10 alimentos ricos em vitamina b 12 importantes na gestação

Alimentos ricos em vitamina b 12 importantes na gestação

A vitamina B12 é muito importante para garantir um organismo saudável em qualquer fase da vida. A fase gestacional não é exceção e, por isso mesmo, é importante que a futura mamã conheça os alimentos ricos em vitamina B12. Quer saber quais são esses alimentos?

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Durante a gestação, as necessidades nutritivas são diversas, já que cada vitamina e mineral cumpre um papel fulcral na garantia de um corpo saudável para a mamã e de um normal desenvolvimento para o feto.

Nesta medida, torna-se muito importante que a gestante conheça bem os ingredientes que compõem o seu prato e que saiba quais são os alimentos ricos em ferro, os alimentos ricos em potássio, os alimentos ricos em magnésio e por aí em diante, até que saiba, concretamente, se está a cumprir todas as necessidades nutricionais do seu corpo.

A vitamina B12 é uma das vitaminas que cumprem um papel fulcral durante o período da gestação, sendo esta essencial para vários processos orgânicos, incluindo para o bom funcionamento do sistema nervoso e para a absorção correta de outros nutrientes ingeridos.

A falta desta vitamina pode causar danos severos ao organismo e levar a situações indesejadas como, por exemplo, a anemia.

Se, noutras fases da vida, o consumo desta vitamina já é essencial, durante a gestação, impera verdadeiramente o seu consumo, sendo que a dose diária recomendada é, para uma mulher grávida, de 2,6 mcg e, para uma mulher que se encontre a amamentar, de 2,8 mcg.

Esta vitamina existe quase exclusivamente em produtos animais, embora comecem a surgir opções vegetarianas e veganas enriquecidas neste nutriente.

Sabendo como, durante gestação, a nutrição desempenha um papel fundamental na saúde da mulher, fomos à descoberta da vitamina B12 e dos alimentos que a contêm.

Quer saber quais os alimentos ricos em vitamina B12? Então, este artigo é mesmo para si!

1. Alimentos ricos em vitamina B12: Bife de fígado.

O fígado é uma excelente fonte de vitamina B12, contendo cerca de 112 mcg desta vitamina por cada 100 gramas de produto alimentar.

A forte presença desta vitamina na carne de fígado é verificada no órgão de quase todos os animais e esta é, por isso mesmo, uma forma perfeita de integrar a ingestão de vitamina B12 na alimentação da gestante.

Este alimento será ainda uma excelente fonte de ferro.

2. Peixe Dieta mediterranea na gravidez

São muitos os peixes nos quais a gestante poderá encontrar esta vitamina. Sendo um dos alimentos ricos em vitamina B12, o peixe será um complemento fantástico para a rotina alimentar da gestante, sendo que, entre as melhores opções se encontra a sardinha, o salmão, o robalo ou o atum (cujo consumo durante a gravidez deve ser moderado por causa do mercúrio nele presente).

Estes peixes serão, ainda, uma boa fonte de Ómega 3.

3. Carnes 

As carnes são outro dos alimentos ricos em vitamina B12. Embora nem todas as carnes contenham esta vitamina na mesma quantidade, vale a pena salientar a importância do seu consumo durante a gestação.

Numa dose de 100 gramas de bife de vaca magro, a gestante terá cerca de 8 mcg de vitamina B12; já no peru, encontrará 0,95 mcg de vitamina B12 e, no frango, pela mesma quantidade, terá cerca de 0,35 mcg desta vitamina.

4. Queijo Grávida pode comer queijo fresco

Os queijos são outro dos alimentos ricos em vitamina B12. Em algumas variedades, como é o caso do queijo Emental ou do Camembert, a gestante encontrará cerca de 3,1 mcg por cada 100 gramas de produto alimentar.

5. Leite desnatado

O leite é outra boa fonte de vitamina B12. Neste caso, se considerarmos o leite desnatado, encontraremos, por cada 200 ml de bebida aproximadamente 0,8 mcg desta vitamina.

6. Iogurte iogurte e gravidez

Entre os produtos lácteos, também o iogurte se apresenta como um dos alimentos ricos em vitamina B12.

Por 100 gramas de iogurte magro sem gordura, encontram-se aproximadamente 0,53 mcg da vitamina em questão.

7. Cereais enriquecidos comer cereais na gravidez

Não sendo um produto alimentar que tenha, naturalmente, vitamina B12; a verdade é que, cada vez mais, por se tratarem de produtos enriquecidos, os cereais se apresentam como uma fonte desta vitamina e como uma boa opção para quem não consome produtos de origem animal.

Existem já, no mercado, vários cereais de pequeno-almoço enriquecidos com vitamina B12.

8. Ovo Introdução do ovo na alimentação do bebé

Os ovos são uma excelente opção para quem deseja ingerir vitamina B12. Além de serem uma fonte de proteínas, os ovos contêm, por cada 100 gramas de alimento, aproximadamente 2,8 mcg de vitamina B12.

Estes ovos poderão ser consumidos sob várias formas, sendo importante que a gestante recorde que, durante a gestação, é conveniente que o ovo coza na totalidade para evitar situações indesejadas, como a Salmonela.

9. Marisco 

Os mariscos são outra fonte de vitamina B12. Por cada 100 gramas de marisco, a gestante terá, em média, 14,5 mcg desta vitamina.

Tal como no caso dos ovos, é importante que a gestante tenha, no entanto, alguns cuidados com este tipo de alimento, sendo fundamental, para a sua segurança, que a carne do marisco esteja cozinhada na totalidade.

10. Derivados de soja enriquecidos 

Por fim, um dos alimentos ricos em vitamina B12 – ou, melhor dizendo, grupo de alimentos – são os derivados de soja enriquecidos.

Não contendo naturalmente esta vitamina, estes produtos são uma opção fantástica para a grávida vegetariana, permitindo uma ingestão de vitamina B12 que não implica o consumo de produtos animais.

Conhecia todas estas fontes de vitamina B12? Integra alguma delas na sua alimentação? Conte-nos a sua opinião sobre esta matéria.

Algumas fontes:  vidaativa maemequer  goodhousekeeping  dietitians  health  mudaomundo

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