in ,

Alimentação do bebé de 3 anos aos 4 anos

Alimentação do bebé de 3 anos

Alimentação do bebé de 3 anos aos 4 anos de idade

Os bebés crescem e, com eles, também as dúvidas as mamãs. A alimentação da criança é uma temática que parece sempre na ordem do dia. Sabe como deve ser a alimentação do bebé de 3 anos aos 4 anos?

Venha saber mais sobre esta questão com o Bebé a Bordo.

As questões com a alimentação e a nutrição começam na gestação e acompanham as mamãs na sua jornada pelo mundo da maternidade, fazendo com que estas questionem, a cada momento, qual a melhor forma de nutrir os seus filhos, para garantir a sua saúde e saciedade.

À medida que a criança cresce, passando da amamentação exclusiva para a diversificação alimentar, novas dúvidas começam a surgir. Torna-se necessário, então, estar atento à evolução da criança e perceber quais as necessidades alimentares para o bebé mediante a sua idade.

A alimentação do bebé de 1 ano não será a mesma que a alimentação do bebé de 2 anos nem a mesma que um bebé de 3 anos. Conheceras necessidades de nutrição mediante o estágio da vida da criança é fulcral para garantir que se conhecem os melhores ingredientes, dosagens e métodos para proceder a esta tarefa.

Sabe como deve ser a alimentação do bebé de 3 anos aos 4 anos? Então, hoje, é a isto mesmo que iremos descobrir.

Se quer descobrir connosco, não deixe de ler este artigo! Ele foi feito a pensar em si, para dar resposta a todas as suas questões sobre a alimentação do bebé de 3 anos.

1. Como deve ser a alimentação para bebé de 3 anos? Alimentação do bebé de 3 anos

A primeira coisa que deverá entender, no momento de fazer as escolhas alimentares do seu filho de 3 anos, é que, nesta idade os estômagos dos bebés são relativamente pequenos para o seu tamanho global e que estes se sentem saciados e enérgicos sem ingerirem grandes quantidades de comida.

Por esta razão, algumas mamãs preocupam-se que os seus filhos estejam a comer pouco quando, na verdade, as porções ingeridas são suficientes para a sua nutrição.

Assim sendo, quando falamos da alimentação do bebé de 3 anos, a qualidade dos produtos ingeridos e a garantia de que este faz uma alimentação saudável é, efetivamente, muito importante.

A escolha de alimentos nutritivos e salutares – ainda que ingeridos parcamente pela falta de apetite da criança – irá garantir que esta continua a crescer forte e saudável.

Nesta fase os pais deverão, então, ter em atenção quais as comidas a oferecer, bem como os horários e os locais onde estas serão servidas; deixando, no entanto, que a criança decida as quantidades ingeridas.

No caso de sentir, mesmo assim, que a criança não está a comer o suficiente, o melhor processo será consultar o pediatra do seu filho.

2. Comida para bebé de 3 anos: quais os principais ingredientes?

A alimentação do bebé de 3 anos será, já, muito diversificada, integrando alimentos de todos os setores da roda dos alimentos. A escolha de ingredientes diversificados e a aposta na variedade é muito importante para garantir a saúde da criança.

Pelos 3 anos de idade, a criança deverá ter acesso, a todos os grupos de alimentos:  as frutas e legumes; os grãos; os produtos lácteos, carne, peixe e ovos.

Nesta fase, caso ainda não o tenha feito, o bebé poderá deixar o leite de transição e começar a beber leite de vaca preferencialmente meio gordo.

Como ingerem pequenas porções de alimento, a aposta em alimentos altamente nutritivos (como frutos secos ou batata doce) é recomendada, sendo apenas importante que seja feito, previamente, o despiste das alergias.

Todas as comidas que integram a alimentação do bebé de 3 anos devem ser preparadas com pouco sal e açúcar, sendo ainda preferencial o uso de poucas gorduras (sendo que, para confeção, a melhor será o azeite).

Nesta fase, os alimentos açucarados e doces devem ainda constituir uma exceção e a água deverá ser a bebida por excelência, sendo oferecida a todas as refeições. Sumos, quando oferecidos, deverão ser dados à criança fora das refeições e não deverão ter gás.

Como deve ser a rotina de alimentação do bebé de 3 anos?

A rotina de alimentação do bebé de 3 anos deve incluir, diariamente, 3 refeições principais e entre 1 a 2 snacks diários. É preferencial que estas refeições sejam servidas sempre dentro do mesmo horário, uma vez que isto potencia hábitos alimentares mais saudáveis.

Não se assuste no caso de a criança demorar a comer e não a obrigue a comer mais do que esta deseja.

3. Como alimentar a criança partir dos 36 meses? Dicas de alimentação após 3 anos de vida

Entre as principais dicas de alimentação após os 3 anos de vida da criança encontramos:

– Estabelecimento de horários de refeições fixos e regulares;
– Integrar a criança no processo de preparação dos alimentos para que esta crie um sentido de ligação ao processo e se entusiasme com a alimentação;
– Criar um hábito familiar de alimentação saudável para ensinar o bebé a comer através da imitação de bons exemplos;
– Aposte na apresentação dos pratos;
– Permita que a criança coma ao seu ritmo e termine a refeição quando estiver saciada;
– Evite distrações na hora da refeição (como, por exemplo, televisões ligadas);
– Deixe que a criança crie novas capacidades, nomeadamente pelo uso de talheres.

Sabia tudo isto sobre a alimentação do bebé de 3 anos? Como alimentou o seu filho nesta idade? Conte quais os pratos que costumava confeccionar para este e partilhe a sua experiência com as restantes leitoras do Bebé a Bordo.

Algumas fontes: healthychildren superkidsnutrition healthlinkbc clinotavora.planetaclix unlockfood

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 0 / 5. Votos: 0

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Ana Sofia Calha

Ana Sofia Silva Calha nasceu em Leiria (Portugal) no ano 1980. Licenciada em Antropologia pela Universidade de Coimbra desde 2007 e Dietética pelo Politécnico de Leiria, sendo Nutricionista desde 2015.
Facebook - Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

GIPHY App Key not set. Please check settings

erros comuns na alimentação do bebé

10 erros comuns na alimentação do bebé

bebé comer melhor

10 dicas para o bebé comer melhor