Grávida pode tomar chá de erva-doce? Saiba os benefícios e contra-indicações

Grávida pode tomar chá de erva-doce, benefícios e contra-indicações

Com a chegada do Outono a anunciar a proximidade dos dias mais frios, é natural que se comece a pensar nos chás.

Se, para a maioria das pessoas, este é um pensamento desligado de preocupações, para a gestante existem cuidados a ter e ingredientes a evitar.

Saiba se a grávida pode tomar chá de erva-doce e quais os benefícios e contra-indicações associados a esta erva.

A ideia de se sentar para tomar um chá quente pode parecer-lhe verdadeiramente acolhedora, principalmente durante os dias mais frios.

Ainda assim, como provavelmente saberá, durante a gestação nem todas as infusões são seguras para a gestante.

Se é verdade que o chá de camomila ou o chá de limão são bastante recomendados, é igualmente verdade que outras infusões, como o chá de canela, são desaconselhadas à gestante, podendo exercer efeitos nocivos na gestação.

Apesar de estas infusões terem uma base natural, as propriedades das plantas são diversas e, em algumas situações, os seus efeitos podem ser verdadeiramente contra-indicados.

Um dos chás que apela aos sentidos de quem gosta dos sabores aveludados e especiados é, pois, o chá de erva-doce.

Perante as problemáticas associadas às infusões, no entanto, torna-se importante saber se esta é uma bebida segura para a gestante.


Acompanhe-nos para saber se a grávida pode tomar chá de erva-doce.

1. Grávida pode tomar chá de erva-doce?

O chá de erva-doce é uma infusão bastante popular. Por esta razão, é de extrema importância compreender se a grávida pode tomar chá de erva-doce, conhecendo melhor os seus benefícios e contra-indicações.

Sendo a gestação uma fase particularmente importante da vida da mulher, é importante que esta tenha uma atenção redobrada aos alimentos e bebidas que consome, evitando ou moderando a ingestão de todos os elementos que possam apresentar algum efeito negativo para a gravidez.

A infusão de erva-doce não está, de facto, vedada à gestante. Na verdade, as suas propriedades fazem com que não só a grávida possa tomar chá de erva-doce, como encontre, neste consumo, algumas propriedades benéficas.

Entre estas propriedades, destaca-se o seu efeito calmante, as suas propriedades na prevenção e tratamento da azia e das náuseas e também a regulação do sistema gastro-intestinal.

De recordar, no entanto, que o consumo deste tipo de bebida deve ser moderado, sendo ainda importante a consulta de um médico ou nutricionista antes de avançar para o mesmo.

2. Os benefícios do chá da erva-doce

No geral, o chá de erva-doce trata-se de uma infusão cujos benefícios são vários e se expressam em diversos aspetos da saúde.

Esta erva, na sua infusão, é conhecida pela prevenção da prisão de ventre; o estímulo do apetite; o combate da flatulência; a regulação do sistema digestivo; a eliminação do mau hálito e o estímulo da produção de leite nas mamãs que se encontram a amamentar.

Além disto, este tem ainda propriedades calmantes. O chá é ainda conhecido por ajudar a aliviar os enjoos e a sensação de azia.

3. Contra-indicações da erva-doce

Se é verdade que a grávida pode beber chá de erva-doce, é igualmente verdade que existem alguns cuidados a ter neste consumo.


Quando tomado em quantidades excessivas, o chá de erva-doce pode provocar reações alérgicas. Além disto, este é ainda pouco recomendável para pessoas que sofram ou tenham sofrido de úlceras ou de refluxo.

O consumo deste chá é também desaconselhado a pessoas que utilizam suplementos de ferro, um dos mais comuns durante a gestação.

Assim, por uma questão de segurança, ainda que a grávida possa beber chá de erva-doce, é recomendado que consulte previamente o seu médico e que faça um consumo moderado do mesmo.

Consumiu chá de erva-doce na sua gravidez? Acha que a grávida pode beber chá de erva-doce sem medos e preocupações? Diga-nos o que pensa sobre esta matéria.

Algumas fontes: dietaeboasaude  onlyfoods  herbs2000  babycenter  bebe.abril tuasaude

ARTIGOS REMOMENDADOS

DEIXA UM COMENTÁRIO