Noz pecan na gravidez, será uma escolha segura?

A noz pecan na gravidez levanta muitas questões junto da gestante. Mas afinal, será que esta noz é benéfica durante a gestação? Será seguro consumi-la enquanto está grávida?

Venha saber mais sobre a noz pecan na gravidez com o Bebé a Bordo.

Existem muitas questões alimentares durante a gestação. Nesta fase, estando responsável pela saúde do seu próprio corpo mas também pela saúde e desenvolvimento do seu bebé, a mulher tende a ser mais cautelosa quanto aos produtos alimentares escolhidos para comporem a sua dieta.

Ainda assim, no momento de escolher o menu da gestante ou o cardápio da grávida vegetariana, existem alguns alimentos que ressaltam, trazendo questões específicas e muito pertinentes.

O papel dos frutos secos na gravidez, incluindo a avelã, a amêndoa ou o caju, faz parte das perguntas que as gestantes fazem durante esta fase das suas vidas.

Outro ingrediente frequentemente questionado, nesta fase, é a noz pecan.

Este alimento, muito usado em saladas ou como snack, parece levantar perguntas quanto à sua segurança e, por isso mesmo, são muitas as gestantes que preferem atestar que este é um alimento seguro antes de avançarem com o seu consumo.

A noz pecan na gravidez é a temática sobre a qual hoje nos debruçamos, para sabermos se o seu consumo é seguro e quais os eventuais benefícios que dele podem provir.

Se quer saber mais sobre a noz pecan na gravidez, encontrou o artigo ideal para si.

Noz pecan na gravidez

1. O que é a noz pecan?

A noz pecan trata-se da semente do fruto da nogueira pecan, árvore com o nome científico de Carya illinoinensis. Esta árvore tem origem na região sul dos Estados Unidos da América. (1)

Trata-se de uma noz com uma casca lisa e rígida, com um formato mais alongado do que o da noz tradicional e um sabor subtilmente amanteigado e relativamente doce.


Este fruto seco é rico em gorduras mono e poli-insaturadas, contendo cerca de 87% de gorduras boas, que podem apresentar benefícios para a saúde. Além disto, trata-se de um alimento muito nutritivo, rico em minerais e em antioxidantes, promovendo melhorias metabólicas e combatendo doenças degenerativas. (2)

Esta noz é muito usada como snack, em saladas, em bolos, em bolachas e noutro tipo de doces e sobremesas.

Como é a tabela nutricional da noz pecan?

A noz pecan apresenta, por cada 100 gramas de produto alimentar, cerca de 690 kcal, entre as quais se destacam 9 gramas de proteínas, 72 gramas de gorduras (maioritariamente mono e poli-insaturadas) e 14 gramas de hidratos de carbono. (3)

Esta noz é rica em minerais como o fósforo, o zinco e o magnésio e apresenta-se, ainda, como uma boa fonte de selénio.

2. A noz pecan na gravidez é segura?

O consumo de noz pecan na gravidez é considerado seguro, excepto se a gestante tiver algum problema de saúde ou alergia que impeça o mesmo.

Uma vez que a alergia aos frutos secos é bastante comum, se não souber se é alérgica a este produto alimentar, será melhor manifestar esta preocupação junto do seu médico.

Para as gestantes que não sofram de alergia à noz pecan, esta pode, na verdade, ser uma boa adição à sua dieta. (4)

A noz pecan ajudará a promover a saciedade da gestante, tratando-se ainda de um alimento muito nutritivo e que contribui para dar o aporte energético necessário ao organismo.

Outro dos benefícios da noz pecan, resultante das gorduras “boas” que a compõem, é a forma como pode ajudar na prevenção da hipertensão gestacional e ajudar no controlo do colesterol da gestante.

A regulação dos intestinos e a prevenção da prisão de ventre será ainda outro dos benefícios sentidos pela gestante no consumo deste fruto seco.

Existe algum cuidado a ter no consumo de noz pecan na gravidez?

Sim! A noz pecan trata-se, como já vimos, de um fruto seco muito calórico, pelo que a sua ingestão deve ser feita em doses moderadas. O seu consumo excessivo pode levar ao aumento excessivo do peso na gravidez.

Além disso, tal como foi referido, a gestante deve também garantir que não sofre de qualquer alergia a este fruto seco.

3. Como pode a grávida introduzir a noz pecan na sua dieta?

A noz pecan pode ser introduzida na alimentação da gestante de várias formas. A sua inclusão em saladas ou o seu consumo isolado, enquanto snack, poderá ser uma boa forma de ingerir a noz pecan na gravidez.

Além disso, ocasionalmente e de forma moderada, a gestante poderá também incluí-la nos seus bolos ou bolachas caseiras.

Vale a pena salientar, no entanto, que as temperaturas utilizadas na confeção da doçaria podem fazer com que algumas das propriedades da noz se percam.

Integrou a noz pecan na sua dieta durante a gestação? Qual era a sua forma favorita de ingerir este produto alimentar? Partilhe a sua experiência com as restantes mamãs do Bebé a Bordo.

Poderá ter interesse também em:

Maionese na gravidez: poderá causar infeções por Salmonella?

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo