A gestante pode consumir chá de boldo? Tem algum risco?

Saber se a gestante pode consumir chá de boldo é fundamental, antes de beber esta infusão. Apesar das suas propriedades, este chá pode oferecer alguns riscos à gestação. Sabe quais os perigos do chá de boldo na gravidez?

Então, venha com o Bebé a Bordo descobrir se a gestante pode consumir chá de boldo. 

Durante a gestação, os cuidados com os alimentos e bebidas ingeridos aumenta. É natural que assim seja, posto que alguns ingredientes podem ter efeitos nocivos na saúde da mãe, do feto, ou mesmo no correto decurso da gestação. 

As infusões são um dos elementos aos quais as futuras mamãs necessitam de estar atentas. Os chás podem ter efeitos benéficos durante a gravidez mas, devido à ação de algumas ervas sobre o corpo humano, os riscos do seu consumo também podem ser elevados. 

Torna-se, por isso, muito natural que as gestantes questionem os chás que ingerem, querendo conhecê-los melhor e atestar a sua segurança efetiva antes de avançar para o seu consumo. 

Hoje, olharemos para um chá muito aclamado: o chá de boldo. Os benefícios do chá de boldo para a saúde são diversos mas, ainda assim, tal não impede que possa haver contraindicações na sua utilização durante a gravidez. 

Questionar se a grávida pode beber chá de equinácea ou se é seguro beber chá de arruda faz parte do processo que ajuda a garantir que o bebé cresce saudável e nasce sem problemas de saúde. 

Saiba se a gestante pode consumir chá de boldo ou se existe algum risco associado a este consumo. 

A gestante pode consumir chá de boldo

1. O que é o boldo?

O boldo pode ser descrito como uma planta medicinal, com o nome científico de Peumus boldus Molina e que é utilizado na preparação de infusões e pela indústria farmacêutica. 

Esta planta é indicada para diversos problemas de saúde, incluindo para desintoxicar o fígado, resolver problemas digestivos como a azia ou a flatulência. É ainda útil no combate à retenção de líquidos e na resolução de problemas intestinais. (1

Esta planta é proveniente de África e, apesar dos seus usos terapêuticos, é sempre recomendada moderação no seu consumo, visto que apresenta, a par com as suas propriedades benéficas, também alguns efeitos secundários e contraindicações. 

Quais as propriedades do boldo?

O boldo tem diversas propriedades. Entre as principais, destacamos as suas ações anti-inflamatórias, antioxidantes, desintoxicantes, tónicas, anestésicas, antiespasmódicas e diuréticas. (2

Como é feito o chá de boldo?

O chá de boldo é feito adicionando 1 colher de chá das suas folhas secas por 150 ml de água fervente. 

Ainda assim, recomendamos que não faça o chá sem ler o resto do artigo, caso esteja grávida. 

2. Quais são as contraindicações do chá de boldo?

Existem alguns casos nos quais o chá de boldo pode ser nocivo para a saúde. 

Antes de mais, este chá nunca deverá ser tomado de forma contínua, sob o risco de criar problemas gastrointestinais (como vómitos ou diarreias). 

Este deve também ser evitado por pessoas que sobram de problemas de obstrução na vesícula biliar ou que tenham problemas hepáticos, já que, nestas siuações, podem ocorrer danos severos nos órgãos. 

Antes de cirurgias, o seu uso é também desaconselhado, devido à sua ação anticoagulante no organismo e à potencialidade de causar hemorragias graves. (3

O boldo não deve, ainda, ser ingerido por mulheres grávidas ou lactantes. 

3. A gestante pode consumir chá de boldo? Quais são os riscos associados?

O chá de boldo é totalmente desaconselhado na gestação. 

Embora, num primeiro olhar, o chá pareça aliado das mulheres grávidas – que sofrem de problemas como obstipação na gravidezazia ou notam uma imensa retenção de líquidos na gravidez – a verdade é que o consumo desta infusão pode ser muito perigoso para o decurso da gestação. 

As experiências laboratoriais realizadas em torno deste chá demonstraram que o seu consumo por parte de mulheres grávidas apresenta algum índice de toxicidade que pode ser causador de problemas severos na gestação. (4

Além de promover contrações uterinas que podem levar ao aborto espontâneo, o consumo deste chá favorece ainda situações de malformação no feto. 

Assim, o consumo de chá de boldo não deverá ser feito pela gestante

Já conhecia os riscos do consumo de chá de boldo durante a sua gestação? Quais são os seus chás favoritos para este período da sua vida? Conte aos restantes leitores do Bebé a Bordo quais as infusões que escolhe para beber durante a sua gestação. 

Poderá gostar de ler também:

Linhaça e gravidez

ARTIGOS REMOMENDADOS
ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo