in

Quando o bebé não pega a mama da mãe, o que fazer?

bebé não pega na mama

As mamãs sabem bem: o seu bebé não é apenas “um bebé”.

Cada criança tem as suas necessidades e a sua personalidade.

Não podemos generalizar.

As problemáticas vividas pelas mães, no entanto, apresentam, muitas vezes, caraterísticas comuns e é importante conhecer a experiência comum para poder avançar para os melhores diagnósticos individuais.

Um dos problemas que muitas mamãs vivem durante os primeiros meses de vida do seu filho é um bebé que não pega a mama da mãe.

Esta recusa do alimento tende a preocupar, de grande forma, grande parte das mulheres que, apesar de tudo tentarem, encontram dificuldades óbvias no processo de aleitamento.

Não conseguimos encontrar uma solução específica para o seu caso… mas, por que achamos importante a experiência da maioria das mulheres, decidimos debruçar-nos sobre as questões deste bebé que recusa peito, para tentar compreender as razões que levam a que tal aconteça e as formas mais comuns para a resolução do problema.

1. A recusa do peito

Ainda não é a fase do desmame mas, por alguma razão, o bebé não aceita a mama da mãe. Esta é uma realidade comum das mamãs durante a fase de aleitamento.

O bebé recusa o peito, passando por uma espécie de “greve de fome”, na qual insiste em não pegar na mama da mãe.

Não podendo dizer-lho de outra forma, esta costuma ser a maneira como os mais pequenos tentam dizer-lhe que existe algum problema e, para saber qual, precisará de ficar muito atenta, tentando descobrir a causa da recusa.

Um pensamento comum das mamãs é que o bebé está a entrar, por si só, numa fase de desmame… Ainda assim, a verdade é que, antes de completar um ano de idade, é muito incomum que o bebé esteja preparado para largar o peito da mãe.

2. As causas da recusa

Como referimos, cada bebé é um bebé e as causas deste problema não são sempre as mesmas. Ainda assim, existem algumas razões mais comuns e frequentes.

Uma das razões mais comuns é que não esteja a pegar corretamente no seu filho, sendo este incapaz de abocanhar o seu seio de uma forma que lhe seja útil e confortável.

Um especialista de pediatria poderá ser uma excelente ajuda para garantir que a posição da mamada é a mais correta e para lhe ensinar as melhores posições para amamentar.

O aparecimento dos primeiros dentinhos será outra das causas. Mesmo antes de despontarem, os primeiros dentes causam alguma dor na região das gengivas.

Aftas e infeções bucais, otites e constipações que provoquem nariz entupido serão outra razão possível para o bebé recusar a mama da mama.

Quando as mamãs recorrem ao biberão para dar de mamar ao seu filho, como complemento do peito, este pode, também, começar a recusar a mama, por sentir maior conforto com o método alternativo.

Além disto, outros tipos de interrupção durante a mamada, como barulhos ou distrações serão, também, elementos potenciadores da recusa do peito.

3. A resolução do problema

A mamã viverá este momento de recusa alimentar como um momento desafiante da amamentação.

O segredo da solução, no entanto, está na persistência!

Não desista de amamentar o seu filho.

Numa fase inicial pode tentar retirar o seu leite manualmente, com recurso à bombinha. Não será o mesmo que dar o peito mas, desta forma, não privará o bebé dos benefícios do leite materno.

Pode também tentar reintroduzir o peito enquanto o bebé estiver adormecido.

Existem crianças que, recusando o peito quando acordadas, conseguem mamar durante o sono.

Tentar uma mudança de posição ou novas formas de agarrar o bebé durante a mamada será, também, bastante útil.

Se suspeitar que a dor pode ser uma causa da recusa, não hesite em levar o bebé ao médico de imediato, para descartar a hipótese de que seja uma otite ou uma infeção bucal.

Acima de tudo, no momento de amamentar, procure um local sossegado e sem distrações, onde o bebé encontre o maior conforto e serenidade.

Este cultivar do contacto físico num ambiente menos distrativo será excelente para promover a mamada e estabelecer os mais fortes vínculos entre mamã e bebé.

Durante a gravidez sentiu que o bebé recusava o seu peito? Como viveu este momento? Como solucionou o problema?

Não deixe de nos contar como lidou com esta situação.

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 5 / 5. Votos: 1

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Ana Rita Mendes

Ana Rita Mendes nasceu em 1992 e é natural de Proença-a-Nova, Portugal. Terminou, em 2014, a sua licenciatura em Enfermagem pela Escola Superior de Saúde de Portalegre. Trabalha atualmente como enfermeira no Hospital Curry Cabral e na NephroCare. Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

choro do bebé ao colo da mãe

Tipos de choro do bebe, sabe quais são?

Mae a amamentar com dores por causa dos mamilos gretados

Mamilos gretados, o que fazer?