in ,

Grávida pode comer hortelã, e tomar chá de hortelã?

Gravida pode comer hortelã

A hortelã e o chá de hortelã são motivo de debate entre as mamãs e as futuras mamãs. Estas querem saber se este consumo é seguro e de que forma pode afetar a gestação. Saiba se a grávida pode comer hortelã ou beber chá de hortelã.

Dúvidas alimentares são muito comuns durante a gestação.

Dos alimentos mais comuns, às ervas aromáticas, passando pelos sumos e os chás, são muitas as questões que se acumulam e que assomam a gestante, cujo objetivo é sempre o de se alimentar de forma a promover o correto desenvolvimento do seu bebé.

Nestes meandros, uma das ervas que gera discórdia é a hortelã.

Esta folha aromática, muito usada como forma de tempero, em sobremesas ou para fazer chá de hortelã, deixa, no ar, algumas nuances de medo, havendo informação diversa e contraditória quanto ao seu consumo durante a gravidez.

Esta problemática leva-nos, por isso, a dois caminhos distintos. Primeiramente, queremos, neste artigo, esclarecer se a grávida pode comer hortelã e pratos à base desta.

Além disto, entrando na temática dos chás – como anteriormente fizemos com o chá verde ou o chá de gengibre, queremos perceber se o chá de hortelã é seguro para as gestantes.

Acompanhe-nos para saber mais sobre este ingrediente e perceber se a grávida pode comer hortelã ou beber a sua infusão.

hortelã

1. A hortelã

A hortelã-pimenta, frequentemente conhecida apenas pelo primeiro nome – é uma erva aromática com algumas caraterísticas medicinais.

Indigestão, flatulência, cãibras, ansiedade, insónia ou mau hálito contam-se entre os problemas cujo tratamento esta planta promove.

Muito usada para fazer infusões, esta é a origem do chá de hortelã, um dos sabores favoritos dos apreciadores deste tipo de bebida.

O chá de hortelã é usado, frequentemente, no alívio dos problemas gástricos, na melhoria do sistema digestivo, no tratamento de febres e náuseas ou no reforço do sistema imunológico.

Esta erva é ainda uma grande aliada de quem faz dieta, ajudando, de forma natural, a promover a perda de peso.

2. Grávida pode comer hortelã?

Apesar das suas múltiplas propriedades, o consumo desta planta pelas gestantes é uma das questões mais recorrentes das futuras mamãs.

Por um lado, como facilmente se percebe perante as propriedades da planta, o consumo desta durante a gravidez pareceria ter um potencial muito positivo na saúde e bem-estar da mulher grávida.

Além disso, os seus usos culinários são diversificados e incluem-se nos hábitos alimentares de muitas pessoas.

No que respeita a esta erva, a verdade é que o seu consumo costuma ser desaconselhado pelos profissionais de saúde.

Ainda assim, as opiniões dividem-se devido à falta de estudos científicos que comprovem o papel do consumo desta folha – em saladas, sobremesas ou sumos, por exemplo – durante a gravidez.

3. Grávida pode tomar chá de hortelã?

O chá de hortelã representa, sem dúvida, uma das questões mais frequentes das gestantes. A razão para que assim seja diz respeito à perpetuação da ideia de que este pode ter efeitos muito nocivos para a gravidez, incluindo o aborto.

Embora assim seja, nesta questão, os profissionais discordam e surgem vozes a favor do consumo deste chá, que terá, segundo referem, propriedades bastante positivas no alívio de sintomas gestacionais; e vozes discordantes que defendem que, embora se trate de uma infusão natural, este pode causar o relaxamento uterino, provocando o aborto, principalmente quando consumido nos primeiros meses de gestação.

A esta noção, somam ainda o potencial para que o seu consumo provoque azia na mamã ou eventuais deformações no feto.

Algumas vozes defendem ainda que, após o nascimento do bebé, este chá pode ser responsável pela redução na produção do leite materno.

4. Agir perante as vozes discordantes

No caso da hortelã, o mais correto a pensar é que esta pode ser uma forte aliada da gestante ou uma forte inimiga.

Perante esta ideia, a forma mais correta de ação, caso a gestante deseje fortemente consumir hortelã, será apostar num consumo moderado e esporádico da erva.

Desde que o seu consumo não seja exagerado, é improvável que a hortelã prejudique a gestação.

Ainda assim, e considerando os avisos e reticências em torno da questão, antes de assumir que a grávida pode comer hortelã ou beber chá de hortelã, o mais indicado será falar com o médico sobre esta questão e seguir o seu aconselhamento.

Este irá aconselhar a gestante considerando as suas necessidades particulares.

Acredita que a grávida pode comer hortelã? Conhecia o debate em torno desta questão? Optou por comer esta erva ou por beber chá de hortelã durante a gestação? Conte-nos tudo sobre a sua experiência pessoal.

Algumas fontes: saudemelhor  melhorcomsaude drweil saudenoclique  sulla-salute gestacaobebe

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 0 / 5. Votos: 0

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Ana Sofia Calha

Ana Sofia Silva Calha nasceu em Leiria (Portugal) no ano 1980. Licenciada em Antropologia pela Universidade de Coimbra desde 2007 e Dietética pelo Politécnico de Leiria, sendo Nutricionista desde 2015.
Facebook - Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

pêssego na gestação

Vantagens de comer pêssego na gestação

Grávida pode comer ananás

Grávida pode comer ananás