5 alimentos para minorar os enjoos na gravidez

Alimentos para minorar os enjoos na gravidez

É muito comum que as futuras mamãs tenham enjoos.

Esta sensação de náusea, à qual muitas vezes se chama de “enjoo matinal” não tem, na verdade, hora para acontecer, embora várias mulheres se queixem particularmente da sensação nas primeiras horas do seu dia.

O enjoo costuma aparecer em cerca de 70% das mulheres durante o primeiro trimestre, sendo que, na sua maioria, as gestantes se queixam deste sintoma entre a 8ª e a 20ª semana de gestação, sendo possível (mas não frequente) que se se estenda ainda além deste período.

Claro que, perante o enjoo, tudo o que as mamãs querem é minorar a sensação de náusea. Não existe nenhuma solução milagrosa para o problema, sendo que algumas das soluções que tão bem resultam para umas mulheres, parecem não surtir quaisquer efeitos noutras.

Apesar disto, a verdade é que, ao longo dos anos, se foi compilando informação sobre esta temática, sendo que alguns elementos alimentares são relativamente consensuais no que respeita à sua função no sentido de minorar os enjoos na gravidez.

Hoje iremos, por isso, explorar os alimentos que podem ajudá-la a reduzir a sensação de náusea durante a gestação.

Alimentos para minorar os enjoos na gravidez

1. Minorar os enjoos na gravidez

Como referimos, nem todas as futuras mamãs encontrarão a solução dos seus enjoos nos mesmos métodos e alimentos.

A boa notícia é que, por norma, apesar disto, as gestantes conseguem controlar esta situação em casa, sem necessitarem de recorrer a medicação.

Em todo o caso, deixamos a ressalva de que, ocasionalmente, ocorrem casos de desidratação e de perda de peso devido aos vómitos provocados pela náusea, sendo sempre mais seguro que consulte um especialista caso não esteja a conseguir resolver o enjoo de forma eficaz.

2. Dicas prévias

Existem alguns alimentos que podem ajudá-la na tarefa de minorar os enjoos na gravidez. Ainda assim, mais do que o seu consumo, importa muitas vezes a forma como os consome.

Durante a fase das náuseas gestacionais, prefira comer menos e mais vezes ao dia.

Este hábito fará com que sinta menos fome e evitará que coma em demasia. Lembre-se que tanto a fome como o excesso alimentar podem promover o enjoo.

No momento de fazer as escolhas alimentares, tente escolher alimentos nutritivos e leves, evitando comidas demasiado apimentadas, especiadas, gordurosas ou que tenham cheiros muito fortes.

3. Lista de 5 alimentos para minorar os enjoos na gravidez

Convidamos, agora, para que conheça o nosso top 5 no que diz respeito a alimentos que podem ajudá-la a minorar a náusea gestacional.

3.1. Água

– Mais uma vez, não é um alimento… mas chega ao topo da nossa lista como uma das melhores amigas da gestante.água com gás na gravidez

Quando a gestante consome água suficiente, diminui, de imediato, o risco de desidratação perante os vómitos que, tantas vezes, a náusea provoca, uma vez que ajuda a repor os níveis de água no corpo.

Consumir cerca de sete copos de água diariamente será bastante positivo durante esta fase.

Uma sugestão para a ajudar a aliviar o enjoo será aromatizar a água com rodelas de frutas cítricas ou consumir água fria. Além disto, algumas mamãs encontram alívio no consumo de água com gás.

Ao consumir a água, no entanto, tenha em atenção de que esta não pode nem deve, de forma alguma, substituir as refeições.

Sabemos que é comum os líquidos criarem uma sensação de falsa saciedade mas é necessário que, ao longo do dia, a mamã nutra o seu corpo, ingerindo alimentos.

3.2. Banana

– Esta fruta tem inúmeras vantagens no que respeita à sua função para minorar os enjoos na gravidez.bananas descascadas para a grávida comer

Além da sua textura ser, por norma, apelativa às gestantes nesta fase, esta fruta contém dois elementos muito importantes: a vitamina B6 e o potássio.

Estes dois elementos da banana são a razão fundamental pela qual esta se apresenta como uma aliada anti enjoo.

Por um lado, a vitamina B6 irá promover a redução dos enjoos e evitar que estes aconteçam; por outro, o potássio será um aliado no controlo do vómito que tantas vezes se associa à náusea.

3.3. Biscoitos e/ou bolachas

– Como as mamãs saberão, não é o alimento mais saudável do mundo e deve, por isso mesmo, ser escolhido com bolachas na gravidezatenção, após uma leitura atenta do rótulo.

Privilegie biscoitos salgados, com menor índice de açúcar (como as marinheiras) e lembre-se de que, quanto menor for a lista de ingredientes, provavelmente mais saudáveis serão os biscoitos.

Aparte da questão dos índices de açúcar, a verdade é que este alimento será uma boa opção para snack, principalmente se a mamã estiver com dificuldade em manter a comida no estômago, já que é calórico e tem uma textura que lhe permite, por norma, assentar bem na barriguinha da mamã.

Estes costumam dar à gestante uma sensação de bem-estar e conforto, ajudando a nutri-la e minimizando a sensação de enjoo.

3.4. Limão

– Todas as frutas cítricas serão úteis durante esta fase mas o limão, devido às propriedades calmantes que Chá de limão na gravideznaturalmente o integram, são uma das melhores opções para aliviar os enjoos na gravidez.

Tanto o seu sabor como o seu aroma tendem, por norma, a ajudar a minorar a náusea a e a acalmar o estômago da gestante.

Na fase dos enjoos matinais, a gestante poderá optar por ter à mão alguns doces de limão (como rebuçados, por exemplo), aromatizar a sua água com limão, hidratar-se com uma limonada caseira ou simplesmente acender velas com este aroma.

Verá que, desta forma, sente menos enjoos.

3.5. Gengibre

– O gengibre é um caso muito particular, já que sobre este se mitificou e perpetuou a ideia de que poderia ter efeitos nocivos para a gestação.

A verdade é que este é um alimento seguro para as gestantes e que se apresenta de forma muito versátil.

Desde há muitos séculos que o gengibre, em todas as suas formas, é usado para minorar os enjoos na gravidez.

Para o consumir, a gestante poderá optar por fazer um chá de gengibre (com gengibre natural), ou usá-lo em biscoitos, doce e para aromatizar a comida.

Estes são alguns dos alimentos que pode usar para minorar os enjoos na gravidez. Comeu algum durante a sua gestação?

Conte-nos de que forma conseguiu eliminar as náuseas gestacionais.

Algumas fontes:

Mayoclinic
ncbi
moneycrashers
vejasp.abril

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