diabetes e têm a peculiaridade de criar a sensação de saciedade ao mesmo tempo que ajudam a controlar o peso.

Da sua composição fazem ainda parte a vitamina A, o zinco, o cálcio e o fosfato; ingredientes igualmente fundamentais para a gestante

2.2. Couves na gestação

Dentro das verduras, a couve surge como um alimento peculiar. Com uma ação anti-oxidante, esta promove a desintoxicação do organismo e contribui para o seu equilíbrio global.

Vitaminas, minerais e fibras fazem parte da sua composição e ajudam a garantir um sistema imunitário reforçado, um metabolismo mais forte e um trânsito intestinal regulado.

A presença da vitamina C ajuda à absorção de minerais como o ferro e o cálcio (minerais esses que, por sua vez, podem, também, ser encontrados na couve).

A couve é ainda uma fonte de vitamina E, de potássio e de betacaroteno. Estes elementos ajudam, entre outras coisas, a prevenir o aborto espontâneo.

2.3. Pepino na gravidez

O pepino é um dos vegetais que assusta um pouco as gestantes, uma vez que a sua ingestão, durante a gravidez, é um pouco controversa.

Esta controvérsia é gerada pelos mitos que se propagaram ao longo dos anos e que “culparam” este vegetal de ser um propagador de toxoplasmose.

Na verdade, embora deva ser muito bem lavado antes da sua ingestão, o pepino é um grande aliado alimentar da grávida, tendo inúmeros nutrientes vitais à gestação.

Na composição química do pepino pode encontrar fibras, as vitaminas A, B (B1, B2 e B3) e C, o betacaroteno, o zinco, o magnésio, o ferro, o potássio e também o sódio e sais minerais.

No seu conjunto, estas componentes permitem uma ação de reforço do sistema imunitário, agindo ainda como anti-oxidantes e regulando o organismo da gestante.

A presença do sódio neste legume faz dele, também, um excelente preventivo da hipertensão arterial.

2.4. Beterraba na gestação

A beterraba é um legume muito peculiar, como a sua própria cor parece, de imediato, indicar. Com um sabor que remete, de imediato, para a terra, este legume é muito versátil, podendo ser usado em pratos salgados ou doces.

Entre os seus principais benefícios encontram-se o contributo para a redução do risco de defeitos congénitos no feto (o que acontece pela presença de ácido fólico); para o reforço do sistema imunitário; para a regulação metabólica (devido à presença do potássio); para a prevenção da osteoporose (devido ao cálcio) e para evitar a anemia (devido à forte presença do ferro).

Além disto, devido à presença das vitaminas A e E, a beterraba ajuda a garantir o são desenvolvimento do feto, agindo ainda no sentido de regular a pressão arterial e purificar o sangue.

2.5. Espinafres na gravidez

Os espinafres são outro dos legumes essenciais na gravidez.

Rico em ferro, cálcio, ácido fólico e vitaminas, estes legumes ajuda a purificar o organismo, tem uma ação anti-inflamatória e ajuda a reforçar o sistema imunitário.

Além disso, pela sua versatilidade, pode ser consumido de várias formas: cru (desde que bem lavado), cozinhado, em sopas, em refogados ou em saladas.

abóboras em fundo branco

2.6. Abóbora na gestação

Por fim, no nosso top 6 de legumes essenciais durante a gravidez não podia faltar a abóbora. Este legume é muito especial, uma vez que é extremamente nutritivo e tem uma ação antioxidante fora do comum.

A abóbora tem na sua composição o magnésio, o cálcio e as vitaminas A e C. No seu conjunto, estas ajudam a proteger o corpo contra as agressões quotidianas, ajudando a nutrir a futura mamã e a garantir o correto desenvolvimento do bebé.

Estes são, para nós, os legumes essenciais durante a gravidez. Come algum? Qual é o seu favorito? Conte-nos tudo sobre este aliado alimentar.

Poderá ter interesse em ler também:

–  Comer gelados na gravidez

–  10 alimentos ricos em ácido fólico, importantes para a gestante

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 5 / 5. Votos: 1

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Bebé a Bordo

Saiba mais sobre maternidade, gravidez, bebé e desenvolvimento infantil, com os nossos artigos. Traga o bebé a bordo e veja o que preparamos para si!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

GIPHY App Key not set. Please check settings

Omega 3

Ómega 3 na gravidez, porque é importante?

banho do recém-nascido

Banho do recém-nascido, passo a passo