Lanches na gravidez, ricos em vitaminas
Durante a gestação, a nutrição desempenha um papel verdadeiramente fulcral e, para garantir o cumprimento das suas necessidades, a gestante precisa de ter particular atenção às suas escolhas. Sabe quais os lanches na gravidez que mais irão contribuir para suprir as suas necessidades vitamínicas?
Então, venha conhecê-los com o Bebé a Bordo.
Os meses de gestação e as preocupações nutricionais das mulheres durante esta fase das suas vidas são uma oportunidade única para que uma gestante se transforme numa verdadeira mamã chef.
Dos pequenos-almoços cheios de energia, aos almoços saudáveis, passando pelos lanches ricos em vitaminas… todas estas refeições são uma oportunidade para criar um cardápio equilibrado e que cumpra as suas necessidades.
Sabendo como é importante que se alimente bem ao longo do dia e que forneça ao seu organismo todas as vitaminas essenciais para o seu bem-estar e o bom desenvolvimento do bebé, debruçámo-nos, hoje, sobre os melhores lanches na gravidez.
Se encontrar as opções que melhor darão resposta às suas necessidades alimentares, entre as principais refeições e quer saber quais serão os melhores aliados na satisfação simultânea dos seus desejos, da sua fome e das suas necessidades vitamínicas, este artigo foi feito a pensar em si.
Venha com o Bebé a Bordo conhecer 7 lanches na gravidez que são saborosos, saudáveis e ricos em vitaminas.
1. Lanches na gravidez: Batidos de fruta
Quando surge a fome entre refeições, principalmente nos dias de calor, uma boa opção será fazer um batido de frutas.
Rico em cálcio, magnésio, potássio e em vitaminas, este servirá para saciar a sua fome, ao mesmo tempo que lhe fornece os nutrientes essenciais.
A base do seu batido poderá ser o leite ou o iogurte natural e o ideal será que lhe acrescente frutas como a banana, a maçã, a pêra, os morangos ou outros frutos vermelhos, ricos em anti – oxidantes.
Se quiser, pode ainda acrescentar legumes como os de folha verde escura, impulsionando a sua componente vitamínica e aumentando o aporte de ferro bem como a quantidade de fibras.
Uma boa opção para também será adicionar a estes batidos flocos de aveia e aí terá um bom e nutritivo lanche.
Este alimento será uma excelente forma de consumir, ainda, nutrientes como o ferro, o magnésio, o potássio, o ómega-3 e o selénio.
Pode ainda adicionar tomate ou alface (ou ambos), e enriquecer ainda mais este lanche em vitaminas.
2. Sandes integral com atum
O pão integral será uma boa forma de incluir as fibras na sua alimentação e o atum é, sem dúvida, uma fonte fantástica de vitamina B3, B6 e B12.
Este alimento será uma excelente forma de consumir, ainda, nutrientes como o ferro, o magnésio, o potássio, o ómega-3 e o selénio.
3. Guacamole com tortilhas integrais
Este é um dos lanches na gravidez que agradará, com certeza, às amantes de comidas do mundo.
De inspiração mexicana, este prato é uma excelente forma de vitamina B, que ajudará a evitar malformações durante a gestação.
O abacate é, ainda, um alimento rico em proteína e ferro, o que torna o guacamole uma opção muito interessante para a gestante.
Recomenda-se às futuras mamãs que optem por tortilhas feitas no forno, em vez das variantes fritas.
4. Lanches na gravidez: Iogurte natural com mel, sementes e frutas
A quantidade e tipo de vitaminas presentes neste lanche vai depender dos ingredientes que escolha misturar no iogurte. Ainda assim, a verdade é que terá sempre, neste lanche nutritivo, uma opção rica em vitaminas, proteínas e fibras.
Recomendamos que junte opções como os morangos, o pêssego, a maçã, as nozes, as sementes de linhaça, as sementes de chia ou as passas.
5. Mistura de frutos secos
Para pequenos lanches na gravidez, em estilo de snack, a gestante poderá optar por uma mistura de frutos secos que inclua as amêndoas, as nozes, as avelãs e o caju.
Estas misturas serão excelentes fontes de vitaminas B1, B2, B5, B6, B9 e ainda de vitamina E.
Além disso, este lanche dará ainda à gestante outros nutrientes essenciais como o zinco, o fósforo e o magnésio.
6. Snack de manteiga de amendoim com maçã e bolachas de água e sal
Este é um lanche inusual mas variado e que combina dois grupos alimentares essenciais.
Aqui, a gestante terá proteínas, vitaminas, fibras e gorduras saudáveis. Esta opção será ainda mais saudável caso a gestante opte por fazer a sua própria manteiga de amendoim em casa.
7. Lanches na gravidez: Fruta com chocolate
É, provavelmente, uma das opções que não imaginou para o seu lanche… mas porque não?
O chocolate ajuda a reduzir o risco de pré-eclâmpsia e a sua ligação com as vitaminas da fruta faz deste lanche uma opção saudável (desde que o seu consumo seja moderado).
O melhor chocolate para a gestante será o chocolate negro, já que este tem menos gordura, e como tem mais cacau e menos açúcar torna-se uma opção mais saudável.
Algum destes lanches na gravidez fazia parte do seu cardápio? Quais foram as suas opções? Conte-nos tudo e ajude outras mamãs nas suas escolhas alimentares.
Algumas fontes: healthymummy babycenter webmd nutrimae bebemamae
GIPHY App Key not set. Please check settings