10 alimentos ricos em vitamina b 12 importantes na gestação

Alimentos ricos em vitamina b 12 importantes na gestação

A vitamina B12 é muito importante para garantir um organismo saudável em qualquer fase da vida. A fase gestacional não é exceção e, por isso mesmo, é importante que a futura mamã conheça os alimentos ricos em vitamina B12. Quer saber quais são esses alimentos?

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Durante a gestação, as necessidades nutritivas são diversas, já que cada vitamina e mineral cumpre um papel fulcral na garantia de um corpo saudável para a mamã e de um normal desenvolvimento para o feto.

Nesta medida, torna-se muito importante que a gestante conheça bem os ingredientes que compõem o seu prato e que saiba quais são os alimentos ricos em ferro, os alimentos ricos em potássio, os alimentos ricos em magnésio e por aí em diante, até que saiba, concretamente, se está a cumprir todas as necessidades nutricionais do seu corpo.

A vitamina B12 é uma das vitaminas que cumprem um papel fulcral durante o período da gestação, sendo esta essencial para vários processos orgânicos, incluindo para o bom funcionamento do sistema nervoso e para a absorção correta de outros nutrientes ingeridos.

A falta desta vitamina pode causar danos severos ao organismo e levar a situações indesejadas como, por exemplo, a anemia.

Se, noutras fases da vida, o consumo desta vitamina já é essencial, durante a gestação, impera verdadeiramente o seu consumo, sendo que a dose diária recomendada é, para uma mulher grávida, de 2,6 mcg e, para uma mulher que se encontre a amamentar, de 2,8 mcg.

Esta vitamina existe quase exclusivamente em produtos animais, embora comecem a surgir opções vegetarianas e veganas enriquecidas neste nutriente.

Sabendo como, durante gestação, a nutrição desempenha um papel fundamental na saúde da mulher, fomos à descoberta da vitamina B12 e dos alimentos que a contêm.


Quer saber quais os alimentos ricos em vitamina B12? Então, este artigo é mesmo para si!

1. Alimentos ricos em vitamina B12: Bife de fígado.

O fígado é uma excelente fonte de vitamina B12, contendo cerca de 83,1 mcg desta vitamina por cada 100 gramas de produto alimentar.

A forte presença desta vitamina na carne de fígado é verificada no órgão de quase todos os animais e esta é, por isso mesmo, uma forma perfeita de integrar a ingestão de vitamina B12 na alimentação da gestante.

Este alimento será ainda uma excelente fonte de ferro.

2. Peixe Dieta mediterranea na gravidez

São muitos os peixes nos quais a gestante poderá encontrar esta vitamina. Sendo um dos alimentos ricos em vitamina B12, o peixe será um complemento fantástico para a rotina alimentar da gestante, sendo que, entre as melhores opções se encontra a sardinha, o salmão, o robalo ou o atum.

Estes peixes serão, ainda, uma boa fonte de Ómega 3.

3. Carnes 

As carnes são outro dos alimentos ricos em vitamina B12. Embora nem todas as carnes contenham esta vitamina na mesma quantidade, vale a pena salientar a importância do seu consumo durante a gestação.

Numa dose de 100 gramas de bife de vaca magro, a gestante terá cerca de 8 mcg de vitamina B12; já no peru, encontrará 0,95 mcg de vitamina B12 e, no frango, pela mesma quantidade, terá cerca de 0,35 mcg desta vitamina.

4. Queijo Grávida pode comer queijo fresco

Os queijos são outro dos alimentos ricos em vitamina B12. Em algumas variedades, como é o caso do queijo Emental ou do Camembert, a gestante encontrará cerca de 3,1 mcg por cada 100 gramas de produto alimentar.

5. Leite desnatado

O leite é outra boa fonte de vitamina B12. Neste caso, se considerarmos o leite desnatado, encontraremos, por cada 200 ml de bebida aproximadamente 0,75 mcg desta vitamina.


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