Como tratar as hemorróidas na gravidez

Hemorróidas na gravidez, do desconforto à cura

A hemorróida é um problema comum na mulher, quando está grávida.

O surgimento destas “varizes” anais está associado a sintomas variados, que passam pela dor ou pela comichão na região retal, pela dificuldade em evacuar e pela perda de sangue.

Muito comum durante a gestação, a hemorróida causa um grande transtorno no quotidiano da grávida, que precisa de conviver com a prisão de ventre e com as consequências físicas das fístulas abertas no momento da evacuação.

Anteriormente vimos já como prevenir as hemorróidas na gravidez.

Ainda assim, se não conseguiu evitar este problema, saiba que existem formas de tratamento de hemorróidas na gravidez.

No presente artigo iremos debruçar-nos sobre esta questão, para que saiba como tratar as hemorróidas na gravidez.

1. Evitar a obstipação

A primeira forma de tratar a hemorróida pode ser feita em casa e com recurso, exclusivamente, à alimentação.

Garanta que se alimenta bem, de forma rica e saudável, inserindo na sua alimentação produtos naturais que contenham fibras.

A fruta e os legumes serão os seus melhores amigos nesta jornada, uma vez que irão garantir que o seu organismo funciona de forma correta e amolecerão as fezes, fazendo com que a sua passagem pelo canal intestinal não seja tão agressiva e, como tal, não fira as saliências hemorroidais que neste surgem.

A par com o reforço neste tipo de alimentação “verde”, deve afastar do seu prato outro tipo de alimento.

Café e especiarias, bem como pão, banana ou fritos devem ser cortados da sua alimentação, uma vez que irão fomentar a prisão de ventre.

Esta alimentação será tão mais útil se garantir que, simultaneamente, hidrata bem o seu corpo. Beba, no mínimo, 1,5 litros de água por dia.

Beber água na gravidez

2. Exercite-se… mas de forma correta

O exercício regular, ainda que não seja muito intensa, vai ajudar a manter o seu organismo a funcionar de forma correta.

Aposte nas caminhadas ou na hidroginástica durante a gravidez.

Para um eficaz tratamento de hemorróidas na gravidez existem, no entanto, também alguns exercícios a evitar.

Formas desportivas mais intensas e exercícios mais violentos, como equitação, musculação ou ciclismo poderão causar traumas nas paredes anais e prejudicar as veias hemorroidais, piorando a situação.

3. Aposte na higiene e no conforto

Uma limpeza mais exímia da região anal depois de evacuar será muito útil, principalmente se tiver hemorróidas externas na gravidez.

Esta limpeza irá fazer com que elimine um maior número de bactérias e resíduos.

Recorde que, no que respeita às hemorróidas externas na gravidez, um dos maiores inimigos será o PH das fezes, demasiado ácido, que fará com que a veia tenda a sangrar mais e a provocar uma maior dor.

Evite, pela mesma razão, o uso de papel higiénico, uma vez que este poderá ser agressivo para as hemorróidas. Em seu lugar poderá optar por lavar a região ou, se estiver fora de casa, por levar consigo toalhetes húmidos e suaves.

Este é um caso no qual, parte do tratamento, é garantir o seu próprio conforto. Evite manter a mesma posição durante demasiado tempo e escolha roupas confortáveis e largas.

A roupa interior deverá ser particularmente suave, sendo aconselhável que evite materiais sintéticos.

4. Procure um especialista em hemorróidas na gravidez

Embora as formas de tratamento caseiras possam ser suficientes, elas não invalidam a procura de uma opinião especializada.

Consulte o seu médico sobre o seu problema e exponha os sintomas.

A par com os conselhos referidos, o médico poderá, se assim lhe aprouver, recomendar-lhe medicação: pomadas, supositórios e determinado tipo de laxantes poderão fazer parte do tratamento recomendado por estes especialistas, após a avaliação do seu caso específico.

Embora as hemorróidas sejam muito comuns na gravidez e sejam, em grande medida, um dos temas sobre os quais ninguém quer falar, existem soluções – caseiras e clínicas – como pode resolvê-las, com relativa facilidade.

Estas formas de tratamento irão, certamente, ajudar a aliviar os sintomas das hemorróidas durante o período de gestação e permitir que viva esta época de forma mais descansada e confortável.

Sofreu de hemorróidas durante a sua gravidez? Conhece alguma forma de tratamento caseira?

Não deixe de ajudar as futuras mamãs que sofrem deste mal a encontrar a solução para o seu problema.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo