in ,

6 bebidas a evitar na gravidez, bebe alguma?

Bebidas a evitar na gravidez

Bebidas a evitar na gravidez

Durante a gravidez a alimentação tem um papel central e é uma preocupação constante da gestante.

As futuras mamãs procuram descobrir o que podem ou não comer e beber durante esta fase e quais os alimentos que farão melhor à sua saúde e ao desenvolvimento do bebé. Saiba quais as bebidas a evitar na gravidez.

Ao longo da gestação, muitas gestantes acautelam-se no que respeita aos alimentos e bebidas ingeridos, sabendo que, durante esta fase, a sua saúde e o desenvolvimento da criança depende das suas escolhas.

Embora a informação esteja, nos dias de hoje, presente e acessível em diversas plataformas, a verdade é que há vários mitos que se perpetuam e que, por isso mesmo, o conteúdo encontrado é muitas vezes ambíguo ou mesmo contraditório.

Bebidas como a água de coco, o chá verde, a água com gás ou a cerveja sem álcool geram questões entre as futuras mamãs que querem saber quais são seguros e quais poderão ter um efeito nocivo, devendo ser evitados.

Hoje, é sobre esta questão que nos iremos debruçar, para lhe apresentarmos seis bebidas que deve evitar durante a gestação e as razões pelas quais estas poderão ser nocivas para si e para o seu filho.

Acompanhe-nos para conhecer as bebidas a evitar nesta fase da sua vida.

Bebidas a evitar na gravidez

1. Bebidas a evitar na gravidez – Bebidas alcoólicas

Sem dúvida que, entre a informação mais difundida, se encontra a “proibição” do consumo de álcool durante a gestação.

O fenómeno conhecido como síndrome alcoólico fetal é real e pode fazer com que, no futuro, o bebé possa apresentar deficiências físicas e mentais (como crescimento irregular ou atrasos psicomotores).

Embora a gestante deva afastar-se das bebidas alcoólicas a todo o custo, sendo esta uma das 6 bebidas a evitar na gravidez, ocasionalmente e com moderação, não há provas concretas que que um eventual copo de vinho possa ferir o bebé.

Este consumo no entanto deverá ser altamente esporádico e moderado.

Ainda assim, por uma questão de precaução, se tal for possível, a futura mamã deverá deixar completamente o consumo deste tipo de bebida durante a gravidez.

De recordar que, além dos problemas que pode causar no feto, o consumo de álcool na gravidez está ainda associado ao aborto e ao parto prematuro.

2. Café

O café aparece também no topo da lista, entre as 6 bebidas a evitar na gravidez. Esta bebida, altamente social e muitíssimo aclamada, deverá ser reduzida ao mínimo possível ou, caso consiga fazê-lo, mesmo retirada da sua alimentação.

Segundo os estudos realizados, embora pequenas quantidades de cafeína não mostrem impacto negativo, quando em quantidades elevadas, esta componente pode fazer com que a mamã e o feto sofram inúmeras complicações.

Tratando-se de um estimulante, esta bebida pode contribuir para acelerar o ritmo cardíaco da mamã e aumentar a sua pressão arterial, sendo ainda possível que, quando consumida em grandes quantidades, leve ao aborto.

Além disto, ainda que na sua versão descafeinada, esta bebida pode ser responsável pela absorção insuficiente de ferro e, como tal, pelo aparecimento de anemias gestacionais.

3. Refrigerantes

Entre as 6 bebidas a evitar na gravidez encontram-se, também, os refrigerantes. Usualmente possuindo uma elevada quantidade de açúcares, esta bebida contribui para o aumento de peso e para a diabetes gestacional.

Além disto, os refrigerantes com gás podem causar dores abdominais ou desconforto, causando flatulência na gestante e agravando situações de obstipação. O seu consumo está ainda associado ao aumento de acidez estomacal, o que leva à sensação de azia.

Por fim, estas bebidas estão associadas à retenção de líquidos, podendo agravar uma realidade que, infelizmente, faz já parte da realidade da gestante.

O refrigerante faz mal na gravidez porque causa desconforto abdominal, contribui para o aumento de peso e pode provocar retenção de líquidos.

De referir ainda que alguns refrigerantes (como as colas) contêm cafeína na sua composição, podendo causar problemas idênticos aos do consumo de café.

4. Chá de canela

Durante a gestação, os chás devem ser escolhidos com muito cuidado já que, enquanto que algumas infusões são adequadas e até recomendadas à gestante, outras entram na lista das 6 bebidas a evitar na gravidez.

É o caso do chá de canela, um chá associado a consequências abortivas e também à estimulação e contração de músculos uterinos.

Ao promover as contrações na gestante, o chá de canela pode fazer com que se dê um aborto espontâneo ou um parto prematuro.

5. Bebidas “light”

Pode parecer que, perante os efeitos nocivos associados ao consumo de bebidas ricas em açúcar, o melhor para a gestante seja beber bebidas “light”. Esta ideia, no entanto, não podia estar mais errada!

O consumo de bebidas “light” entra para o top das 6 bebidas a evitar na gravidez. Na verdade, embora tragam consigo a promessa de serem menos calóricos, a verdade é que estes alimentos contam, para manterem o sabor agradável, adoçantes artificiais.

O consumo deste tipo de produto está associado à má formação do feto, uma vez que a sua componente adoçante atravessa a placenta e chega ao bebé em formação.

Assim, embora a mamã possa estar a consumir menos calorias, o consumo destas bebidas torna-se muito perigoso para a gestação.

6. Bebidas não pasteurizadas

Leite ou sumos não pasteurizados são outras das 6 bebidas a evitar na gravidez. O consumo destas bebidas deve ser evitado uma vez que, nestes, existem bactérias que podem ser altamente nocivas para a mãe e para o feto.

Ao atravessar a placenta, esta bactéria pode ser responsável por atrasos no desenvolvimento neurológico do bebé.

Assim, durante o período da gestação, a futura mamã deve evitar todos os produtos do dia, ou que não indiquem, na embalagem, que foram pasteurizados.

Estas são 6 bebidas a evitar na gravidez. Consome alguma? Sabia que havia efeitos nocivos associados à mesma? Fale sobre este tópico e leia o que as outras mamãs têm a dizer sobre o assunto.

Algumas fontes: famivita thedailymeal  healthxchange

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 0 / 5. Votos: 0

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Ana Sofia Calha

Ana Sofia Silva Calha nasceu em Leiria (Portugal) no ano 1980. Licenciada em Antropologia pela Universidade de Coimbra desde 2007 e Dietética pelo Politécnico de Leiria, sendo Nutricionista desde 2015.
Facebook - Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Pano de grávida

O que é o “Pano de grávida”, tem tratamento?

Amamentar e trabalhar

Amamentar e trabalhar, como o fazer?