in ,

Comer gelados na gravidez

comer gelados na gravidez

Gelados na gravidez, posso comer?

Durante a gravidez a preocupação com uma alimentação saudável junta-se, frequentemente, ao antagónico desejo de atacar as melhores e mais gulosas iguarias.

Estes desejos gestacionais são muito comuns e, se há relatos de mamãs que queriam ardentemente fruta ou carne, existem outros de gestantes cujo pensamento pedia apenas doces ou salgadinhos.

Não existe, claro, nenhuma norma para o apetite da gestante… mas podemos concordar que, principalmente nos meses mais quentes, grávidas ou não, um gelado sabe sempre bem!

Claro que, durante a gestação, não se come o dito gelado com a mesma leveza de espírito.

Subitamente, temos medo.

Medo de que aquele alimento, tão saboroso e satisfatório, possa, de alguma forma, afetar de forma negativa a nossa saúde ou o desenvolvimento do nosso bebé.

Com o verão mesmo, mesmo a chegar, é sobre esta temática que nos debruçaremos, para que saiba se pode ou não ceder ao desejo e comer gelados na gravidez.

Acompanhe-nos para saber tudo sobre esta deliciosa questão.

comer gelados na gravidez

1. Comer gelados na gravidez: as desvantagens

No momento de avançar para a concretização daquele voraz desejo por gelado, existem alguns pormenores a ter em conta.

Antes de mais, deve considerar que o gelado, tratando-se de uma sobremesa doce, é, por norma, bastante calórico e rico em açúcares.

Desta forma, o seu consumo deverá sempre ser moderado, para evitar ganhar peso a mais ou incentivar o aparecimento de doenças indesejadas, como os diabetes gestacionais.

Além disso, em alguns tipos de gelado podem ser encontradas bactérias nocivas para si e para a sua gestação, tema que retomaremos mais à frente, quando explorarmos os vários tipos de gelado.

Durante a gestação existem ainda casos, embora o índice de ocorrência não seja significativo, nos quais as futuras mamãs experienciam uma intolerância à lactose.

Esta situação deve também ser verificada antes de avançar para o consumo do desejado gelado, uma vez que muitos destes produtos são feitos à base de leite.

A consulta do seu médico antes de avançar para o consumo desta sobremesa fria será a melhor forma de o fazer sem preocupações de maior.

2. As vantagens do consumo de gelados na gestação

Claro que, como quase tudo o que diz respeito à nutrição, os gelados têm, também, um lado mais “doce”.

Isto é, têm algumas vantagens que apelam às futuras mamãs e que, a par com o sabor, incentivam ao seu consumo.

Estudos clínicos recentes demonstram que o consumo de gelados pode agir sobre as náuseas gestacionais, contribuindo para a sua redução.

Segundo os dados do estudo, na amostra escolhida e recorrendo ao consumo de gelados de fruta, sem açúcar ou conservantes, assistiu-se a uma redução de 7,1 para 4,3 dos enjoos (sendo a escala usada de 1 a 10).

Apesar destes resultados, é necessário considerar que nem todos os gelados são feitos apenas com ingredientes naturais.

Assim, mais do que decidir se pode ou não comer o gelado que tanto lhe apetece, importa que saiba qual o melhor gelado a escolher.

3. Tipos de gelados e melhores escolhas durante a gestação

Quando lhe apetecer um gelado é provável que lhe venha à mente “aquele” gelado em particular.

É, por isso, importante que saiba se esse gelado específico pode ou não ter efeitos negativos na sua saúde e no desenvolvimento do seu bebé.

Conhecer os tipos de gelado e os problemas que podem ter associados ao seu consumo será muito importante para tomar uma decisão quanto ao que deve comer e o que deve evitar.

3.1 – Gelados de leite embalados

– Estes são os gelados mais comuns e vulgares de todos e pode encontrá-los com relativa facilidade em qualquer loja ou supermercado, na secção dos congelados.

Por incrível que possa parecer, uma vez que são os produtos mais processados e com maior quantidade de conservantes, a verdade é que esta é uma das opções mais seguras que pode fazer durante a gestação.

Sendo produtos altamente processados, estes são feitos a partir de leite e ovos pasteurizados, o que elimina o risco de intoxicação alimentar pela presença das bactérias de salmonela.

Continuando a ser produtos altamente calóricos, ricos em açúcares e que contém conservantes (e por vezes também corantes) não convém, por isso, que abuse do seu consumo mas pode comer destes gelados com relativa confiança.

Recomendamos que opte por marcas mais conhecidas e de renome, uma vez que estas passam por um controlo de qualidade mais exaustivo.

E, quando comer uma bola de gelado, por que não usar, como topping, alguns frutos secos ou sementes de chia?! Uma opção saudável e nutritiva.

3.2 – Gelados de leite de máquina

– Não são muito comuns em Portugal, embora também existam mas têm alguma fama em países mais quentes, como o Brasil.

Os gelados de máquina, tipicamente conhecidos como soft ice ou “Sunday”, tornam-se um pouco mais perigosos uma vez que a bactéria Listeria Monocytogenes encontra, nestes ambientes, o local ideal para se desenvolver.

Este tipo de gelado é muitas vezes servido em máquinas de self-service de grandes superfícies ou em roulottes e deve ser evitado durante a gestação, uma vez que a bactéria Listeria pode afetar o feto, a placenta e o líquido amniótico, provocando infeções.

Em casos mais extremos, esta infeção pode levar à meningite e infeções respiratórias no recém-nascido ou, em casos mais severos, pode ter efeitos abortivos.

3.3. – Gelados de leite caseiros

– Este será o tipo mais perigoso de gelado para consumir durante a gestação, uma vez que a grande maioria das receitas de gelados caseiros implica o uso de ovos crus para a sua confeção.

Ao usar ovos crus, ainda que use apenas a clara batida (o que é frequente nas receitas de gelado), está a arriscar encontrar a bactéria Salmonella, que poderá provocar graves infeções na mamã e no bebé.

Se o desejo por este tipo de gelado for muito intenso e quiser mesmo comer gelado caseiro, a recomendação é para que procure uma receita vegan de gelado (sem ovos) ou que encontre um substituto para este ingrediente, devidamente pasteurizado e seguro.

3.4. – Gelados de água caseiros

– Os gelados de água, ou sorvetes, podem ser uma boa alternativa.

Para tornar esta opção ainda mais segura e melhor para a saúde, poderá apostar num sumo caseiro, sem adição de açúcar e colocá-lo no congelador.

Será uma opção saudável, nutritiva e saborosa.

Comeu gelados na gravidez? Qual foi a sua opção? Não deixe de nos contar como saciou o seu desejo por esta sobremesa fria.

Poderá ter interesse também em:

–  Grávida pode beber chá de gengibre?

–  Chá de limão na gravidez, posso tomar?

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 0 / 5. Votos: 0

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Ana Sofia Calha

Ana Sofia Silva Calha nasceu em Leiria (Portugal) no ano 1980. Licenciada em Antropologia pela Universidade de Coimbra desde 2007 e Dietética pelo Politécnico de Leiria, sendo Nutricionista desde 2015.
Facebook - Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

2 Comments

linhaça e gravidez

Linhaça e gravidez

Pipocas na gravidez

Pipocas na gravidez, come quando está grávida?