Corpo feminino depois da gravidez
Todas sabemos que, ao longo da gestação, o corpo da mulher sofre alterações. É uma mudança natural e que, na maioria das vezes, as futuras mamãs conseguem aceitar com relativa naturalidade.
Ainda assim, as ideias perpassadas pelos meios de comunicação têm vindo a transmitir uma ideia algo linear e errada no que respeita à expetativa que as mamãs devem ter para os seus corpos depois do parto.
A ideia de que o corpo retorna ao seu estado inicial, de forma rápida, levando-nos ao universo das modelos que interpretam as mães nos anúncios de fraldas e toalhetes poderá, de facto, ser um pouco exagerada.
Na maioria dos casos, depois de dar à luz, as mulheres apresentam marcas da gestação: peso extra, flacidez, cicatrizes, estrias e outros problemas visíveis poderão estar e, em alguns casos, permanecer durante bastante tempo, no corpo da mulher.
Isto leva-nos, claro, a questionar: afinal, o que muda no corpo feminino depois da gravidez?
Hoje, é sobre esta questão que nos debruçaremos, para conhecer as mudanças que se dão a nível físico nestas guerreiras que são, agora, mamãs.
1. Recuperação no pós-parto
Muitas das marcas e condições físicas relacionadas com a gestação desaparecem de forma natural depois do parto, havendo ainda outras que se atenuam mediante o esforço e cuidado da mamã.
Uma alimentação saudável, a par com exercício físico e hidratação cutânea poderão fazer toda a diferença no momento de recuperar um pouco da imagem que se tinha antes da gravidez.
Ainda assim, seria irresponsável e utópico assumir que todas as mulheres terão uma recuperação igual.
Enquanto algumas conseguem retornar ao seu estado físico anterior com relativa facilidade, outras debatem-se contra as estrias, as varizes ou o peso a mais que ganharam durante os meses de gravidez.
Por norma, as mulheres que tiveram, já, comportamentos preventivos durante a gestação recuperam com maior facilidade. Ainda assim, mesmo nestes casos, encontramos exceções.
Embora o mais importante seja mesmo que viva a sua maternidade de forma feliz e sem se preocupar em demasia com esta questão, torna-se importante saber quais as alterações expectáveis depois do nascimento do seu filho.
2. O corpo da mulher depois da gravidez
O corpo feminino depois da gravidez apresenta diversas alterações, das quais as mais comuns são:
2.1. Aumento de peso
– Por vezes as mulheres têm, depois da gestação, dificuldade em perder o peso extra. Isto acontece, em parte, porque o peso ganho durante a gestação foi superior ao recomendado.
Uma ação preventiva, baseada na alimentação saudável (e não excessiva) na gestação, poderá ajudar a mamã a ganhar apenas o peso recomendado na gestação e, assim, facilitar a perda de peso depois do nascimento do bebé.
2.2. Flacidez
– Na zona do abdómen e do peito é natural que, depois do parto, uma vez que, ao retomar o seu tamanho, haverá excesso de pele.
Esta situação pode ser melhorada através do fotalecimento dos músculos com o exercício físico. O uso de bons sutiãs durante a gestação e de cintas após o parto poderá, também, ajudar.
2.3. Estrias
– As estrias aparecem devido ao aumento de volume e de peso e, por norma, permanecem depois do parto.
Ainda assim, esta permanência poderá ser breve se a mamã apostar preventivamente na hidratação das regiões afetadas.
Os cremes gordos, aplicados com massagens suaves e circulares, poderão ajudar a minorar este problema. Da mesma forma, o consumo de água irá, também, ajudar a manter a pele hidratada, evitando estrias.
2.4. Pêlos em excesso
– Durante a gestação é comum que exista um crescimento mais célere de pêlos e o seu aparecimento em zonas onde, anteriormente, não existiam.
Esta situação poderá permanecer durante alguns meses depois do parto mas, por norma, desaparece até o bebé completar 6 meses, sem que seja necessário agir diretamente sobre o problema.
2.5. Manchas
– No que respeita à pigmentação cutânea, são muitas as mamãs que lidam com o aparecimento de manchas.
Estas costumam aparecer durante a gestação e tendem a desaparecer aos poucos depois do nascimento do bebé, à medida que o nível hormonal no organismo retorna ao normal.
2.6. Queda de Cabelo
– Era uma das alterações favoritas da gestante: o cabelo forte, volumoso e brilhante.
No pós-parto, no entanto, à medida que as hormonas retornam aos índices naturais, é comum que as mamãs comecem a notar o seu enfraquecimento e queda.
Por muito que note estas alterações em si, depois do parto, o mais importante é que saiba que encontrar um equilíbrio confortável para si é o mais importante e que a forma como olha para si mesma influência imenso a sua perceção da sua imagem.
Afinal, o que são uns quilinhos a mais quando tem nos seus braços o príncipe ou princesa mais bonitos do universo? E, se ele(a) é assim tão especial, só pode ter a mãe mais formosa do mundo!