in

Pele atópica do bebé, o que é?

bebé com ligeira pele atópica

Pele atópica do bebé, o que é?

bebé com ligeira pele atópica

Pele atópica do bebé, o que é?

Quando se ouve a expressão “pele atópica”, o nosso coração de mãe parece, de imediato, saltar do peito.

É assustador, principalmente quando o conceito nunca tinha sido encontrado. Na nossa cabeça parece que surge, de imediato, o pior dos cenários. É assim mesmo, não é?

Comecemos por descansá-la: a pele atópica do bebé é um fenómeno bastante comum e, quando perceber do que se trata, verá que é algo perfeitamente contornável e cujos cuidados e tratamentos não são demasiado difíceis.

Poderá notar que o seu bebé tem este tipo de pele de várias formas.

Entre os sintomas mais comuns estão as manchas (que podem surgir na cara, no pescoço, nas pernas, na barriga ou mesmo no couro cabeludo) e provocam uma pele seca do bebé, que resulta em escoriações, comichão ou desconforto.

Qualquer um destes sinais é uma indicação de que o seu bebé poderá ter uma pele atópica e, como tal, razão para confirmar a sua suspeita junto de um especialista.

Neste artigo, iremos explorar o universo do bebé com pele atópica, para que saiba o que é, quais as suas causas e como pode tratar esta situação.

1. Pele atópica do bebé: o que é?

A pele atópica do bebé pode também ser diagnosticada pelos nomes de eczema infantil, dermatite atópica ou eczema atópico e trata-se de uma reação de sensibilidade extrema da pele.

Esta está muito relacionada com reações alérgicas e é caraterizada pela notória pele seca do bebé, onde surgem inflamações, pruridos ou descamações.

Esta situação ocorre, por norma, em bebés entre os 3 e 6 meses e costuma melhorar quando o bebé completa um ano de idade.

Tratando-se de uma reação de hipersensibilidade, a dermatite atópica provoca uma inflamação cutânea na criança. Embora cause descamação e comichões, esta não é contagiosa.

2. Quais as causas da pele atópica do bebé?

Existem várias causas possíveis para a pele atópica do bebé.

Além dos fatores hereditários contribuírem, já, para o aparecimento dos sintomas, uma exposição a ambientes ou fatores que provoquem irritações (ar condicionado, exposição solar prologada, exposição a água ou stress) pode também provocar este tipo de sintomática.

A forma como este problema se apresenta varia de bebé para bebé, podendo aparecer eczemas em várias zonas do corpo (cara, mãos, pernas, pulsos, barriga, etc).

3. Bebé com pele atópica: como tratar?

O tratamento da pele atópica no bebé começa, obviamente, pela consulta com um especialista.

Este será o responsável pelo diagnóstico e pela abordagem mais correta a adotar no caso concreto do seu filho.

Se o pediatra assim o entender, em casos mais severos, poderá ser recomendar a visita a um dermatologista.

Os tratamentos deste tipo de dermatite podem ser de vários tipos, dependendo da gravidade da situação.

Em alguns casos, poderá haver recurso a medicação (como cremes à base de cortisona).

No entanto, na grande maioria dos casos, a hidratação da pele seca do bebé é o foco do tratamento, sendo recomendados cremes muito específicos – hidratantes e sem perfume – que irão compensar a quantidade reduzida de gordura produzida pelas glândulas sebáceas da pele do bebé.

4. Outras dicas para bebés com pele atópica

Claro que a hidratação frequente da pele do seu filho não bastará. Os cuidados de higiene serão, também, fundamentais.

Se o seu filho tiver uma pele atópica, recomendamos que não use sabão no banho, lavando-o apenas com água e, eventualmente, produtos de limpeza para peles sensíveis.

Evite a água demasiado quente (no máximo 33º) e todos os produtos que contenham álcool: estes irão secar a pele do bebé.

Seque o bebé com cuidado e use um bom creme hidratante, numa quantidade generosa, vestindo-o, de seguida, com roupas mais largas e, preferencialmente, de materiais suaves (como o algodão).

Mantenha as unhas do bebé curtas e limpas, para que este não provoque feridas na pele e evite, também, manter o seu filho em ambientes com ar condicionado ou fumos.

O seu filho tem pele atópica? Qual o tratamento que segue para a tratar? A sua experiência pode ser muito útil para as restantes mamãs.

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 0 / 5. Votos: 0

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Bebé a Bordo

Saiba mais sobre maternidade, gravidez, bebé e desenvolvimento infantil, com os nossos artigos. Traga o bebé a bordo e veja o que preparamos para si!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

GIPHY App Key not set. Please check settings

banho do recém-nascido

Banho do recém-nascido, passo a passo

banho do bebé

Deve o bebé tomar banho todos os dias?