7 sinais que indicam que o seu filho pode ter piolhos

Os sinais de que indicam que o seu filho pode ter piolhos vão além do usual coçar da cabeça. Estar atento a estes sintomas pode ajudar a identificar o problema mais depressa e acelerar a resolução do mesmo. Sabe quais os sinais que indicam que o seu filho pode ter piolhos? Conheça-os com o Bebé a Bordo. 

As crianças, principalmente as que frequentam creches, infantários ou escolas, estão sujeitas a chegar a casa com “visitantes indesejados” nas suas cabeças. 

Tal como as doenças mais comuns nos infantários, que passam de criança em criança pela forma como estas interagem no seu quotidiano, também os parasitas – como os piolhos – podem passar facilmente entre as cabeças dos mais pequenos, devido à despreocupação na partilha de objetos e às próprias demonstrações afetivas (como beijos ou abraços). 

As respostas sobre a infestação de piolhos e lêndeas serão uma grande ajuda para que compreenda melhor como pode fazer o tratamento deste problema e também para conhecer a sua origem. 

Perante o problema, será ainda importante que siga as dicas para falar com os seus filhos sobre os piolhos, para que , desta forma, possa promover atitudes preventivas e evitar eventuais traumas e constrangimentos na própria criança, devido aos estigmas sociais que com esta questão se associam. 

Claro que, para evitar eventuais problemas relacionados com as relações interpessoais – e recordando que as próprias crianças podem assumir uma postura de bully que prejudica a forma como a criança afetada se sente face ao problema – o melhor será prevenir a situação, com recurso a produtos específicos ou agir celeremente no sentido de identificar o problema e o tratar. 

Para que a identificação deste problema seja mais rápida, o ideal será que esteja atento aos sinais que indicam que o seu filho pode ter piolhos. Sabe quais são? Se não sabe, venha descobrir os 7 sinais mais comuns com a lista que lhe apresentamos de seguida. 

seu filho pode ter piolhos

1. Sinais que indicam que o seu filho pode ter piolhos: Comichão na cabeça

Este é o sintoma mais comum de que o seu filho tem piolhos e, por norma, aquele que faz com que descubra o problema. 

A criança com piolhos terá comichão na sua cabeça e tenderá a coçá-la com regularidade, evidenciando este desconforto. (1

Se notar que a criança coça muito a sua cabeça, é melhor ver bem entre os seus cabelos e descobrir se não se trata, efetivamente, de uma infestação parasitária. 

2. Sensação de que algo se move no couro cabeludo

Muitas vezes, a criança irá também queixar-se de que sente “cócegas” na cabeça, o que pode indicar que sente que algo se move no seu couro cabeludo. 

Este é outro sinal ao qual os pais devem estar atentos, apressando-se a verificar a cabeça da criança e, confirmando-se a suspeita, agindo sobre o problema com os tratamentos para piolhos e lêndeas. 

3. Irritabilidade

Mesmo antes de serem capazes de explicar o problema, as crianças poderão reagir às sensações acima descritas mostrando-se mais irritáveis do que lhes é habitual. 

Se notar que o seu filho manifesta desconforto e irritabilidade, uma das causas do seu humor poderá ser uma cabeça infestada com piolhos. 

Assim, se notar uma maior irritabilidade no seu filho, o melhor será confirmar se não se trata de um dos sinais que indicam que o seu filho pode ter piolhos. 

4. Sinais que indicam que o seu filho pode ter piolhos: aparecimento de feridas no couro cabeludo

Quando a criança sente desconforto, “cócegas” ou comichão na sua cabeça, a tendência será para coçar o seu couro cabeludo. 

Ainda que tenha por hábito cortar as unhas ao bebé a sua persistência no sentido de aliviar a comichão poderá gerar o aparecimento de feridas no couro cabeludo. 

Estas feridas poderão apresentar um aspeto algo inflamado e vermelho justamente devido à tendência da criança para continuar a coçá-las. 

5. Aparecimento de inchaços na cabeça e no pescoço da criança

O aparecimento de inchaços na cabeça e no pescoço da criança pode, também, ser um dos sinais que indicam que o seu filho pode ter piolhos. 

Em algumas crianças, esta é uma manifestação face à presença do parasita, não sendo incomum, também, que algumas crianças com este sintoma façam alguma febre como resposta à presença dos piolhos na sua cabeça. (2

floris pente elétrico piolhos

6. Surgimento de lêndeas brancas no cabelo

Uma das formas mais simples de identificar a presença de piolhos na cabeça do seu filho é através do aparecimento de pequenos pontos brancos no seu cabelo. 

Estes pontos brancos, que se prendem aos fios de cabelo e são, até, um pouco difíceis de remover, correspondem às lêndeas, isto é, aos ovos do piolho. (3

Ao identificar a presença destes ovos, terá um sinal claro de que o seu filho pode ter piolhos. 

7. Sinais que indicam que o seu filho pode ter piolhos: Dificuldade em adormecer

Quando a criança sente comichão e mal-estar provocado pela presença de piolhos na sua cabeça, é natural que demonstre, também, alguma dificuldade em adormecer e mesmo em dormir. 

As piores noites de sono corresponderão, também, ao já mencionado sintoma da irritabilidade, sendo que a criança aparentará mais cansada por não conseguir descansar como deveria.(4)

Já conhecia todos os sinais que indicam que o seu filho pode ter piolhos? Qual foi o sinal que lhe indicou que o seu filho tinha este problema? Conte aos restantes leitores do Bebé a Bordo como identificou esta situação no seu filho. 

Poderá ter interesse também em:

10 respostas sobre infestação de piolhos e lêndeas

ARTIGOS REMOMENDADOS
ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo