A gestação: 16ª semana

Gravidez de 16 semanas

gravidez 16 semanas

A gestação: 16ª semana

Vimos, anteriormente, “A gestação: 15ª semana”, onde descobrimos algumas problemáticas e truques quanto às melhores formas para dormir nesta fase da gestação.
Para a nossa mamã modelo, cuja 1ª semana de gestação se iniciou a 29 de Janeiro, a 15ª semana de gravidez tinha ocorrido entre os dias 7 e 13 de Maio.

É, por isso, agora tempo de entrar na 16ª semana de gestação para descobrirmos todas as novidades que ela trará à futura mamã.

1. A gestação 16ª semana: as datas

O calendário avança, neste segundo trimestre de gravidez. Será entre os dias 14 e 20 de Maio que se dará a 16ª semana de gestação.
A nossa gestante fictícia (e quem, como ela, vive esta semana de gravidez) começa a sentir mudanças que afetam o seu quotidiano. O seu olfato está mais apurado do que nunca.

Consegue sentir aromas que passam despercebidos a outros e muitos cheiros que nunca a tinham incomodado começam, agora, a fazer alguma impressão.
No que respeita ao corpo, a grávida irá notar uma maior sensibilidade nos seios que, por sua vez, continuam a crescer.

Também a barriguinha de amor estará maior e irá sentir seu útero alguns centímetros abaixo do umbigo, agora mais pesado.

Estados do feto nas semanas de gravidez

Desenvolvimento fetal

2. Gestação 16ª semana: explanando

Esta semana de gestação será o momento ideal para garantir que o seu bebé se encontra saudável e realizar o teste de alfafetoproteína, que irá servir para o despiste de malformações congénitas.

Deverá, também, fazer a amniocentese para conseguir maiores informações sobre o estado de saúde do feto.
Neste momento, dentro de si, o bebé começa a ter expressão facial.

Começará, aos poucos, a bocejar, a sorrir e a fazer expressões próprias e únicas.

Nesta semana, pernas e braços crescerão e serão formadas as unhas do bebé.
Mas a maior surpresa é esta: se ainda não conseguiu ver o sexo do seu bebé, esta é a semana na qual, muito provavelmente, conseguirá fazê-lo! Será menino ou menina? Irá saber agora!

Esta 16ª semana é um momento de cuidado e alegria. Se tiver outros filhos, será uma boa fase para explicar a chegada iminente do bebé. Seguimos, agora, até à gestação na 17ª semana.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo