in ,

Chá vermelho na gravidez: é seguro ou oferece riscos?

Chá vermelho na gravidez

O chá vermelho na gravidez levanta inúmeras questões. Tratando-se de um chá com cafeína na sua composição, as futuras mamãs não sabem se este consumo oferece riscos ou se é seguro.

Se também tem esta dúvida, venha esclarecê-la com o Bebé a Bordo. Fique a saber se o chá vermelho na gravidez é seguro ou se há algum risco associado ao seu consumo. 

Os chás para a gestante e os chás para bebés levantam sempre muitas questões no que diz respeito à segurança. A verdade é que nem todas as ervas são seguras para as mulheres grávidas e para a primeira infância, havendo componentes e propriedades que podem apresentar efeitos adversos e perigosos. 

A consciência quanto aos malefícios e efeitos secundários de algumas ervas é, por isso, o que faz as mães questionar o papel e a segurança de alguns chás. Saber se a grávida pode beber chá de rooibos ou se o chá de menta é seguro na gestação é muito importante para estas mulheres. 

Enquanto que algumas infusões podem ajudar a melhorar os desconfortos mais comuns na gravidez, outros podem ter efeitos nocivos e levar, até, a situações como o aborto espontâneo. 

Rico em cafeína, o Pu-erh é um destes chás. Embora os benefícios do chá vermelho sejam muitos, a verdade é que existem dúvidas sobre se este pode ou não fazer parte da dieta da gestante. 

Se também quer saber se o chá vermelho na gravidez é seguro ou oferece algum risco, este é o artigo certo para si. 

Chá vermelho na gravidez

1. O que é o chá vermelho?

O chá vermelho, também conhecido como Pu-erh, é o único chá que passa por um processo de fermentação. Proveniente da China, este é considerado um chá medicinal e carateriza-se, justamente, pelo processo de maturação e fermentação das folhas após as colheitas. 

Descrito como um chá pós-fermentado, este ganhou o seu nome devido à provincia cantonesa da qual provém (Pu’er). 

A atuação dos fungos e bactérias sobre as folhas deste chá, durante o processo de fermentação, alteram a sua composição química e fazem com que o seu sabor seja distinto dos demais chás que conhecemos. (1

Quais as propriedades do chá vermelho?

Entre as várias propriedades do chá vermelho, são particularmente aclamadas as seguintes: (2

– Propriedade adelgaçante; 
– Propriedade digestiva; 
– Propriedade desintoxicante; 
– Propriedade diurética; 
– Propriedade antioxidante; 
– Propriedade antidepressiva; 
– Propriedade depurativa. 

2. O chá vermelho na gravidez é seguro ou oferece riscos?

Usualmente, o chá vermelho é muito recomendado, não sendo usual que ofereça quaisquer riscos. Ainda assim, este chá é rico em cafeína e, por isso, é usualmente recomendada cautela no seu consumo por parte de pessoas que sofram de hipertensão arterial, que estejam grávidas ou que se encontrem a amamentar. 

Mesmo que a restante composição do chá não ofereça riscos para o bebé ou para a mãe, o facto de o processo de amadurecimento deste chá eleva o seu teor de cafeína, o que faz com que, se consumido em grandes quantidades, este chá possa tornar-se perigoso para a gestação. (3

Os estudos realizados em torno do consumo de cafeína na gestação indicam que esta pode gerar situações como a indução precoce do trabalho de parto, o aborto espontâneo e ainda baixo peso do bebé no nascimento ou malformações congénitas.

Assim, o chá vermelho na gravidez deverá ser consumido com cautela e moderação. É ainda de evitar o consumo deste chá a par com o consumo de toranja, já que este fruto pode aumentar mais os índices de cafeína absorvidos pela mamã. 

A gestante pode beber chá vermelho?

A gestante não terá de cortar totalmente o consumo de chá vermelho mas, como referimos, a presença da cafeína neste chá faz com que a moderação seja prioritária. 

Durante a gravidez, se a futura mamã está habituada a consumir chá vermelho, é recomendável que a dosagem habitual do chá seja reduzida. 

Em pequenas quantidades, no entanto, estes chá poderá ajudar a gestante, promovendo o alívio de sintomas como a azia, a obstipação na gravidez e as náuseas . 

Em dosagens regradas, a gestante poderá aproveitar os benefícios deste chá sem sofrer as suas reações adversas. 

3. Como é feita a preparação do chá vermelho?

Para preparar 1 litro desta infusão, deve utilizar o equivalente a 10 gramas de folhas de chá vermelho. 

O chá vermelho deve ser preparado com a água quente (ainda não fervente). Para tal, deve aguardar que se vejam as primeiras bolhas no fundo do bule (ou medir a temperatura até esta atingir os 88º). A esta temperatura a água estará no ponto ideal para garantir a conservação de toras as propriedades do chá. (4

Desligue o fogo e coloque a erva na água, deixando-a abafar durante 3 ou 4 minutos. 
Usualmente, se o tempo de infusão for maior, o chá tenderá a ganhar um travo amargo. 

Bebeu chá vermelho durante a gravidez? Notou algum efeito nocivo? E positivo? Conte a sua experiência às restantes mamãs do Bebé a Bordo. 

Poderá ter interesse também em:

Grávida pode comer hortelã, e tomar chá de hortelã?

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 0 / 5. Votos: 0

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Bebé a Bordo

Saiba mais sobre maternidade, gravidez, bebé e desenvolvimento infantil, com os nossos artigos. Traga o bebé a bordo e veja o que preparamos para si!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Grávida pode tomar chá de rooibos

Grávida pode tomar chá de rooibos, quais as vantagens desta infusão

Chá de arruda na gravidez, será perigoso?

Chá de arruda na gravidez, será perigoso?