Deve o bebé tomar banho todos os dias?
Se podemos assumir alguma unanimidade no que respeita à forma de dar banho ao recém-nascido passo a passo, o mesmo não pode dizer-se quanto à frequência do banho do bebé.
Alguns papás e mamãs gostam de dar banho ao seu filhote todos os dias. Outros optam por fazê-lo dia sim, dia não. Mesmo na comunidade clínica, esta não é uma temática consensual.
E as razões para que assim seja são várias.
Pesquisando rapidamente sobre a frequência do banho do bebé, notará isto mesmo: um confronto ideológico sobre a forma como a higiene da criança deve ser promovida.
É natural que, após esta procura, se sinta ainda mais equivocada sobre o assunto.
É por isso que, hoje, nos debruçamos sobre a frequência com a qual deve dar banho ao bebé, para que saiba se deve – ou não – fazê-lo todos os dias.
1. O bebé e o banho diário
Não é por acaso que as dúvidas sobre a frequência do banho do bebé permanecem no centro das inquietações de um grande número de mamãs.
No que respeita a tomar banho, não existe um consenso e somos remetidas, de imediato, para um universo opinativo, onde todos os argumentos (a favor e contra o banho todos os dias) parecem fazer o maior dos sentidos.
Vamos, por isso, explorar os argumentos utilizados no que respeita à toma de banho diária do bebé.
1.1. Argumentos contra
Um dos principais argumentos contra o banho diário do recém-nascido prende-se com a sensibilidade da pele da criança.
Muitos especialistas defendem que a exposição demasiado frequente a água e produtos de limpeza pode contribuir para tornar a pele do bebé mais seca, provocando situações clínicas como a dermatite atópica (ou pele atópica).
Muitos papás concordam com esta teoria, acreditando que o banho diário constitui uma agressão para a pele da criança e salientando, ainda, que não existe uma necessidade efetiva de dar banho todos os dias ao bebé, pelo menos até este começar a gatinhar, uma vez que não está exposto a ambientes com muita sujidade.
1.2. Argumentos a favor
Os defensores do banho diário ao bebé afirmam que, na atualidade, se encontram no mercado vários produtos adequados à pele sensível do bebé, sendo possível optar por produtos de limpeza de PH neutro, que não prejudicarão a saúde cutânea da criança.
Além disto, preocupados com a questão dos germes que, por mais cuidado que se tenha, acabam por estar no ambiente que rodeia o bebé, acreditam que será necessária uma limpeza mais profunda da criança, numa base regular.
https://www.facebook.com/bebeabordo.pt/videos/286441311823514/
2. A frequência do banho
Perante esta argumentação, a verdade é que a frequência do banho do seu filho pode ficar ao seu critério, embora deva ter em consideração alguns fatores.
Por exemplo, se a pele do seu bebé for atópica, o banho diário não será recomendado, sendo preferível que o faça em dias intercalados.
Noutras situações, deve recordar que a higiene do bebé é muito importante e, se optar por não dar banho ao seu filho todos os dias, deve, pelo menos, limpar bem o seu rosto, o pescoço, a área genital e as mãozinhas.
Poderá fazê-lo com recurso a uma toalha húmida.
Desta forma, como vimos, dar banho ao bebé todos os dias ou em dias intercalados não será nocivo para o bebé, ficando ao seu critério qual das opções seguir.
O que acha sobre esta temática? Deve o bebé tomar banho todos os dias?
Partilhe connosco a sua opinião.
GIPHY App Key not set. Please check settings