Consumir manga durante a gravidez, porque é bom?

Consumir manga durante a gravidez: será que é seguro? Haverá algum risco? E quais os benefícios? Estas são algumas das perguntas que as futuras mamãs colocam sobre comer manga na gravidez.

Leia o artigo para encontrar todas as respostas.

A viagem da mulher grávida pelas estradas da aventura que é a maternidade, faz-se a par com a busca pelo conhecimento constante.

Ser mãe é, pois, também querer saber mais, seja sobre si e o seu corpo; sobre o desenvolvimento do bebé ou sobre as formas como os alimentos presentes no prato podem ajudá-la no processo de garantir a saúde e o bem-estar de ambos.

Na jornada da nutrição, a mamã descobrirá algumas frutas essenciais na gravidez e saberá, também, que existem algumas frutas que a grávida deve comer no verão, não só por serem frescas e saborosas, mas também pelos benefícios que lhes são inerentes.

Ainda assim, este conhecimento não aparecerá do nada. Vem, pois, do questionamento que todas as mamãs fazem sobre o que é permitido ou proibido durante esta fase mágica das suas vidas.

Uma das frutas que costuma levantar algum questionamento entre as gestantes é a manga.

Muitas mulheres conhecem mitos associados a comer manga na gestação e querem garantir, por maior que seja o desejo, que não é um erro consumir manga durante a gravidez.

Sabendo como este fruto é importante para a futura mamã, decidimos dedicar este artigo a um dos mais deliciosos frutos tropicais, para que saiba as razões pelas quais é bom consumir manga durante a gravidez.

Consumir manga durante a gravidez

1. O valor nutritivo da manga

A manga trata-se de um fruto tropical de caraterística rica e naturalmente doce, o que a torna, desde logo, uma fruta de eleição para muitas pessoas e um objeto de desejo para as mulheres grávidas.

Esta fruta tem cerca de 60 calorias por cada 100 gramas e é ainda rica em proteínas, ferro, vitaminas (A, B6, C), potássio, ácido fólico e fibras. Além destes, a manga contém ainda antioxidantes naturais.

Estes componentes fazem deste fruto, também, uma excelente fonte de energia, onde poderá encontrar um apoio para diversas condições adversas, como a prisão de ventre.

2. É seguro consumir manga durante a gravidez?

Existe, é verdade, uma grande dúvida sobre esta questão.

Maioritariamente, ela aparece devido aos mitos perpetuados ao longo dos anos, cuja validade é questionável e não está cientificamente comprovada.

Consumir manga durante a gravidez é, de facto, seguro e benéfico a vários níveis (considerando que não seja um consumo exagerado). Os benefícios nutricionais da manga são, claro, a primeira razão para investir no seu consumo.

Além disso, as vitaminas e minerais presentes nesta fruta não irão, apenas, ajudar a grávida se esta comer manga na gestação, impactando também no desenvolvimento do feto de forma muito positiva, nomeadamente pela presença do ácido fólico, tão importante para o desenvolvimento neuronal do bebé.

De salientar que este fruto deve ser consumido na sua época, quando existe a opção de consumo da fruta biológica, uma vez que existem algumas mangas produzidas com recurso a químicos que podem – esses sim – ser prejudiciais para a gestação.

3. Cuidados a ter ao consumir manga na gestação

Para começar, antes de consumir manga na gravidez, deve garantir que não existe nenhum problema físico – como uma alergia – que a impeça de o fazer. Para tal, o mais seguro é sempre consultar, antes de mais, o seu médico.

Se o médico liberar o consumo de mangas na gravidez, deverá evitar os produtos “artificiais”, escolhendo sempre as opções mais naturais e biológicas e, mesmo neste caso, evitando o consumo da pele e lavando sempre muito bem a fruta.

A moderação será, também, muito importante. Deve recordar-se de que até o melhor dos alimentos pode ser um inimigo quando consumido em excesso.

No caso da manga, por se tratar de um fruto rico em frutose, o seu consumo excessivo pode aumentar os seus índices glicémicos de forma indesejada. Sendo ainda muito rica em fibras, em excesso poderá provocar alterações intestinais.

Sabia que podia consumir manga na gravidez? Comeu esta fruta durante a sua gestação? Conte-nos a sua história sobre esta temática.

Algumas fontes: momjunction  babycenter  beneficios-saude  seligasaude

ARTIGOS REMOMENDADOS
ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo