Quando trocar as tetinas do biberão, cuidando do bebé
A gravidez é uma fase da vida feminina recheada de dúvidas e questões.
Quando o bebé nasce, mudam as perguntas… mas os medos e as interrogações continuam a surgir.
Não se assuste! É natural! Principalmente as mulheres que são mães pela primeira vez, deparam-se com um mundo de decisões com as quais, anteriormente, nunca tinham precisado de lidar.
O momento de dar de mamar ao seu filho é um desses momentos.
Da amamentação à escolha do biberão e da tetina, passando por questões como esterilizar os biberões ou como fazer para garantir a correta alimentação do bebé, todos os momentos são passíveis de a fazerem questionar-se.
Nunca sinta vergonha de fazer perguntas!
Saber mais sobre uma temática é o primeiro passo para garantir uma ação correta.
É por isso mesmo que, neste artigo, nos voltamos para uma das questões mais frequentes entre as mamãs: quando trocar as tetinas do biberão?
Acompanhe-nos para saber tudo o que precisa sobre o momento certo para fazer esta troca, considerando a qualidade da tetina, os materiais que a compõe e o crescimento do seu filhote.
1. Todas diferentes, todas iguais
Neste caso, iguais são as questões… diferentes, as tetinas.
A questão é una: saber quando trocar as tetinas do biberão.
Estas podem ter diferentes formas, diferentes fluxos e diferentes materiais.
O silicone e o látex são os materiais mais comuns nas tetinas dos biberões.
Embora, pela sua forma, pareçam bastante semelhantes, estas são bastante diferentes no que respeita à durabilidade.
As tetinas de silicone são compostas por uma espécie de material plástico, têm uma qualidade elevada e tendem a ser altamente resistentes à temperatura.
Estas são fabulosas para desinfetar através de fervura e não costumam ficar danificadas perante exposição solar ou presença de gorduras.
Apesar disto, tratando-se de um material mais rígido mas ainda muito maleável, este tipo de tetina adquire rasgões com relativa facilidade.
Deve, por isso, ser trocada assim que se detete qualquer tipo de corte na sua superfície.
Por outro lado, as tetinas de látex, tratam-se de um material mais fino e elástico, muitas vezes apreciado pelo bebé pela sua textura natural.
São resistentes a cortes e rasgões mas envelhecem mais perante o contacto com gorduras e são menos resistentes à temperatura.
Estas devem ser trocadas assim que note, nas mesmas, algum sinal de estarem pegajosas.
No máximo, deve usar a mesma tetina durante um mês, procedendo à troca da mesma.
2. À medida que ele cresce
O envelhecimento da tetina do biberão não é o único motivo que deve levar à sua troca. O formato das tetinas pode ser inclinado, arredondado e alongado.
Por norma, os bebés fazem a sua própria escolha, ao adaptarem-se melhor a uns do que aos outros.
Ainda assim, à medida que ele cresce e independentemente do material e forma da tetina, é natural que note a necessidade de troca da tetina para ter uma melhor resposta no que se refere ao fluxo de leite que esta deixa passar.
Por norma, o orifício das tetinas para bebés mais pequenos é menor, deixando passar uma menor quantidade de alimento de cada vez.
A quantidade de alimento e a sofreguidão do aleitamento aumentarão à medida que o seu bebé for crescendo.
Assim, se notar que o fluxo da tetina já não acompanha a necessidade do seu filho, deve trocá-la por outra, que tenha um fluxo maior.
Isto tornará a mamada mais eficiente e não deixará que o bebé sinta a frustração de não receber o leite com a velocidade pretendida.
3. Os riscos de não trocar as tetinas
Saber quando trocar as tetinas do biberão é muito importante uma vez que esta informação irá fazer com que não utilize a tetina errada para o seu filho nem uma que se encontre em mau estado.
Lembre-se sempre de que tetinas velhas e gastas podem ser uma fonte de bactérias e que estas podem ter impactos muito negativos na saúde do seu filho, nomeadamente ao nível gastrointestinal.
Qual foi o tipo de tetina que usou para o seu filho? Quando fazia a troca da mesma?
Não deixe de nos contar tudo sobre a sua experiência.
GIPHY App Key not set. Please check settings