in ,

Grávida pode comer granola, que benefícios tem?

Grávida pode comer granola

Grávida pode comer granola, tem benefícios nutricionais?

A gestação é um período em que, a par com a barriguinha, crescem as dúvidas e as questões. A alimentação está no centro das preocupações, bem como a busca pelos alimentos perigosos e os desejáveis. Sabe se a grávida pode comer granola?

Conhece os seus benefícios.

Então, está na hora de tirar mais uma dúvida com o Bebé a Bordo.

Durante a gravidez, as perguntas sobre a alimentação ocupam um papel fundamental na mente da gestante.

Subitamente, os cuidados alimentares já não se prendem apenas com a sua saúde individual ou com o seu aspeto, tendo também um impacto fundamental no desenvolvimento do feto, no decurso da gravidez e na saúde imediata e futura do bebé que se desenvolve no seu ventre.

Assim, nesta fase da vida, a gestante dá por si a procurar os melhores aliados nutricionais, ao mesmo tempo que questiona quais os perigos e benefícios de alguns alimentos.

É comum surgirem questões sobre se a grávida pode ou não comer alimentos como a quinoa ou as castanhas. Além destes, outros alimentos, como as frutas ou os cereais, são também questionados.

Neste vasto leque de dúvidas, surgem, como não poderia deixar de ser, alguns dos alimentos “da moda”.

E, se há um alimento que está em voga nos nossos dias, devido aos seus benefícios para a saúde e para as 1001 dietas, este alimento é a granola.

Então, a gestante dá por si a questionar, também, este alimento e a forma como ele pode ser integrado na sua alimentação.

E questiona: será que a grávida pode comer granola? Existem benefícios no consumo de granola durante a gestação?

Fomos à procura de respostas, para ajudar a aliviar o peso destas perguntas. Então, se também quer saber se a grávida pode comer granola, venha com o Bebé a Bordo saber tudo sobre este alimento.

1. O que é a granola? granola

Antes de percebermos se a grávida pode comer granola, é importante saber em que consiste, afinal, este alimento.

A granola trata-se de uma mistura de cereais, frutos secos, sementes oleaginosas e frutos desidratados.

Entre muitos outros, alguns dos ingredientes frequentes está a aveia, o trigo, o centeio e a espelta, bem como as nozes, as amêndoas ou as avelãs; a maçã, o alperce e a uva passa e as sementes de chia, linhaça ou sésamo.

Estes elementos são ligados na granola, formando pedaços crocantes e adocicados, que geralmente são adoçados com mel mas podem também, em alguns casos, conter outros açúcares, menos saudáveis.

A granola é um alimento calórico e energético, rico em hidratos de carbono, em vitaminas – como a vitamina A, B1, B6, B9 e B12 – em fibras, em cálcio, em ferro, em magnésio e em zinco.

Embora o mercado tenha várias opções de granola, a forma mais saudável de consumir este produto alimentar é criando-o em casa, fazendo a sua granola caseira.

2. Quais os benefícios da granola na alimentação?

Os benefícios da granola na alimentação prendem-se diretamente com a sua composição.

Assim, por ser rica em fibras, esta ajuda a melhorar o sistema digestivo, promovendo a saciedade e reduzindo a probabilidade de que sofra de obstipação.

As suas gorduras, por serem “gorduras boas”, têm um papel na redução da tensão arterial e do colesterol e ajudam, por isso mesmo, a controlar doenças tão severas como a diabetes ou os problemas cardíacos.

Rica em vitaminas e tratando-se de um antioxidante natural, a granola ajuda a melhorar o aspeto e a saúde global do ser humano, nomeadamente a nível cutâneo, cardíaco e do sistema nervoso.

Os seus minerais são ainda importantes para a manutenção e reparação do sistema muscular, ajudando, ainda, a melhorar o sistema imunológico.

Todas estas razões colocam, entre os benefícios da granola, a redução dos índices de colesterol, a prevenção da anemia, a redução do risco de Acidente Vascular Cerebral, o aumento da energia e a melhoria da capacidade de concentração.

Ainda assim, vale a pena referir que é importante ver a composição de cada granola antes do seu consumo, já que existem opções menos saudáveis, com elevados índices de açúcar, o que pode minorar o efeito saudável da granola.

3. A mulher grávida pode comer granola?

Quando uma mulher engravida, torna-se necessário que preste especial atenção à alimentação.

A inclusão de nutrientes é fundamental para o bom funcionamento do organismo e os minerais e as vitaminas cumprem um papel ainda mais importante durante esta fase da vida.

Assim, durante esta fase da vida da mulher, a escolha acertada dos alimentos ingeridos torna-se fundamental para garantir que todos os nutrientes necessários para a saúde e desenvolvimento do feto são consumidos, devendo ainda existir a preocupação de escolher alimentos que promovam a sua própria saúde e bem-estar.

Desta forma, não só a grávida pode comer granola como esta poderá ser uma excelente opção.

Nutritiva e repleta de bons ingredientes, este alimento poderá dar um boost de energia à gestante logo pela manhã, quando colocado, por exemplo, no seu iogurte.

O único cuidado efetivo a ter com o consumo de granola é a garantia de que escolhe uma variante menos açucarada ou adoçada naturalmente (com mel, por exemplo) e que não exagera nas quantidades ingeridas, já que, sendo um alimento calórico, pode fazer com que a gestante aumente o seu peso mais do que seria desejável.

Sabia que a mulher grávida pode comer granola? Esta foi uma das suas escolhas durante a gestação? Conte-nos tudo sobre a forma como integra este alimento na sua rotina alimentar.

Poderá ter interesse também em:

5 frutos vermelhos nutritivos e antioxidantes na gravidez, sabe quais são?

Algumas fontes: wellroundedny  whattoexpect emagrecerefacil  dicasdemulher news.med  saudedica
myprotein

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 4 / 5. Votos: 2

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Ana Sofia Calha

Ana Sofia Silva Calha nasceu em Leiria (Portugal) no ano 1980. Licenciada em Antropologia pela Universidade de Coimbra desde 2007 e Dietética pelo Politécnico de Leiria, sendo Nutricionista desde 2015.
Facebook - Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

1 Comments

Aparelho ortodôntico na gravidez

Aparelho ortodôntico na gravidez, posso usar?

Diarreia na gravidez

Diarreia na gravidez, do início ao final da gestação