Ácido fólico ajuda a engravidar mais rápido?

Sabemos a importância da vitamina B9 na gestação mas, será que o ácido fólico ajuda a engravidar mais rápido? Quais os benefícios do seu consumo antes da conceção?

Sabe as respostas a estas questões? Se quer descobrir todas as respostas, convidamos para que venha com o Bebé a Bordo descobrir se o ácido fólico ajuda a engravidar.

Ácido fólico na gravidez faz engordar?

O ácido fólico na gravidez cumpre um papel fundamental, na medida em que é um dos elementos essenciais para garantir o correto desenvolvimento do feto, nomeadamente a nível neuronal.

O consumo de alimentos ricos em ácido fólico é fundamental para garantir o correto decurso da gestação e para minorar a probabilidade de danos ou malformações ao nível do tubo neural da criança, sendo uma forma de prevenção de problemas tão severos como a anencefalia, a espinha bífida, a encefalocele ou mesmo o perecimento precoce do feto ou do bebé.

Apesar de todos os seus benefícios, as gestantes continuam a ter questões sobre o ácido fólico e o seu consumo.

Algumas mulheres temem que o consumo em excesso de ácido fólico na gestação possa acarretar riscos e, por isso, mantêm-se atentas aos seus sintomas.

Ainda assim, vale a pena ressaltar que esta situação é extremamente inusual, sendo que, para que tal aconteça, seria necessário que a dose recomendada fosse excedida em quatro vezes.

Além disto, a ideia de que o ácido fólico na gravidez faz engordar é também bastante comum entre as gestantes, embora os estudos realizados sobre a questão não sustentem a ideia.

Hoje, no entanto, recuamos um pouco mais para falar da vitamina B9. Queremos saber a importância desta vitamina, não para a gestante, mas para as tentantes (termo brasileiro que designa as mulheres que estão a tentar ser mamãs e que hoje adotamos).

Se quer saber se o ácido fólico ajuda a engravidar e conhecer as principais razões que incentivam o seu consumo pré-conceção, este é o artigo ideal para si.

1. O que é o ácido fólico? ácido fólico na gravidez

O ácido fólico, que é também conhecido pelo nome de vitamina B9, é uma vitamina solúvel, com vários benefícios para a saúde.

Entre outros aspetos, esta vitamina irá ajudar a transformar os alimentos em energia, proteger o sistema neuronal, ajudar na formação de células sanguíneas e de tecidos corporais.

Embora o seu consumo seja essencial em todos os momentos da vida, esta vitamina está grandemente associada à gestação, uma vez que o seu suplemento é, por norma, recomendado às mulheres grávidas para garantir o correto desenvolvimento do tubo neural do feto e a estabilidade da própria gestação.

2. Fora da gestação, quais os benefícios desta vitamina?

Além de, como já referimos, o ácido fólico ser um dos principais elementos para a formação neural do bebé, este apresenta vários benefícios. Estes benefícios, essenciais à vida em qualquer momento, são:

– Produção do neurotransmissor serotonina;
– Papel na prevenção de depressões;
– Melhoria global do sistema imunitário;
– Prevenção de problemas cutâneos;
– Fortalecimento do cabelo e das unhas;
– Prevenção de doenças cardiovasculares.

Além disto, encontra-se ainda em estudo o papel deste nutriente enquanto agente de prevenção de doenças cancerígenas.

3. Faz sentido a suplementação de ácido fólico se não estiver grávida?

Sim. O ácido fólico não serve apenas para dar às mulheres uma melhor hipótese de engravidar ou uma gravidez mais segura. Este nutriente é bastante importante ao longo da vida e a sua suplementação poderá adequar-se a si, mesmo que não esteja grávida.

Falar com um especialista de saúde sobre esta questão será a melhor forma de saber como integrar o ácido fólico na sua rotina diária, através de alimentos e/ou de suplementação.

4. O ácido fólico ajuda a engravidar mais rápido?

Sim! O consumo de ácido fólico ajuda a engravidar, na medida em que promove a fertilidade.

Por norma, em situações nas quais as mulheres procuram um especialista de saúde quando estão a tentar ser mães, é-lhes recomendado que iniciem a toma de suplementos de ácido fólico pelo menos 3 meses antes da conceção.

Os estudos reforçam que o ácido fólico ajuda a engravidar?

Sim! Os estudos indicam, efetivamente, que o ácido fólico ajuda a engravidar.

Um dos primeiros e mais completos estudos sobre esta questão analisou 18 mil mulheres e concluiu que aquelas que tomavam suplementos de ácido fólico com regularidade apresentavam um risco 40% menor de sofrerem de problemas relacionados com a produção de óvulos, sendo que esta é uma das principais causas da infertilidade feminina.

Ao aumentar a fertilidade, o consumo de ácido fólico aumenta, por isso, a probabilidade de engravidar, ajudando a conceber mais depressa e a viver uma gravidez mais segura e saudável.

Este consumo deve ser exclusivo das mulheres?

Não. Os homens também têm necessidade de ingestão desta vitamina, sendo que, no que diz respeito à questão que nos ocupa – se o ácido fólico ajuda a engravidar – este consumo terá também um papel.

Estudos realizados demonstraram que o ácido fólico ajuda a engravidar também por promover a fertilidade masculina, ao melhorar a qualidade do esperma. Este nutriente, fundamental para a divisão celular e para a síntese do ADN, está associado a um esperma mais saudável, com uma maior contagem de espermatozóides.

Além disso, o défice deste nutriente tem demonstrado, nas pesquisas efetuadas, uma relação com a instabilidade do ADN no sémen.

Sabia que o consumo de ácido fólico ajuda a engravidar? Tomou esta vitamina (ou ingeriu alimentos que a contenham) antes de ficar grávida? Conte a sua experiência pessoal às restantes leitoras do Bebé a Bordo.

Algumas fontes: dailymail medicaldaily minhavida ncbi.nlm.nih theadventurouswriter parents verywellfamily 

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo