Como fazer uma festa do pijama inesquecível para as crianças

Festa do pijama inesquecível para as crianças, sabe como organizar de A a Z?

Em algum momento, as crianças pedem novas experiências e sabermos como preparar tudo para dar resposta aos seus pedidos é fundamental para garantir a segurança e a felicidade dos nossos filhos. Sabe como fazer uma festa do pijama inesquecível para as crianças?

Venha descobrir com o Bebé a Bordo.

Ainda ontem estava a decidir todos os pormenores do seu chá do bebé e, de repente, quando deu por si, não só já tinha passado a hora H do nascimento, como a criança começou a desenvolver-se e a crescer a uma velocidade estonteante.

Acontece tudo muito depressa: os primeiros passos, as primeiras palavras, a entrada para a escolinha…

Quando se aperceber, a criança estará a fazer novos pedidos e dará por si à procura de formas de a manter feliz e ativa.

Várias opções passarão pela sua mente. Aproveitar os melhores parques temáticos nacionais; fazer jogos diversos; e, claro, organizar as festinhas de anos e as festas do pijama dos quais os mais pequenos tanto gostam.

Embora possa parecer bastante simples, a ideia de juntar as crianças para fazer uma festa do pijama exige algum planeamento.

Dar resposta às necessidades dos convidados e do seu filho é essencial para que eles tenham uma noite segura, sossegada e recheada de diversão.

Se também quer saber como fazer uma festa do pijama inesquecível para as crianças, não deixe de ler as nossas dicas e sugestões.


Festa do pijama: quando e como?

Principalmente depois da entrada para a creche ou a pré-primária, a criança começara a ter um desenvolvimento social muito importante.

O convívio com outras crianças e o aparecimento das primeiras amizades é fundamental para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional.

Nesta fase, começa uma nova experiência na vida dos mais pequenos e o reforço da importância da interação social não só é benéfico como desejável.

Assim, os pais poderão revezar-se para permitir que o convívio das crianças se faça, também, fora do ambiente escolar. Uma forma de o fazer será a organização de festas do pijama.

Embora não deva tornar-se uma prática demasiado regular – até porque, se formos honestos, se tratam de noites de pouco sono e descanso tanto para as crianças como para os adultos – a realização deste tipo de festas pode ser muito positiva para todos.

Assim, os pais poderão apostar na criação de uma festa do pijama, pondo em primeiro lugar três aspetos fundamentais: a segurança, o conforto e a diversão.

Festa do pijama: passo a passo

Organizar uma festa do pijama, no entanto, pode não ser tão simples quanto parece. Para cumprir o trio acima mencionado – segurança, conforto, diversão – é importante que vários aspetos estejam pensados e que existam cuidados específicos. Alguns dos passos a seguir para garantir o sucesso da festa do pijama do seu filho são:

1º Passo: o convite

Antes do evento, é importante que tudo seja definido: quem vai ser convidado, quando é a data do evento e qual o horário de início e fim do mesmo.

2º Passo: definição de necessidades e segurança

Muitas vezes, neste tipo de evento, as crianças precisam de trazer os seus próprios sacos cama ou almofadas. Todas as coisas que devem ser trazidas pelos convidados devem estar claramente estipuladas, para garantir que nenhuma criança ficará sem algo necessário.

Além disso, é também importante que limpe o espaço de quaisquer objetos eventualmente perigosos e que coloque as devidas proteções na tomada. Afinal, a segurança é o ponto mais importante.


3º Passo: levantamento de contactos

Por maior que seja o entusiasmo, nem sempre as crianças lidam bem com a ideia de uma noite fora de casa e, por isso mesmo, garantir que tem o contacto de todos os pais é importante. Este contacto será ainda útil caso a criança adoeça ou tenha alguma dúvida específica.

4º Passo: escolha de menu

Se passarem a noite na sua casa, as crianças acabarão por comer algo, ainda que não se trate de uma refeição principal. Assim, é importante a criação de um menu. Este deverá considerar eventuais necessidades específicas ou intolerâncias alimentares dos convidados.

5º Passo: programa divertido

Crie um programa diversificado – embora não demasiado rígido – para garantir uma noite dinâmica com jogos e momentos de diversão. Escolha alguns dos jogos favoritos do seu filho.

Algumas dicas para uma festa do pijama inesquecível

Além dos passos para uma festa de sucesso, existem também algumas dicas que pode seguir para garantir que as crianças vivem um momento verdadeiramente inesquecível. Estas são as nossas sugestões:

– Promova um ambiente confortável que ajude as crianças a sentirem-se em casa, para se adaptarem melhor ao novo espaço;

– Faça uma decoração divertida e engraçada, que as crianças apreciem;
– Evite fornecer alimentos com açúcar nas horas que antecedem a ida para a cama;
– Aposte em atividades dinâmicas, como jogos de caça ao tesouro dentro de casa, jogos de tabuleiro ou artes manuais;
– Escolha um filme de animação para ajudar a criar um ambiente mais calmo antes da hora de deitar;
– Faça algumas lembrancinhas para as crianças levarem no dia seguinte para casa;
– Crie um pequeno-almoço completo e divertido que feche, em grande, a festa.

Alguma vez organizou uma festa do pijama para o seu filho? Conte às restantes leitoras do Bebé a Bordo como organizou a festa e como correu esta experiência.

Algumas fontes: paisefilhos todaysparent vivadecora casaefesta huffingtonpost

ARTIGOS REMOMENDADOS
ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo