Não será, certamente, uma novidade. Passando a mão pelo rosto do seu filho, já deverá ter notado que esta tem uma textura diferente da sua. É algo que se nota ao toque e que tem uma razão de ser.
A pele do bebé não é igual à dos adultos. Mais fina e sensível, esta reage mais perante as agressões do quotidiano e necessita de que se tenha, sobre ela, muita atenção.
Por norma, a pele do bebé tem 1/5 da espessura da pele de um adulto, estando as células menos próximas e as glândulas sebáceas menos ativas.
Isto é: além de terem uma maior sensibilidade, as peles dos bebés produzem menos oleosidade, tendendo para a secura.
Falamos, por isso, de uma pele que precisa de ser externamente protegida, para compensar a ausência – ou fragilidade – das suas barreiras naturais.
Quando falamos em sensibilidade da pele da criança falamos em algumas condições de saúde – como a pele atópica – que muito atingem esta faixa etária.
Mas não só! Ainda sem a capacidade de criar a proteção necessária por si só, esta é uma pele geralmente seca, com pouco pigmento, que tem tendência a reagir perante a influência de fatores microbianos, físicos e químicos (muitas vezes provenientes de produtos) e que está, também, muito mais propensa a sofrer dano perante a exposição aos raios ultravioleta.
Com tudo isto em mente, olhamos hoje para a importância do uso de creme de rosto no bebé e exploramos as cinco razões pelas quais pode – e deve – usar cremes de rosto no seu filho durante todo o ano.
1. Hidratar a pele
– Os cremes de rosto têm um importante papel na hidratação da pele da criança.
Fina e com fraca ação por parte das glândulas sebáceas, as peles jovens tendem a ressecar, o que causa desconforto no bebé e pode, mesmo, originar escamação e/ou feridas na pele do seu filho.
Com um índice de hidratação bastante elevado, os cremes de rosto para bebé irão ajudar a contrariar esta tendência, dando à pele alguns dos elementos que ela não é, ainda, capaz de produzir por si só.
2. Proteger dos raios UV
– A maioria dos cremes de rosto para bebé inclui, já, um nível elevado de SPF (geralmente em torno dos 20 – 30).
Este índice funciona como um protetor solar e ajuda o bebé a estar mais protegido perante os raios de sol que o beijam, durante todo o ano.
De ressaltar que a proteção solar é importante também no inverno, uma vez que a pele – principalmente uma pele tão jovem como a do bebé – corre o risco de sofrer danos (como queimaduras solares ou envelhecimento precoce) perante a exposição solar quotidiana.
Além disto, tendo pouco pigmento, a pele do bebé torna-se ainda mais sensível aos raios ultravioleta, sendo necessário um cuidado redobrado com o sol, quando se fala de crianças.
3. Regular a temperatura
– Além de sensível, a pele do bebé é fina e tem as suas células espaçadas.
Isto resulta, por norma, numa maior incapacidade de regulação térmica.
Numa fase em que as glândulas sudoríferas têm uma reduzida atividade, é difícil aos bebés conseguirem compensar as variações de temperatura, o que resulta numa reduzida capacidade de contração e dilatação dos vasos para responder à agressão externa provocada pelo calor e pelo frio.
Assim, uma camada de creme de rosto poderá ajudar na gestão da temperatura da criança, criando uma barreira que agirá como termoregulador, quer no verão como no inverno, e que terá ainda a vantagem de proteger a pele de outro tipo de agressão diária, como a poluição.
4. Evitar e tratar a dermatite atópica
– O eczema atópico é uma doença comum nas crianças e, infelizmente, uma que traz algum desconforto (ou mesmo dor) ao bebé.
Esta doença acontece devido à secura extrema da pele, que se torna irritável. Este tipo de pele tende a escamar e a criar pequenos cortes e feridas.
Bebés com pele atópica necessitam ainda mais do uso diário do creme de rosto durante todo o ano, uma vez que este terá um papel de regulação, tanto da secura como do pH, aliviando a vermelhidão e o prurido.
5. Promover o conforto
– A secura da pele causa desconforto. A sensação de repuxamento ou comichão, que pode mesmo em casos mais graves, atingir o limiar da dor, fará com que o bebé se sinta mal e descontente.
Uma pele hidratada e tratada é uma pele que transmite confiança e conforto, deixando o bebé mais feliz para viver o dia-a-dia nos braços dos seus entes queridos.
Coloca creme de rosto no seu filho? Costuma fazê-lo durante todo o ano? Não deixe de nos dizer qual a sua opinião sobre esta temática!





GIPHY App Key not set. Please check settings