Borbulhas na cara do bebé recém-nascido

Borbulhas na cara do bebé recém-nascido, medrança

O nascimento do bebé é um dos momentos mais belos que os pais podem experienciar. Ainda assim, ao vir ao mundo, o recém-nascido irá trazer consigo muitas questões.

A pele do bebé – e alguns dos seus problemas mais comuns – será um dos aspetos que os papás de primeira viagem poderão questionar. Saiba o que são as borbulhas na cara do bebé recém-nascido.

Quando o bebé nasce, é comum que os pais se preocupem com alguns aspetos da sua pele, questionando se será normal que surjam algumas problemáticas, como irritações ou borbulhas. A resposta é sim.

É perfeitamente natural que estes problemas cutâneos surjam no começo da vida do bebé, sendo que, na sua maioria, estes acabarão por desaparecer naturalmente ao fim de pouco tempo.

Entre os problemas que pode encontrar na pele do seu bebé encontram-se as borbulhas. Na pele do recém-nascido é comum que existam pequenas borbulhas, que tendem a preocupar os pais mais inexperientes.

As borbulhas na cara do bebé recém-nascido (medrança) não têm sempre a mesma causa e, por norma, não são indicativas de nenhum problema grave.

Ainda assim, conhecer as caraterísticas destas borbulhas e as razões do seu aparecimento poderá ajudar a aliviar as preocupações dos pais de primeira viagem e também a identificar eventuais problemas de maior gravidade, que exijam a consulta de um especialista.

Acompanhe-nos para saber tudo sobre as borbulhas na cara do bebé recém-nascido.

Borbulhas na cara do bebé recém-nascido

1. As borbulhas na cara do bebé recém-nascido

Quando a pele do rosto do bebé apresenta borbulhas, o mais provável é que se trate de uma de duas situações distintas.

A primeira diz respeito às borbulhas que costumam surgir na testa, nariz e bochechinhas do bebé durante as primeiras semanas de vida do bebé. Aqui, estamos perante aquilo a que se chama de “acne do bebé” ou “acne neonatal”.

Este tipo de acne é muito distinto da acne vivida por adolescentes e tende a desaparecer ao fim de alguns meses.

A segunda situação diz respeito às borbulhinhas brancas que surgem no bebé nas primeiras semanas de vida. Esta condição é conhecida como miliária (ou milia).

produtos para a pele do bebé

2. Sobre a acne neonatal

A acne do bebé surge sob a forma de borbulhas rosadas.

Uma das causas possíveis para o aparecimento deste problema é o reflexo das hormonas maternas, embora a verdade seja que não se sabe, até ao momento, a razão efetiva para o aparecimento desta condição cutânea.

Por norma, a acne neonatal não se fica apenas pelo rosto do bebé, atingindo também o corpo do bebé.

Esta condição tende a desaparecer sem tratamento mas, perante a persistência da mesma, é necessária a consulta do pediatra, para que este possa avaliar a situação.

No caso de não passar ao final de algumas semanas, o médico poderá recomendar algum tipo de unção ou pomada específicos.

Em nenhuma situação deve recorrer a produtos de limpeza ou loções para a acne, uma vez que estes produtos não são adequados à fina pele da criança e poderão criar irritações bastante graves.

Assim sendo, trate apenas da limpeza suave e diária da pele do bebé, sem recorrer a esfoliações, produtos e, acima de tudo, sem ceder ao desejo de espremer estas borbulhas.

Por norma, este problema não provoca qualquer tipo de desconforto ao bebé. Seja paciente e, caso se sinta perturbada pelas borbulhas, consulte um especialista.

3. Sobre a miliária

As pequenas borbulhas esbranquiçadas que costumam surgir no rosto do bebé, com particular ênfase ao redor da boca, no nariz e face são, por norma, causadas por glândulas sebáceas obstruídas.

Este problema tende a desaparecer em alguns dias ou poucas semanas.

Esta condição é frequentemente chamada simplesmente de “borbulhas de calor” e são mais comuns em épocas quentes, sendo ainda mais frequentes em peles mais claras.

Sendo causadas pelo calor, estas borbulhas são mais comuns nas dobrinhas da pele, já que são provocadas, em parte, pela transpiração.

A pele sensível do bebé irá, então, apresentar estas borbulhas que, por norma, não são preocupantes.

Ainda assim, deverá entender o aparecimento destas borbulhas como uma manifestação de que o bebé está com calor e agir sobre esta situação, já que se associa o excesso de calor (principalmente noturno) a alguns problemas bem mais graves, como a Síndrome de Morte Súbita.

Os efeitos da miliária podem ser prevenidos e tratados refrescando o bebé. Não deverão ser colocados cremes nem pomadas nas borbulhas, podendo estes, na verdade, agravar o problema.

As borbulhas poderão, se a temperatura ambiente o permitir, ser deixadas ao ar, o que ajudará a secar as mesmas. Para evitar infeções, as unhas do bebé deverão ser cortadas, evitando assim que este esfole as borbulhinhas ao coçá-las.

Caso as borbulhas sejam persistentes ou sejam simultâneas com outro tipo de sintomática (como febre), será conveniente a consulta imediata de um médico.

4. Os conceitos populares e algumas curiosidades

Estas borbulhinhas do bebé (principalmente as relativas ao acne neonatal) são, em Portugal, muitas vezes conhecidas como “medrança” e é comum que, principalmente os mais velhos, digam que este é um sinal de que a criança está a “medrar”.

Este termo, que se refere ao crescimento saudável do bebé, era a forma como os nossos antepassados referiam que o bebé estava a adaptar-se à vida fora da barriga da mãe.

Embora a expressão usada possa estar algo datada e não tenha um sustento científico, o facto é que se pode considerar que as borbulhas da acne do bebé podem estar relacionadas com a imaturidade da pele sensível e com a sua adaptação às condições externas que encontra fora do ambiente uterino.

Além das borbulhas, outros problemas comuns na pele dos bebés são a descamação, a vermelhidão, a pele atópica, as reações alérgicas, as irritações e os pruridos.

Notou borbulhas na pele do bebé recém-nascido? Conseguiu identificar o problema? Conte-nos como viveu esta questão e se houve algum tipo de consulta médica por causa destas condições.

Poderá ter interesse também em:

–  Tudo o que precisa de saber sobre cólicas em bebés

–  Miopia infantil, como identificar

Bebé com Papeira, saiba tudo sobre a Caxumba

Algumas fontes: healthline webmd  maemequer  lifestyle.sapo lifestyle.sapo dodot

ARTIGOS REMOMENDADOS

One Response

  1. ana

Comente este artigo